Fechar
Buscar no Site

Prefeitura de Santa Rita implanta primeiro poço artesiano movido a energia solar

A Prefeitura de Santa Rita colocou em operação o primeiro poço artesiano movido a energia solar. A iniciativa inovadora do prefeito Hilton Gonçalo vem com a intenção de evitar a interrupção de fornecimento de água a comunidades carentes do município que não conseguem arcar com o pagamento da conta de energia elétrica. A primeira comunidade beneficiada foi do assentamento Santa Filomena, a qual possui 96 famílias vivendo na região.
Para garantir água o ano todo no assentamento, o prefeito Hilton Gonçalo instalou o sistema completo que conta com dois painéis e baterias, o que garante o armazenamento de energia. O custo total dessa primeira iniciativa foi de R$7 mil, evidenciando a viabilidade do projeto que tem baixo custo.
“O sol é a fonte de energia que movimenta a bomba hidráulica do poço artesiano e aqui nós temos quase o ano todo a estação do verão. A obra vai beneficiar famílias da área rural do nosso município”, destacou Hilton Gonçalo que já anunciou que nos próximos dias mais três comunidades vão ser beneficiados com semelhante sistema.
A novidade implantada pela prefeitura de Santa Rita dispensa o uso da rede elétrica, bombeando água de maneira simples e sustentável, eliminando mensalmente a conta de luz.
O aposentado Marcos Gomes, morador da localidade, se mostrou entusiasmado com a dinâmica eficiente e disse que o prefeito Hilton Gonçalo veio resolver um problema que atingia a comunidade há anos. “Não tínhamos dinheiro para pagar a conta de energia todo mês e aí sempre era cortada a energia, o que nos impedia de retirar água, agora teremos água o ano inteiro”, destacou o morador.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens