Fechar
Buscar no Site

Prefeitura de Paço do Lumiar e Governo inauguram UPA 24h

Posta em atividade nesta terça-feira (23), a Unidade de Pronto Atendimento UPA 24H de Paço do Lumiar, é resultado de esforço e dedicação conjunta por meio de parceria institucional entre Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar. A solenidade que marcou a inauguração foi transmitida ao vivo pelas redes sociais para que as pessoas pudessem acompanhar de modo virtual.

A solenidade que foi iniciada com um momento de oração, contou com a presença de algumas autoridades, entre elas o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, o deputado estadual Adelmo Soares, a prefeita em exercício de Paço do Lumiar, Paula Azevedo (PCdoB), a secretária de saúde do município, Soraya Santana, e o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Marcos Grande.

Paula Azevedo destacou a importância da UPA para a saúde pública do município

Ao falar sobre a inauguração, Paula Azevedo destacou os inúmeros esforços conjuntos entre governo e gestão municipal para que este momento chegasse. Ela agradeceu a sensibilidade do governador Flávio Dino (PCdoB), em atender um desejo do povo de Paço do Lumiar, e também a sua secretária municipal de saúde e equipe pelo empenho no que fosse preciso para ajudar na implantação da unidade.

“Com o importante apoio que nos foi e é dado pelo Governo do Estado, estamos entregando mais uma casa de saúde para atender ao povo de Paço do Lumiar. Uma obra que se concretiza após superadas todas as dificuldades, e em um momento tão preciso como o qual nós estamos passando”, disse a prefeita.

A prefeita Paula Azevedo com gestores da saúde do Município em frente à UPA

O secretário Carlos Lula, em seu discurso, enfatizou a importância da Unidade neste momento de pandemia. E destacou também, que a unidade “está entre as maiores UPA’s em atividade no Maranhão, pertencente a Rede de Saúde do Estado”.

A secretária de saúde do município, Soraya Santana, explicou que o suporte de uma UPA Tipo – III é um imprescindível para uma cidade do tamanho e com o número de habitantes de Paço do Lumiar. Ela ressaltou também que esta unidade, neste momento passa a ser um grande apoio para receber pacientes acometidos pelo novo coronavírus, mas também figura como referência prioritária para o trabalho desenvolvido pelo SAMU de Paço do Lumiar.

Paula Azevedo escreveu seu nome na história de Paço do Lumiar ao inaugurar a UPA

“ A remoção de pacientes da Covid-19, ou mesmo de vítimas em caso de acidentes, por exemplo, poderá ser feita de modo mais rápido e direcionado para atendimento na unidade. Isso agilizará o acesso ao atendimento para estabilização de nossos socorridos, após os procedimentos de primeiros socorros, feitos pelos socorristas do SAMU”, explicou a secretária de saúde do município, Soraya Santana.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) de Paço do Lumiar, está localizada na Av. 8, s/n, Conjunto Maiobão, em Paço do Lumiar. Ao todo, a UPA – 24H de Paço do Lumiar coloca à disposição da população 27 leitos, sedo 16 da ala amarela, 6 de pediatria e 5 leitos de estabilização. A UPA conta com apoio diagnóstico e terapêutico. Entre os espaços estão a recepção, administração, classificação de risco, consultórios, salas de observação, salas para realização de curativos e suturas, aplicação de medicamentos, inalação, sala de imobilização (gesso), eletrocardiografia, Raio X, CME (Central de Material e Esterilização Recepção e Limpeza), vestiários e repousos para profissionais da assistência, almoxarifado, entre outros. Conta também com diversos equipamentos de retaguarda para funcionamento em situações atípicas, a exemplo de quadro de comando e gerador para emergências na falta de energia.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens