Fechar
Buscar no Site

Prefeito diz que ‘terceira via’ é sinônimo de derrota‏ e vereador afirma que “todo reino dividido contra si mesmo é devastado”

Do Jornal O Quarto Poder (Isaías Rocha)

Após declarar apoio a candidatos de 17 municípios nas eleições deste ano, o prefeito de Santa Rita, Dr. Hilton Gonçalo (PDT) disse que no último pleito a população maranhense demonstrou nas urnas que o estado quer uma via alternativa na política. “Falam em terceira via, mas isso é sinônimo de derrota, ou seja, estão afirmando que querem o 3º lugar na disputa. Precisamos na verdade é de uma via alternativa”, comentou.

Embora garanta não saber se é candidato a governador em 2014, o pedetista costurou suas declarações de apoio Maranhão afora defendendo um desenvolvimento sustentável para os municípios do interior do estado.

No balanço de suas andanças, Hilton Gonçalo vê uma possibilidade de vir a disputar as eleições daqui a dois anos, mas prefere não se antecipar. “Não sei se serei candidato, mas juntamente com os deputados Waldir Maranhão (PP), Domingos Dutra (PT), do ex-governador Zé Reinaldo (PSB) e demais lideranças, estamos lutando para construir uma via alternativa, é algo que tem de ser entendido como movimento transpartidário”, declarou Gonçalo.

Sob esse discurso, o leque de apoiados por Dr. Hilton em 2012 incluiu prefeitos eleitos de Santa Filomena do Maranhão, Pastos Bons, Água Doce, Bela Vista, Nova Iorque, Tufilandia, Lagoa Grande, São João do Paraíso, Nova Colinas, Godofredo Viana, Mirinzal e Santa Rita – município pelo qual foi eleito prefeito por duas vezes e fez o sucessor Tim Ribeiro (PRB), com 9.934 (61,55%) dos votos nas eleições do último dia 7 de outubro.

‘Reino divido’

As citações são bíblicas, do livro de Mateus: “Todo reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda cidade, ou casa, dividida contra si mesma não subsistirá”. Com essa mensagem, o vereador Vieira Lima, presidente do Diretório Municipal do PPS, criticou a proposta da deputada Eliziane Gama de defender a construção de um projeto alternativo para a sucessão estadual de 2014.

– Trabalhar uma candidatura paralela dentro de um partido dividido, não representa uma alternativa real, já que no grupo não se discute nada, e todas as decisões são na base do pontapé, portanto, não vejo essa proposta de ‘terceira via’ como saída, – revelou o parlamentar.

No PPS, o bloco que tenta construir uma terceira via é formado pelo ex-presidente Paulo Matos, pelo vereador Altemar Lima, pelo Pastor Luis Carlos Porto, vice-prefeito eleito de Imperatriz, e pela deputada Eliziane Gama, que assumiu na última quarta-feira (14), o comando da legenda popular socialista no Maranhão.

Vieira Lima que obteve 4.347 votos, ocupando a 25ª colocação, entre os 31 mais votados nas eleições do dia 7 de outubro, perdeu a vaga para sete vereadores eleitos com menos votos que ele. O líder do PPS na Câmara culpa a falta de entendimento dentro do partido, pelo fato de não ter conseguido renovar o mandato por mais quatro anos.

“Tínhamos quadro para eleger três ou mais vereadores, porém, fomos prejudicados por uma vontade única de candidatura própria”, revelou.

O parlamentar também se mostra chateado com algumas decisões que foram tomadas pela Direção Nacional no pleito deste ano em São Luís e diz que vai avaliar sua permanência dentro do partido no próximo ano.

“Não tínhamos poder de decisão, o Diretório Municipal do PPS era em Brasília, tudo que era tratado aqui, vinha de cima para baixo. Talvez seja por esse motivo que estarei avaliando a partir de julho de 2013, quando termina meu mandato como presidente municipal do PPS, se é viável continuar ou não filiado ao partido”, declarou Vieira.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens