Fechar
Buscar no Site

Prefeito diz que Ricardo Murad quer jogar responsabilidade dos hospitais para os municípios: “não temos recursos”

O prefeito de Paulino Neves, Raimundo Filho, disse ao blog que a secretaria de Estado de Saúde quer colocar sob a responsabilidade do município o funcionamento do hospital de 20 leitos do programa ‘Saúde é Vida’ que está sendo construído na cidade. De acordo com o prefeito, a SES quer que a administração municipal equipe o hospital e faça a contratação de pessoal, diferente, segundo ele, do que foi concebido no projeto inicial.

“O governo quer que coloquemos a estrutura do hospital para funcionar, isto é, que contratemos médicos, enfermeiros, instale laboratório, equipamentos de raio-X etc., quando na realidade o município não tem recursos suficientes para isso. Quando o programa foi lançado, lá consta que o governo ficaria responsável por tudo isso”, afirmou Raimundo Filho.

O prefeito explicou que a administração detém apenas de 25% do total dos recursos que seriam suficientes para colocar o hospital em atividade e mantê-lo em funcionamento. “Se o Estado não arcar com o restante, não tem como o hospital sair do papel. Não é nosso desejo inaugurar o hospital e depois fechá-lo em 30 dias”, relatou o gestor.

Segundo Raimundo Filho, o modelo que o secretário Ricardo Murad quer implantar é que o hospital trabalhe em sistema de produção. “Tem que ser repasse a fundo a fundo. Da forma que eles querem é outra, ou seja, que assumamos os custos e enviemos os relatórios para depois nos pagarem. Quem garante que isso será feito, e em quanto tempo?”, questionou o prefeito.

“Eu não quero arranjar problema com a população, que deseja o hospital funcionando em sua totalidade. Já imaginou o hospital abrindo as portas e depois de 30 dias tendo que fechar. Isso seria um desrespeito aos moradores de Paulino Neves”, acrescentou o prefeito.

Raimundo Filho contou que foi surpreendido hoje com a presença do médico Talvane Hortegal na cidade, que na ocasião, conforme ele, estava representando o secretário de Saúde Ricardo Murad. O prefeito disse que Talvane, acompanhado de um carro volante, convocava os moradores para uma seleção para integrar o quadro de funcionários do hospital de Paulino Neves.

“Foi um alvoroço muito grande. Surpreendi-me com a confusão. Não sabia o que estava acontecendo e entrei em contato com a minha secretaria de Saúde para saber daquela situação. Ela imediatamente ligou para o Ricardo e o mesmo disse que eu não queria abrir o hospital e que por isso determinou tal medida”, contou.

Filho rebateu e disse que a prefeitura já realizou concurso público para o provimento das vagas. “Temos um cadastro formado. O concurso foi acompanhado pelo Ministério Público, tudo dentro da legalidade. Ou seja, isso que eles querem fazer é desrespeito a mim, ao MP e aos que prestaram o concurso”, asseverou.

O prefeito de Paulino Neves revelou ao blog que procurou o presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), Junior Marreca, e relatou o que estava acontecendo. Raimundo Filho disse que na oportunidade sugeriu que Marreca reunisse os prefeitos que estão nesta mesma situação. A reunião deve acontecer nesta sexta-feira. “Eu não sou contra o hospital, só quero que seja cumprido o que foi compromissado no início do projeto que previa a construção dos 72 hospitais. A responsabilidade de por em plena atividade, de equipar e da parte de recursos humanos é do governo do Estado”, finalizou o prefeito.

Veja abaixo um vídeo que mostra a estrutura física do hospital de Paulino Neves.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

14 respostas para “Prefeito diz que Ricardo Murad quer jogar responsabilidade dos hospitais para os municípios: “não temos recursos””

  1. ronnie james dio disse:

    incrivel como acontece as coisas neste estado é muito desmando,despreparo e desrespeito ao maranhense,como uma governadora mediocre nomeia um secretario de saude como ricardo murad irresponsavel,incompetente que não entende nada de saude o nosso povo não aguenta mais os inumeros descasos da saude publica tudo por causa deste gestor incompetente, agora eu entendo que para ele cumprir a promessa de esteleonato eleitoral que aplicaram no povo em 2010 será de jogar para as demais prefeituras o funcionamento destes esqueletos de hospitais cobrando dos prefeitos o funcionamento na marra as presas como ele quer no municipio de paulino neves,MINISTERIO PUBLICO,POLICIA FEDERAL,OAB,TCU até quando ricardo murad ficará brincando,satirizando,zombando com voces com esta gestao caotica na saude do estado,será que voces so servem para perseguir camelõ de praça deodoro,pobre,pretos e putas.ACORDEM PARA JESUS SE NÃO O RICARDO NOS MATA.

  2. João Alberto disse:

    Dúvido que a Famem e o Junior Marreca entrem nessa briga.
    Vamos esperar a reunião para comprovar o que estou falando.

  3. Esquecido disse:

    John, vou te enviar este link para que vc publique, o governador do tocantins e o ex governador estiveram em Alto Parnaíba-MA e m Santa Filomena-PI, ambas no extremo sul de seus estados e, na oportunidade relataram o abandono do governo do estado do MA com aquela região. Abraço
    http://robertatum.com.br/noticia/em-santa-filomena-governador-e-moises-avelino-cobram-construcao-de-ponte-no-parnaiba/14507

  4. maria disse:

    Isso já era esperado…… só quem acredita em papai noel, achou que o Estado iria equipar esses hospitais com aparelhos e recursos humanos………Mas como o povo do Maranhão continua acreditando em saci parerê, mula sem cabeça, está aí o resultado.

  5. jesus disse:

    jonh
    SE QUE ESTÁ ERRADO O GOVERNO QUERER JOGAR NAS COSTAS DAS PREFEITURAS A MANUTENÇÃO DESSES HOSPITAIS, MAS O QUE TEM DE FESTAS BANCADAS POR ESSAS PREFEITURAS COM BANDAS DE FORA PAGAS A PESO DE OURO É BRINCADEIRA É SÓ O PREFEITO FAZER UMA PESQUISA E PERGUNTA PARA POPULAÇÃO SE ELES QUEREM MÉDICOS E HOSPITAIS OU FESTAS QUE ELE VAI TER A RESPOSTA.

  6. Salomão Xavier disse:

    Gente, há tempos que venho dizendo que os municípios não tem condições de manter esses “hospitais” funcionando. Esse secretário de saúde do estado é um grande irresponsável.

  7. julia disse:

    ESTES PREFEITOS ESTÃO COM MEDO É DE NÃO SOBRAR DINHEIRO PARA ELES FAZEREM FARRAS., PORISSO É QUE NÃO ESTÃO QUERENDO A RESPONSABILIDADE DE CUIDAR DO HOSPITAL DO SEU PRÓPRIO MUNICIPIO, QUE É OBRIGAÇÃO DE CADA UM, POIS O SUS (GOVERNO FEDERAL) É QUE LIBERA A VERBA MENSALMENTE PARA A MANUTENÇÃO DOS MESMOS. O PROBLEMA DOS PREFEITOS É QUE COM ISTO NÃO PODEM MAIS METER A MÃO NO DINHEIRO QUE É DESTINADO EXCLUSIVAMENTE PARA A SAUDE.

  8. Fabio arantes disse:

    Mas rapaz! uma cambada de prefeitos que só querem é mamar nas tetas do governo sem se quer se preocupar com o seu próprio municipio., tem ate graça! Eles tem mais é que ficarem com a responsabilidade mesmo dos hospitais, pois é obrigação deles cuidar da cidade que administra e principalmente da sua saude e da sua educação, e não ficar passeando e comprando imoveis, hilux e fazendas com o dinheiro que é destinado para as obrigações da prefeitura, ainda mais que a verba é federal.

  9. selina disse:

    A preocupação destes prefeitos é faltar grana pro bolso deles. Eles tem é obrigação de cuidar do hospital da sua cidade sim! E não estão fazendo nenhum favor pra ninguem. Só era mesmo o que faltava, isto é ser muito cara-de-pau.!

  10. carlos disse:

    Os prefeitos só estão preocupados é com o bem-estar deles! E também o lazer que é coisa que eles não descuidam de jeito nenhum. E a população que se lasque! Por que nenhum deles quando acaba o mandato se afasta da politica? Já que é tão ruim administrar os municipios? Todos eles se candidatam de novo, não querem perder a boquinha, porque a coisa é muito boa e fácil!

  11. Mendes Sousa da Silva disse:

    Uma governadora mediocre nomeia um secretario de saude como Ricardo Murad irresponsavel,incompetente.
    Vejam, eles acham que pode com tudo, Pois MINISTERIO PUBLICO,OAB,TCU são devedores de favor para família Sarney, muitos foram indicados por apradrinhamento.
    os prefeitos é que se preparam, todos esses hospitais será entregues para as prefeituras tomarem de contas, agora imagina sa prefeituras todas falídas, isso que dizer que esses hospitais vão ficam abadonados.
    OEstado tá falido, e eles rindo do povo, o povo é que se explodam.
    Enquanto essa governadorazinha irresponsavel,incompetente tiver no poder, os socorrões que eles criticam de são luis é que vai salvar muitas vidas.

  12. Salomão Xavier disse:

    Resta saber se tem convenio firmado entre as partes quanto a construção, aparelhagem e manutençaõ desses setenta e dois hospitais. É verdade que tem muitos desses prefeitos que preferem ganhar uma ambulancia e encaminhar seus pacientes pra municípios sedes de macroregiões e Teresina no Piauí. Dinheiro desses municípios é pra comprar hilux e apartamentos na orla marítima de São Luís e pagar faculdades cartas para os filhos desses prefeitos. Na verdade são tudo farinha do mesmo saco, eles e essa família oligarca, pois são esses prefeitos cabos eleitorais e mantem os currais no interior do estado. obrigado!

  13. VIRGULINO (LAMPIAO) disse:

    RICARDO NAO TEM COMPETENCIA NEM PARA ADMINISTRAR A CASA DA MAE JOANA!!!
    QUANTO MAIS UM SECRETARIA…

    TAMBEM COM UMA DESGOVERNADORA NO PODER…

  14. André Luiz disse:

    Lamento muito o que está acontecendo. Paulino Neves agradece por tão ampla construção voltada à saúde, pois é uma população que já sofreu muito, e no que vejo sofrerá bem mais… principalmente em se tratando de SAÚDE. Mas de nada vai adiantar se, de fato, a esfera estadual não assumir com a responsabilidade de manter tais ” o que seria uma maravilha” para a população, não só local como circunvizinha. De fato, conscientemente, percebe-se que municípios como Paulino Neves, Água Doce, Santana do Maranhão e outros mais, não poderão manter esses hospitais. Isso é que chamamos de PRESENTE DE GREGO!!!!! Percebe-se tantos hospitais estaduais de grande porte expostos aos desmandos das irresponsabilidades públicas,que não queremos que sejam mais alguns. Então minha gente! Parece-me que ainda não é desta vez que as coisas vão adiante!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens