Fechar
Buscar no Site

Prefeito assume compromisso de criar Conselho do Transporte Público

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior assumiu publicamente o compromisso de viabilizar a implantação do Conselho Municipal do Transporte Público em São Luís. O anúncio foi feito nesta terça-feira (25) durante reunião com membros de movimentos populares que participaram das manifestações ocorridas nos últimos dias na cidade.

“Como a presidente Dilma mesmo disse, a finalidade do Conselho é dar transparência ao cálculo da tarifa de ônibus nas cidades. Aqui em São Luís já existe a vontade política e agora há a determinação do Governo Federal. Dentro desse conselho poderemos discutir de forma permanente as questões relacionadas ao transporte público”, destacou Edivaldo Holanda Júnior.

5197Encontro_com_o_Movim

Encontro com o Movimento Vem Pra Rua

O primeiro passo para estabelecimento do Fórum será a indicação de representantes do Executivo Municipal e de membros dos movimentos que participaram das mobilizações na cidade, assim como a extensão do convite para o Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário do Estado do Maranhão (Sttrema), Sindicato das Empresas de Transporte (SET) e organizações populares de bairros.

Na reunião desta terça-feira (25), estiveram presentes cerca de 50 pessoas representando os movimentos populares que percorreram as ruas da cidade para cobrar melhores condições de vida. Estiveram representados movimentos como o Acorda Maranhão, Acorda São Luís, Nossa São Luís, Um Passo a Frente na UFMA, Movimento Passe Livre, Bloco na Rua, UNE, Vem Pra Rua São Luís, entre outros.

Os manifestantes tiveram a oportunidade de apresentar as pautas de reivindicações para melhorias, sobretudo, na área do transporte coletivo. Entre os pedidos foram listados o aumento da frota de coletivos, melhoria da qualidade dos coletivos, alteração do prazo de validade das carteiras de estudantes, discussão de projetos que incluam ciclovias na cidade, informações sobre a implantação do Bilhete Único, destino do VLT, e vários outros.

As reivindicações foram recebidas pela equipe de governo e alguns pontos foram esclarecidos de imediato pelo prefeito. “O primeiro grande passo para a melhoria do transporte público sem dúvida alguma é a licitação e para isso precisamos discutir com a população, através da sociedade civil organizada, o serviço que queremos”, destacou Edivaldo Holanda Júnior.

Ele informou que já foram iniciados os estudos para a racionalização das linhas de ônibus que atualmente não funcionam de forma inteligente. O estudo é necessário para que seja realizada a licitação de novas linhas que tem previsão de ser iniciada até o final deste ano. O estudo também possibilitará a implantação do Bilhete Único, que já teve suas sondagens de viabilidade técnica concluída.

Sobre o VLT, o prefeito lembrou que apesar da aquisição do equipamento não haviam projetos para a instalação do mesmo. Ele lembrou que a Secretaria de Meio Ambiente (Semmam), no início da gestão, fez um levantamento sobre os estudos para concessão da licença ambiental, mas nenhum projeto foi encontrado pela Secretaria. A implantação do VLT é um dos temas que será viabilizado através da criação do Conselho.

Na próxima segunda-feira (1º), a Prefeitura se reunirá novamente com os manifestantes para apresentar posicionamentos de pequeno, médio e longo prazo sobre as demais reivindicações apresentadas, bem como o nome dos representantes que serão indicados para compor o Fórum sobre o Transporte Público. Durante a reunião também foram discutidos outros temas referentes a áreas como saúde, educação e cultura.

A reunião foi acompanhada por parte do secretariado municipal. Estiveram presentes o secretário de Comunicação (Secom), Márcio Jerry; secretário de Educação (Semed), Allan Kardec Duailibe Barros Filho; secretário de Governo (Semgov), Rodrigo Marques; secretário de Assuntos Políticos, Osmar Filho; presidente da Fundação de Cultura (Func), Francisco Gonçalves; secretário de Obras e Serviços Públicos (Semosp), José Silveira; e os adjuntos da Semgov, Milton Calado, e da Secretaria de Segurança com Cidadania (Semusc), George Assis Filho.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

Uma resposta para “Prefeito assume compromisso de criar Conselho do Transporte Público”

  1. alessandro disse:

    Poderiam se inspirar nessa empresa aqui óh:
    —> TCA: http://www.tcabus.com.br/
    —> veja o que diz o Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/TCA_(An%C3%A1polis)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens