Fechar
Buscar no Site

Por que Flávio Dino deverá apoiar Edivaldo Holanda Júnior

Analisando as duas últimas pesquisas divulgadas, e levando em conta a orientação política da direção nacional do PDT, pode-se concluir que tudo caminha no sentido de que o deputado federal Edivaldo Holanda Júnior (PTC) seja o candidato a prefeito de São Luís apoiado pelo presidente da Embratur, Flávio Dino (PC do B), e pela maioria dos partidos da oposição de esquerda (campo democrático e popular). Tire-se dessa lista, claro, o ex-prefeito Tadeu Palácio (PP), que será candidato em qualquer hipótese (não sendo pela oposição, será o plano B da oligarquia Sarney).

Foto: Felipe Klamt

Edivaldo Júnior está se credenciando em função de haver melhorado nas pesquisas (já aparece em empate técnico com Tadeu Palácio, segundo a pesquisa Escutec divulgada esta semana) e porque é praticamente certo receber o apoio do PDT, fato relevante pela tradição da legenda na capital e por ter uma militância muito vibrante. Além de somar no tempo de televisão no horário eleitoral.

O embarque dos brizolistas do campo político ao nome de Holanda Jr. é defendido pelo deputado federal Weverton Rocha, pelo presidente estadual Julião Amim e por outros dirigentes como o ex-vereador Renato Dionísio e o ex-secretário Jerry Abrantes.

Acrescente-se ainda que, de acordo com uma pesquisa qualitativa realizada na segunda quinzena de abril, onde um dos principais itens avaliados foi o perfil do candidato desejado pela população – em particular os eleitores de Flávio Dino, constatou-se que o desejo marcante é o da mudança. Houve um significativo sinal de preferência por um nome novo.

Nesse cenário, destacaram-se os nomes dos deputados estaduais Bira do Pindaré (PT) e Eliziane Gama (PPS), bem como de Edivaldo Júnior. Bira perdeu as prévias para o PT sarneysista e já não está mais na disputa. Eliziane, mesmo tendo um desempenho razoável nas pesquisas, teria maior dificuldade de receber o apoio de Flávio Dino por ser do PPS que, apesar de aliado histórico do PC do B em São Luís e no estado, faz dura oposição ao governo Dilma. Sendo Dino membro do alto escalão do governo e aliado nacional do PT, ficaria difícil justificar a aliança com os socialistas.

O ex-prefeito Tadeu Palácio (PP), embora pontue bem em todos os levantamentos quantitativos, tem como barreiras a rejeição (natural de quem já foi prefeito por duas vezes – sua primeira gestão razoável e última desastrosa e marcada por escândalos, na qual sua imagem desgastada serviria de munição farta para qualquer adversário desmontá-lo no horário eleitoral) e o fato de haver rompido com o ex-governador Jackson Lago como também ter composto a equipe da governadora Roseana Sarney, como secretário estadual de Turismo.

Palácio é visto como um forte candidato para enfrentar o também forte prefeito João Castelo (PSDB), mas sofre com a desconfiança de que poderia se “bandear” novamente para o grupo Sarney. Pode estar a serviço do clã para dividir as oposições e impedir a vitória de Flávio Dino ao governo em 2014.

Resta saber qual será a posição do também pré-candidato Roberto Rocha (PSB), quadro político qualificado e claramente oposicionista ao grupo Sarney, mas que até agora não pontuou tão bem nas pesquisas. Se seguirá associado ao projeto político liderado por Flávio Dino, ou se a banda do PSB comandada pelo presidente estadual, José Antônio Almeida, levará o partido para uma coligação com o prefeito João Castelo.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

16 respostas para “Por que Flávio Dino deverá apoiar Edivaldo Holanda Júnior”

  1. Jurandy disse:

    Meu amigo, por favor, corrija aí: “POR QUE Flávio Dino deverá apoiar Edivaldo Holanda Júnior” (título – para nunca mais errar: aponha “por que razão” e terá uma pergunta indireta, com o ‘que’ como pronome relativo) e “Pode ESTAR a serviço do clã para dividir as oposições e impedir a vitória de Flávio Dino ao governo em 2014” (penúltimo parágrafo – verbo no infinitivo). Porque é de suma importância escrever bem, assim como evitar partidarismo, no Jornalismo: você não conseguiu me convencer de que João Castelo seja um “prefeito forte” e que Roberto Rocha possa ser “claramente oposicionista ao grupo Sarney” – um bom jornalista trabalha com fatos, não com “achismos” para um grupo específico…

  2. Darcy disse:

    Boa, Jurandy! Você deve ser do tempo em que se aprendia gramática no Liceu!
    Quanto a você, Cutrim, ou sua análise está totalmente equivocada ou o você é discípulo do Décio Sá. As alfinetadas são evidentes. Falta discorrer sobre os mais de 60% de rejeição de Castelo.

  3. Paulo disse:

    Pesquisa nunca podera ser o caminho para se herdar uma luta de 2 eleicao!!!!!

  4. Pessoa disse:

    Doido é quem vota no diabinho holanda jr. A historia do pai no gov Conceicao e outros governos irao vim a tona! Vote no filho pro Diabao holanda mandar! Deus nao deixa!

  5. vailda oliveira disse:

    A BEM DA VERDADE O POLITICO QUE ESTA NO PSB ROBERTO ROCHAR DEVE ,MAIS UMA VEZ FAZER O JOGO DO FERENADO SARNEY ISSO JA FOI VISTO NA ELEIÇAO PARA TIRA ZE REINALDO SENADOR ROBERTO ROCHA ESSE E O CARA INCONFIAVEL SE EXISTE OPOSIÇAO NESTE ESTADO PERGUNTEM A ELE SOBRE ISSO UM ABRAÇO A TODOS.

  6. pericles disse:

    Jonh, no interior do Maranhão, durante muito tempo, quando dos dias de Finados e Sextas Feiras santas, os cabarés não funcionavam, isto é, as putas não exerciam a nobre “função”.
    Na maioria dos cabarés, alem das putas, moravam viados ( xibungos, qualhiras, gays, frescos, e etc) e, para não perderem o bom costume,as putas trepavam com os viados.
    Vez ou outra as putas engravidavam das trepadas que davam com os viados, e, não sabendo o que iriam parir, as putas batizavam seus filhos com nomes que serviriam tanto para o sexo masculino quanto para o feminino.
    Um exemplo : Darcy

  7. Jurandy disse:

    Oh, meus caros, ao corrigi-lo, não quis ser grosseiro com o John Cutrim (se o fui, minhas desculpas: as letras garrafais eram só para dar destaque; não para tripudiar) – o menino escreve bem e eu gosto de algumas de suas posições! Só acho temerário que ele não aproveite o talento para realmente fazer um jornalismo mais imparcial: criticou-se tanto o modelo Estado do Maranhão e agora há esse partidarismo com Castelo e Rochinha, que não me agradam nem um pouco como políticos, incomoda…

  8. Maranhense disse:

    John, você tá jogando contra o Edivaldo? Pois falar que o rato Dionísio e o Jerry o apoiam é dar um tiro no pé dele. Estes dois são as piores espécies do finado PDT. Com uma dupla dessas, não haverá terceira via, mas sim um covil como opção. Quem se junta com bandidos, pode ser confundido com um deles. (Ou será que é da mesma laia?)

  9. Tatiana disse:

    Já tá ficando rídiculo essa defesa constante do atual prefeito, que às vesperas das eleições resolveu dar suas caras. Creio que ele pensa que com a máquina na mão pode tudo. Com certeza Holanda Júnior é a melhor opção (pra não dizer única) nestas eleições… chega de mesminos.
    Nesses quatros anos a cidade foi abandonada… Ah! Já ia esquecendo… a culpa é da família Sarney!

  10. Bim Alado... disse:

    Pericles:
    voce continua um chipanzé da era glaciária… Alem de escrever com o anus e não com a cabeça , você continuar ofendendo as pessoas! Mulheres não parem”VEADOS”, elas parem filhos, que depois, _cmo a ciencia c0mprovou escolhem seus destino…Quanto ao nome Darcy, lave a boca suja de titica de galinhas , eu me refiro ao educador , antropólogo e pedagogo/sociólogo Darcy Rbeiro, a quem indiquei como o maior brasileiro de todos tempos… Agora queria tua permissaão para te indicar para o maior imbecil das Americas. Que tal!

  11. Fátima disse:

    Cutrim, você diz que a última administração do Tadeu Palácio foi marcada por escândalos. Quais foram eles? Quem teve mais rejeição nessa pesquisa? Tadeu ou Castelo? Grata pela informação

  12. Darcy disse:

    Ninguém está interessado em saber que o Péricles frequentava os cabarés do interior do Maranhão no dia de finados e sextas-feiras santas e muito menos a sua preferência sexual. Tal assunto só interessa aos preconceituosos e não vem ao caso.

  13. Inácio Augusto de Almeida disse:

    Está candidatura já nasce morta.
    O objetivo é apenas dividir as oposições e tentar fazer com que o Macaxeira se eleja.
    Há dois anos eu venho dizendo isto.
    Mas parece que estou clamando no deserto, falando para surdos.
    Flávio Dino apóia esta candidatura para enfraquecer qualquer candidatura que possa derrotar Macaxeira.
    Por que é tão difícil entender isto?

  14. lisa disse:

    É interessante verificar o seguinte: o vice governador – Washington- é o candidato da Dilma e do Lula. Então eu pergunto: o Edivaldo Holanda Júnior, o Roberto Rocha, O Bira do Pindaré, o Tadeu Palácio, o Flavio Dino, todos de partidos que apoiam Dilma………. eles serão contra seu candidato?????????

  15. Inácio Augusto de Almeida disse:

    Lisa
    Claro que não.
    Jogam apenas para a platéia.
    Dizem uma coisa e fazem outra.
    O objetivo destes falsos oposicionistas é dividir a oposição a fim de possibilitar a vitória do Macaxeira.
    Ou você acha que o Flávio Dino vai querer perder a EMBRATUR, o cartão corporativo, o nada fazer que adora.
    Mas como tem quem acredite…
    Um dia o Maranhão terá oposicionistas autênticos.
    E neste dia o Grupo Sarney saberá o que é oposição.
    Por enquanto este Grupo navega em águas calmas…
    Flávio Dino oposicionista…
    Só mesmo rindo.
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens