Fechar
Buscar no Site

Polícia alerta população sobre boatos disseminados por criminosos em SL

A Polícia Militar organizará contingentes de policiais em pontos estratégicos de toda a região metropolitana, onde há aglomeração de pessoas, tais como pontos e terminais de ônibus, portas de faculdades e escolas. Foto: Karlos Geromy/Secap

A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP) alerta a população para boatos disseminados por criminosos em aplicativos de trocas de mensagens e pede que a população busque informações junto às autoridades policiais.

A polícia sugere que a população não dissemine boatos, uma vez que os criminosos usam aplicativos de trocas de mensagens para confundir e espalhar o pânico. “A Polícia já monitora a origem de falsas notícias para a população e destaca, que para realizar qualquer denúncia, o cidadão deve buscar os meios oficiais”, destacou o secretário de Segurança do Estado, Jefferson Portela.

Ferramentas para denúncias

A população conta com duas ferramentas que podem ser utilizadas pelo celular para repassar informações que ajudem a polícia no combate ao crime. As tecnologias foram disponibilizadas pela Polícia Civil, sendo um número de telefone com o aplicativo WhatsApp para denúncias sobre tráfico de drogas e um outro canal de informação, o aplicativo ‘bYzU’, desenvolvido para auxiliar as investigações relacionadas ao tráfico de drogas, porte ilegal de armas de fogo e auxiliar na localização de foragidos da Justiça e autores de crimes.

Os canais estão disponíveis todos os dias, durante 24 horas, para todo o Maranhão e garantem o anonimato dos denunciantes. O aplicativo bYzU recebe denúncias diversas – de homicídios, assaltos, furtos, informação sobre foragidos da justiça, tráfico de drogas, porte ilegal de armas e outros crimes diversos. Para utilizar o aplicativo basta pesquisar o nome da ferramenta e fazer o download. O ‘bYzU’ é compatível com todos os sistemas operacionais e a instalação é feita em poucos minutos.

Por meio do telefone (98) 9.9163-4899, a Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc) disponibilizou um canal no WhatsApp para receber denúncias sobre o tráfico de drogas. As denúncias podem ser feitas tanto por ligação quanto enviando texto, vídeos e fotos, recursos que ampliam o trabalho de investigação da polícia. Com a ferramenta, são recebidas cerca de 40 denúncias por dia e, a partir das informações, a Senarc prendeu 17 pessoas, capturou quatro foragidos e apreendeu duas armas e 40 kg de drogas.

Reforço Policial será mantido na Região Metropolitana de São Luís

As operações das Polícias Civil e Militar continuam para identificar e prender todos os responsáveis. Foto: Karlos Geromy/Secap

O Comandante da Polícia Militar do Maranhão (PM-MA), Coronel José Frederico Pereira, informou que as forças policiais do Estado reforçarão a segurança na capital maranhense para prevenir a ação de organização criminosa que comandou ataques à ônibus na noite desta quinta-feira (19).

“A polícia ficará integralmente mobilizada para manter esse reforço o tempo que for preciso. Policiais e praças que estavam de folga se apresentaram, mostrando o claro compromisso da Polícia Militar com os cidadãos”.

O Coronel Pereira disse, ainda, que a polícia jamais se intimidará com ações criminosas e que a ordem do governador Flávio Dino é que os episódios sejam esclarecidos e os responsáveis presos e responsabilizados no rigor da Lei.

Segundo o Comandante da Polícia Militar, além das prisões já efetuadas durante a madrugada, a PM deverá efetuar outras ao longo do dia. “A Polícia Militar está aqui para proteger os cidadãos”, disse.

A Polícia Militar organizará contingentes de policiais em pontos estratégicos de toda a região metropolitana, onde há aglomeração de pessoas, tais como pontos e terminais de ônibus, portas de faculdades e escolas.

O Secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, informou que entre os mais de 19 suspeitos presos há acusados de participação em crimes semelhantes ocorridos em 2014 e que as investigações  seguem e a Polícia manterá prontidão até que todos os membros da organização criminosa sejam presos.

Políticas de segurança pública

Os episódios de incêndios criminosos a ônibus estavam há mais de 17 meses sem ocorrer. Neste período, foi feita a opção clara de enfrentar as facções criminosas, resultando em sucessivas apreensões de grande quantidade de armas e drogas. Além disso, o Estado recuperou sua autoridade sobre o sistema penitenciário.

O Governo do Estado tem investido muito no fortalecimento das Polícias, com mais policiais, armas e viaturas. Esse processo é contínuo e progressivamente vai resultar no fim dessas ações de grupos de crime organizado que, infelizmente, atuam há muitos anos no Maranhão.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens