Fechar
Buscar no Site

Plano de Dilma é trocar Sarney por Lobão

Seguindo a tradição de Maquiavel, presidente divide para reinar; troca de líderes no Congresso revela que ela não se intimidou com a rebelião do PMDB e o chororô do PT; terceiro ato pode ser o deslocamento de Edison Lobão do Ministério de Minas e Energia para a presidência do Senado

Do site Brasil 247

Nesta semana, a presidente Dilma Rousseff surpreendeu o mundo político com dois movimentos ousados, radicais e complementares. Possessa com a derrota que lhe foi imposta pelo PMDB na nomeação de um técnico para a Agência Nacional de Transportes Terrestres, ela reagiu sem dó nem piedade. Menos de 48 horas depois de ter identificado as digitais dos senadores peemedebistas José Sarney, Renan Calheiros e Romero Jucá – que informalmente se julgam membros vitalícios do que chamam de “diretoria” do Legislativo no Brasil – ela deu o troco. Convidou o ex-governador Eduardo Braga para assumir a liderança no Senado. Renan, Jucá e Sarney souberam depois. No dia seguinte, o petista Cândido Vaccarezza chegou ao gabinete presidencial como líder do governo na Câmara e saiu sem o cargo – para o seu lugar, Dilma escolheu o ex-presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia. O recado foi claro: a presidente sinalizou que, no Congresso, ela também fala mais alto.

Em Brasília, os lances de Dilma são vistos com apreensão. Tanto pelos governistas como pelos que torcem pelo fracasso do governo. Há muitos anos, um chefe de Executivo não realizava um gesto tão abrupto em relação ao Congresso. “Ela está igual a Lula antes do Mensalão”, disse ao 247, um dos mais influentes articuladores do parlamento. Palco de cobras criadas, o Congresso reagiu em silêncio, como é típico de quando seus líderes preparam respostas pesadas e traições futuras. Mas Dilma pagou para ver. E, seguindo a lógica de Maquiavel, que dividia para reinar, ela acredita que vencerá o duelo de forças como o PMDB e também com o PT, ancorada nos seus mais de 70% de popularidade.

Na marcha empreendida pelo Planalto, há um terceiro ato, ainda mantido em segredo. 247 apurou que a intenção da presidente da República é deslocar Edison Lobão do ministério de Minas e Energia para o Congresso. Lá, ele seria o candidato dela à presidência do Senado, lugar que José Sarney tem como cativo. Trata-se de um plano com requintes de sofisticação. Como Lobão é cria de Sarney, Dilma quer fazer com que a cria engula o criador. E, nele, ela confia. Ou melhor. Nele, ela manda.

Coincidentemente, diversas reportagens publicadas na Folha de S. Paulo desta semana, apontaram privilégios concedidos pelo Congresso a uma empresa que pertence a um neto de Sarney. Na prática, Dilma vem tentando mudar as práticas clientelistas que marcam a relação entre Executivo e Legislativo, sem que os atores do jogo tenham mudado. O momento favorece a presidente. Ela está no auge da sua popularidade, enquanto o senador maranhense vive seu crepúsculo. No entanto, a despeito da impopularidade, Sarney é um hábil articulador nos bastidores.

Hoje, os dois trocaram amabilidades em público – mas pelo menos uma flecha foi disparada. Amigo das palavras, Sarney ousou o termo “ousada” para definir a decisão do povo brasileiro em eleger pela primeira vez uma mulher para a presidência da República.

Talvez porque Dilma se intimide menos diante dele do que os homens que passaram pelo cargo.

Quem pode mais? É o que se vai descobrir assim que os interesses do governo estiverem em jogo no Congresso nas próximas semanas.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

9 respostas para “Plano de Dilma é trocar Sarney por Lobão”

  1. pericles disse:

    Há dias , tu reverberastes uma matéria saida no Jornal Nacional ( diga-se de passagem paga pela prefeitura de São Luís) sobre a Blitz Urbana ( uma merda comandada por um bosta incompetente) a respeito da lei de muros e calçadas.
    Tú estavas igual pinto na merda, não sabias que era matéria paga e, dizias que o bandido do Castelo era o tal.
    Hoje, no mesmo Jornal Nacional, saiu uma noticia ( provavelmente paga pelo Zé Beiramar Sarney) dando conta de que um aposentado foi assassinado pelo pessoal do SAMU, comandado pelo Secretário de Saúde, o bosta do Gutembergue que, foi ser secretário para que o imbecil do Chico Gardenal virasse Vereador.
    Na gravação ouve-se claramente o atendente mandar a senhora que pedia desesperadamente a ambulancia, tomar no cú, já que a ordem do pilantrão do Castelo é essa: Mandar tomar no cú quem reclamar de alguma coisa.
    E agora? Vais reverberar a matéria do Jornal Nacional?

  2. ludovicensis disse:

    E qual foi a governadora que não compareceu à sessão solene no Congresso pelo dia internacional da mulher e entrega do prêmio Bertha Lutz ?
    . No discurso, ( aqui http://bit.ly/AaqYQe ) a presidenta só lembrou da governadora do RN: ” Cumprimento a senhora governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, que representa aqui também uma conquista especial das mulheres brasileiras, que é o fato, já referido pelo senador Sarney, de mulheres ascenderem à chefia dos governos estaduais no Brasil.

    Cumprimento também todas as companheiras aqui presentes, mulheres não parlamentares, bem como cumprimento também os senhores deputados, senhores senadores, todos aqueles que nos honram com a sua presença neste momento.

    “Eu fico muito feliz com este prêmio. Eu me sinto honrada, primeiro, por estar ao lado dessas mulheres valorosas que hoje receberam o Prêmio Mulher-Cidadã Bertha Lutz. Bravas brasileiras, batalhadoras brasileiras, todas elas. Mulheres de luta, mulheres de reflexão, mulheres que exercitaram as suas atividades em prol do Brasil, que tiveram coragem de fugir do conformismo e dedicaram suas vidas à defesa dos direitos das mulheres, da igualdade de gênero e da justiça social”

    A governadora do Maranhão estava no “governo itinerante”, mais conhecido como ” viagem para vacinar o gado” – no caso o “gado humano” dos currais eleitorais.

  3. SAMUEL DE VITERBOS P. SANTOS disse:

    Até que ponto é válido alguém se esconder atrás de um pseudônimo para caluniar outra pessoa? O sr. Péricles faz isso reiteradas vezes, sem se preocupar com a repercussão de suas palavras. Quando ele insulta o Secretário de Saúde, dr. Gutemberg Araújo, suas palavras atingem também todos aqueles que admiram essa pessoa extraordinária e batalhadora, que tenta , a todo custo, trazer Saúde de qualidade para a população do Maranhão, apesar das limitações que lhe são impostas, algo que foge de seu poder. Quem o conhece, que trabalhou com ele, como eu, sabe tratar-se de alguém cheio de princípios, honesto, delicado, justo, extremamente dedicado à Medicina. Alguém que pode fazer diferença na precária situação de Saúde do Maranhão, sim, pois quem é secretário de saúde de São Luís, na verdade, acaba por atender todo o Estado, pela ausência de hospitais de urgência e emergência do governo Estadual.
    Portanto, sr. Péricles (ou seja lá quem for), peço a você que seja mais educado ao se referir a pessoas como o Professor Gutemberg Araújo, a quem estimamos muito.

  4. GENERAL SELVA disse:

    TROCAR LOBÃO POR SARNEY É: TROCAR O DIABO, PELO SATANÁS.

  5. VIRGULINO ( LAMPIAO) disse:

    resumindo, a DILMILAGRES vai trocar um saco de batata podre(SARNEY), por uma saco de banana podre(LOBAO)!!!!!!!

  6. Darcy disse:

    Embora eu não encontre tantas boas qualidades no secretário municipal, nem no prefeito e muito menos na governatriz e comandados não concordo com a linguagem chula da pessoa que se diz Péricles. Vamos melhorar o vocabulário, Perícles? Se continuar assim teremos que solicitar ao John Cutrim que não publique mais as suas respostas sujas e malcriadas. Deu para notar que não está agradando?

  7. Macabeu disse:

    Será possivel que neste Senado, não tem ninguém que preste? PQP, escolher logo essa doença do Lobão, Dilma tem inteligência para estabelecer parâmetro para escolher gente decente para lider do governo, escolher um pau mandado como esse “tuberculoso”, vai ficar no mesmo, ou seja troca um rato pela capivara, todos são roedores!.

  8. Sergio Silva disse:

    Cara fiquei ate com pena do Pericles agora, ele só pode ter tomado no C….. mesmo e por isso ta indignado mais também com tanta bobagem que ele fala era de se esperar que alguém mandasse ele ir tomar la naquele lugar!!!! Cara tome jeito aonde é que o prefeito ia mandar alguém ir tomar naquele lugar, pelo menos pense antes de falar, e invente uma historia mais ou menos deixe de fantasiar, você parece criança!

  9. pericles disse:

    o Que esses vagabundois que TENTAM defender o secretário de Saúde e o pilantrão do Castelo só NÃO COMENTAM, é o assassinato que cometido pela prefeitura de São Luis/Secretaria de Saúde (SLS).
    A noticia saiu no Brasil Inteiro e esses dois vagabundos amilhados pelo vagabundo do Castelo simplesmente tentam defender o indefensávcel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens