Fechar
Buscar no Site

PF realiza operação no MA para coibir prática de migração ilegal de maranhenses para os EUA

São Luís/MA – A Polícia Federal no Estado do Maranhão, em cooperação com o  Serviço de Imigração e Controle de Aduanas dos Estados Unidos da América  (U.S. Immigration and Customs Enforcement – ICE) e a adidância daquele país,  deflagra na manhã desta quarta-feira, 31/08, no município de São Raimundo das  Mangabeiras/MA, a operação Hancornia, visando combater a atuação de  organização criminosa internacional especializada na prática do crime de  promoção de migração ilegal.

Os investigados são responsáveis por promover a migração ilegal de  maranhenses para os Estados Unidos.

A investigação demonstrou que os criminosos cobram grandes quantias das  vítimas para introduzi-las no território americano, todavia essas pessoas acabam  sendo presas e eventualmente deportadas para o Brasil. As vítimas que  porventura conseguem entrar no país devem trabalhar para pagar o restante da  dívida contraída junto aos criminosos, sendo submetidas a condições análogas  à escravidão.

De acordo com as investigações, o esquema funciona há mais de um ano e cerca  de 150 pessoas migraram ilegalmente para os Estados Unidos com a ajuda da  organização criminosa.

Nesse esquema criminoso os investigados lucram vendendo facilidades que na  realidade não existem e colocam em risco a vida e a liberdade das vítimas. Na data de hoje estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão  e dois mandados de prisão preventiva, expedidos pela Justiça Federal do  Maranhão em decorrência de representação da Polícia Federal.  Os investigados poderão responder por crimes de promoção de migração ilegal  e organização criminosa, dentre outros, podendo a pena ultrapassar 13 anos de  prisão.

Os investigados foram conduzidos ao presídio de Balsas (MA).

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens