Fechar
Buscar no Site

Pesquisa Escutec mostra liderança de Léo Coutinho em Caxias e rejeição de Roseana

Da coluna do Jotônio Vianna (JP)

Nova pesquisa do Instituto Escutec, realizada nos dias 14, 15 e 16 de novembro com 805 entrevistados, dá vantagem significativa ao candidato governista Leonardo Coutinho (PSB), caso as eleições municipais de Caxias fossem hoje.

No primeiro cenário, 36,8% votariam em Léo Coutinho (foto) contra 28,6% a favor de Paulo Marinho Júnior (PMDB) e 15,3% de Helton Mesquita (PSC). No segundo cenário, no qual se exclui Paulo Marinho Jr., Léo Coutinho aparece com 40,5% contra 26,6% de Helton Mesquita. No terceiro cenário, agora sem Helton, Coutinho vai a 41% contra 29,7% de Marinho.

Na pergunta sobre qual ou quais são as principais lideranças políticas na Princesa do Sertão, o quadro aponta o prefeito Humberto Coutinho com 54,2%; Paulo Marinho Júnior com 4,5%; o ex-prefeito Paulo Marinho com 3,9%; o vereador Catulé com 3,7%; e a secretária da Mulher, Ana Lúcia Ximenes com 3,2%. Detalhe: neste quesito, a deputada Cleide Coutinho surge com apenas 1,1%.

A aprovação da gestão Humberto Coutinho, incluindo ótimo e bom, chega a 68,2%.

Rejeição de Roseana

Ainda sobre a pesquisa, Roseana Sarney (PMDB) está mal em Caxias. Somente 44,8% aprovam seu governo contra 48,3% que desaprovam. Nenhuma surpresa, haja vista a completa inexistência da administração estadual em Caxias.

Agora, quanto a Humberto Coutinho, o calcanhar de Aquiles da administração municipal é a Saúde nos hospitais: 41% dos entrevistados dizem horrores da rede hospitalar local.. No quesito eleições 2012, também é importante registrar que 30,9% dos eleitores entrevistados disseram que não votam, de jeito nenhum, em Leonardo Coutinho (PSB); outros 32,9% apontaram essa rejeição integral a Helton Mesquita (PSC); e 43,9% a Paulo Marinho Júnior.

Cotejando as informações na pesquisa, estas acabam mostrando que, no fundo, Léo Coutinho e Marinho Júnior não são apenas os reflexos de seus apoiadores familiares, mas, além disso, a própria extensão da disputa política que travam há mais de 20 anos os dois principais clãs partidários na Princesa do Sertão. Assim, em 2012, na linha de frente da batalha, o que estarão à vista em cada trincheira inimiga serão os estandartes de Humberto Coutinho e Paulo Marinho. A reprise histórica, portanto, que já deveria estar minguando neste século XXI, terá, ao contrário, a beligerância acirrada porque o pleito futuro será determinante tanto para assegurar a sobrevida de um quanto a morte definitiva do outro.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

3 respostas para “Pesquisa Escutec mostra liderança de Léo Coutinho em Caxias e rejeição de Roseana”

  1. Francinaldo Morais disse:

    Sobre o jovem tributarista Leo Coutinho, há uma coisa que se pode esperar: ele não será vencido pela falta de dinheiro para sua campanha. Comenta-se no mercado central, nas agências bancárias e em barzinhos caxienses, que veremos o maior comprometimento financeiro, em uma campanha política, em toda a história do município. As estimativas vão de 75 a 150 milhões de reais. Os Coutinhos estão decididos pela continuidade com Leo, prepararam-se ao longo desses quase 8 anos. É esperar para conferir! Francinaldo Morais, professor de História, Caxias-MA.

  2. NORDESTINO disse:

    Sou de Caxias e não concordo com esta facilidade que os meios de comunicação ligados a família Coutinho quer passar a população. Que os Marinhos e os Coutinhos são farinha do mesmo saco todos nos sabemos. NÃO é de ser surpreender se uma terceira via for à opção do povo de Caxias, primeiro os dois grupos (Marinhos e Coutinhos) vão despejar rios de dinheiro o que indica claramente que quando receber a viúva a mesma ira penar e o povão serão mais uma vez o grande prejudicado. Na região dos cocais o município que paga o menor salário é o de Caxias e a grande maioria dos funcionários da casa não que votar nem em Marinho e nem Coutinho.

  3. MARANHÃO disse:

    Senhores acordem!
    Caxias precisa de mudança Coutinhos ou Marinhos?
    A pergunta está errada! temos uma terceira opção que é o Dr. Helton.
    Há décadas Caxias vem comendo nas mãos dos Coutinhos e Marinhos, essas duas famílias fazem fortunas em Caxias e principalmente fora do estado do Maranhão. Lembro-me de quando era criança esta disputa já existia entre os “reis” Paulo Marinho x Coutinho, mas não é porque os “reis” estão velhos e casados que não participarão das eleições e sim, porque o povo não aceita mais ser administrado por eles, e agora, a única opção, é elegerem seus príncipes dando a eles o bastão do poder e continuarem nessa monarquia.
    Senhores, vamos quebrar essa monarquia e fazer diferente, são mais de 20 anos sem mudanças, crescimento, educação e trabalho, da monarquia só queremos o título de nossa cidade ” PRINCESA DO SERTÃO”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens