Fechar
Buscar no Site

Pesquisa Econométrica aponta vitória de Flávio Dino no 1º turno

Uma nova pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econométrica, volta a apontar que se a eleição para o governo do Estado fosse hoje o presidente da Embratur, Flávio Dino (PC do B), seria eleito no primeiro turno.

Flávio Dino teria 54% dos votos, Luís Fernando (PMDB) 25% e Hilton Gonçalo (PDT) 7,3%. A pesquisa foi realizada no período de 23 a 30 de maio e ouviu 2.070 eleitores em 38 municípios localizados em todas as regiões do estado.

Governo-2Na espontânea, aquela em que o entrevistador não apresenta o nome dos prováveis candidatos, Flávio Dino lidera com 29,2% das intenções. Em segundo lugar aparece o nome da governadora Roseana Sarney, que não poderá disputar nova reeleição em 2014, com 4,6%. O secretário Luis Fernando figura em terceiro e é lembrado por 3,4%; o ex-prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB) tem 1,9%; o ministro Edison Lobão surge com 1,7%; Hilton Gonçalo alcança 1,1%. Outros nomes obtém pontuação abaixo de 1%, entre os quais Eliziane Gama, José Reinaldo Tavares, Tadeu Palácio, Edivaldo Holanda Júnior etc.

Cenário – No cenário estimulado pela Econométrica são incluídos os quatros nomes que surgiram no último mês, desse modo ainda aparece na pesquisa o possível candidato do PSTU, Saulo Arcangeli, que é citado por 0,9% dos entrevistados.

Rejeição – No quesito em que o eleitor não votariam de jeito nenhum, o candidato do grupo Sarney alcança 33,5%, ou seja, Luís Fernando lidera o índice de rejeição da pesquisa. Já Flávio Dino pontua com 14,1% de rejeição. Os demais candidatos não são citados neste quesito.

Vale lembrar que a rejeição de Luís Fernando quase dobrou após três meses. Em março o Jornal Pequeno divulgou uma pesquisa que apontava o candidato do grupo Sarney com 20% de rejeição, hoje esse número já chega perto dos 35%, à medida que ele é conhecido como o nome da governadora Roseana Sarney para sucedê-la.

37,6% dos maranhenses querem melhorias na Saúde do estado

A pesquisa informa também que a principal preocupação do eleitorado é saúde. Mais de 37% dos entrevistados disseram que o principal problema a ser resolvido no estado é a saúde. Em segundo lugar aparece a pavimentação de rodovias com 13,2%.  Saneamento básico, segurança e educação vêm em seguida como as principais áreas que precisam passar por sensíveis melhorias segundo a população.

Hilton Gonçalo se viabiliza

Atualmente no PDT, Hilton Gonçalo governou a cidade de Santa Rita por oito anos e após terminar seu mandato, entregou a prefeitura com mais de 80% de aprovação. A cidade registrou melhoria em todos os índices sociais e uma das marcas do gestor é ter acabado com as moradias em casa de palha e ter implantado a primeira escola em tempo integral para quilombolas.

Números da pesquisa:

Se a eleição para governador fosse hoje, em quem você votaria? (ESPOTÂNEA)

Flávio Dino 29,2%

Candidato da Roseana 4,6%

Luís Fernando 3,4%

João Castelo 1,9%

Edison Lobão 1,7%

Hilton Gonçalo 1,1%

Eliziane Gama 0,9%

Zé Reinaldo 0,9%

Tadeu Palácio 0,9%

Sebastião Madeira 0,6%

Edivaldo Holanda Júnior 0,3%

João Alberto 0,2%

Roberto Rocha 0,1%

Dutra 0,1%

Nenhum 1,5%

Não sabe/Não respondeu 52,9%

E entre estes candidatos, em qual você votaria para GOVERNADOR? (ESTIMULADA)

Flávio Dino 54%

Luís Fernando 25%

Hilton Gonçalo 7,3%

Saulo Arcangeli 0,9%

Nulo 3%

Não sabe/Não respondeu 9,7%

E entre estes candidatos quem você não votaria de jeito nenhum?

Luís Fernando 33,5%

Flávio Dino 14,1%

Não rejeita nenhum 26,8%

Rejeita os dois 4%

Não sabe/Não respondeu 21,6%

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

13 respostas para “Pesquisa Econométrica aponta vitória de Flávio Dino no 1º turno”

  1. Éneas disse:

    Vixe meu amigo. Vou é pular dessa barca furada comunista…
    Nessa mesma época, Zé Reinaldo em 2002 e Jackson em 2006 não tinham nem 5% de intenção de votos e se elegeram governadores, e agora esse Luís Fernando já está com 25%. Já era! Por isso que dizem que o Palácio dos Leões nunca perdeu uma eleição estadual…

  2. VERDADEIRO MARANHENSE disse:

    Meu caro comentarista “Eneas”:

    Mas dessa vez é diferente, o teu candidato cogminado de “Picolé de chuchu”, porque não empolga ninguém, não vai decolar mesmo.

    Veja a quanto tempo esse “poste” vem em campanha e o quanto ele já pontuou. Tem município aí que ele perde é feio até pra Elisiane Gama. Viaje pelo interior.

    Os outros que vc citou tinham potencial pra crescer e o teu candidato necas! Carisma dele é zero meu irmão.

    Não se esqueça também que o Flávio Dino ainda nem entrou em campanha pra valer, aguarde!

  3. Luisinho disse:

    E muita animador pra Luis Fernando com 33% de rejeição maior que sua aceitação ….

  4. Gustavo disse:

    Dançou de novo chorão , Luis Fernando ainda sem ser candidato oficial já tem 25%.As garras dos leões ainda estão afiadas!

  5. Agostinho Araujo disse:

    Caro John Cutrim…
    Em eleição existem algumas “leis matemáticas”. Estas “leis” levam em conta algumas variáveis, dentre elas estão a “aceitação” e a “rejeição”. Dito isto, fica claro imaginar quem seria eleito num pleito onde:
    1. O candidato “A” tem 54% de aceitação e 14,1% de rejeição;
    2. E o candidato “B” tem 25% de aceitação e 33,5% de rejeição.
    Mas vejamos o que diz o próprio IBOPE sobre estes dados relatados pela pesquisa, isto em análise das intenções de votos para Presidente da República, para a eleição 2014:
    “Essa avaliação individual do potencial de voto e de rejeição de cada candidato cria um retrato único. Não é uma análise comparativa, mas o candidato tal como ele é para a população”, explica Márcia Cavallari, CEO do IBOPE Inteligência.”
    E ainda, existe outra forma de análise chamada de “Saldo”, vejamos a que ela revela:
    “SALDO:
    Uma boa alternativa para se dimensionar a atual imagem dos candidatos perante a população é a subtração do potencial de voto pelo índice de rejeição apresentado por cada um deles no levantamento individual.
    Com esses cálculos, Dilma é a única a apresentar um saldo positivo nas pesquisas. Com potencial de voto de 76% e rejeição de 20%, a atual presidente tem um saldo de 56 pontos.
    Os demais candidatos, excluindo Marina Silva que tem saldo zero, (40% de potencial de voto e 40% de rejeição), apresentam resultados negativos.
    O maior deles é apresentado por Eduardo Campos, com saldo negativo de 25 pontos (10% de potencial de voto e 35% de rejeição).
    Na sequência, entre os candidatos citados, aparecem José Serra com saldo negativo de 15, (35% de potencial de voto e 50% de rejeição), e Aécio Neves com saldo negativo de 11 pontos, (25% de potencial de voto e 36% de rejeição). ”
    Bom vejamos então, neste momento, qual o saldo dos nossos candidatos a Governador do Estado:
    1. O candidato Flávio Dino tem 54% de aceitação e 14,1% de rejeição:
    (54-14,1= 39,9 POSITIVOS);
    2. E o candidato Luís Fernando tem 25% de aceitação e 33,5% de rejeição:
    (25-33,5= 8,5 NEGATIVOS).
    Nesta visão, a distância que Luís Fernando tem que percorre dos seus 8,5 NEGATIVOS até os 39,9 POSITIVOS de Flávio Dino é de 48,4 pontos.
    Bom tirem suas conclusões. Escolham qual é a “barca” que deve ser abandonada.
    Caro John Cutrim, a contribuição para o debate fica pela admiração pelo seu trabalho no Blog. Parabéns.

  6. socoro disse:

    Vamos mudar a historia do nosso maranhão, acredito que so muda flavio dino então se estiver viva com serteza meu voto é para flavio obrigado!

  7. pericles disse:

    Caboco, tu vais continuar mamando só nas tetas da Prefeitura de São Luís, o sonho ( ou seria delirio) de Flávio Dino ser Governador esta cada vez mais longe.
    Claro, tú e uma corja de imbecis preferem ignorar o fato de que o Luis Fernando começou com menos de 2% de aceitação quando foi lançado e que, Zé do XXXifre só passou dos dois digitos no ANO das eleições em 1que venceu com folga Jakson Lago.
    Pelo andar da carruagem, no final deste ano Fernando passa de Dino e, vai levar e futura eleição para governador no PRIMEIRO TURNO.
    Dino é bastante competente ( compete, compete, compete………e compete) enquanto Luis Fernando é a simpatia em pessoa.
    Resumo da ópera: O Maranhão vai continuar na MERDA pois nem Luís Fernando nem Flávio Dino possuem competência para governar esta merda de estado.
    INTERVENÇÃO FEDERAL JÁ.

  8. PRJr disse:

    Cada um avalia da sua ótica… Com seus vieses. Lembrem-se que há 1 ano e meio da eleição de presidente, a Dilma tinha por volta de 15% e o Serra quase 40%. Essas análises muito antecipadas não devem ser vistas de forma comparativa entre os candidatos. Mas sim a evolução individual. Comparar a performance de cada um em cada pesquisa. Dizer que se deve somar os índices dos candidatos pra saber o tanto que cada um tem que crescer é ignorância matemática pura. Se 2 candidatos são comparados diretamente… E a diferença entre eles é de 40%, pensem comigo… Se um subiu 20, o outro tem que cair 20, e logo a diferença de 40 se foi… Estão passando uma informação errada… Um conceito deturpado errado. Existem conceitos importantes, mas nesse caso específico essa informação está deturpada. Eu, e acredito que grande parte do povo, cansei de conversa de quem é amigo de quem, se é do sarney, do jackson.. Eles não são candidatos. Quero saber quem pode fazer mais pelo meu Estado. Hoje eu votaria em Luis Fernando pelo trabalho DELE! (E não me interessa Roseana, Lobão, Gastão etc.) E não votaria em Flávio Dino por acreditar menos NELE. (E não me interessa Zé Reinaldo, Weverton Rocha, Edvaldo etc. )

  9. Nonato Angelo disse:

    Pronto. A chapa está formada: DINO/HILTON. Não tem pra ninguém. Atende a reivindicação do PDT e obedece a aceitação nas pesquisas.

  10. Boliviano rumo a Serie B disse:

    Cai, cai, cai, cai, cai Flavio Vice da Gama Dino!!!!
    tá caindo em John…cuidado com teu emprego, acho bom já procurar outra coisa pra fazer…

  11. Vicente Jr. disse:

    Pesquisa aqui, pesquisa acolá… o fato é que o único que cresce é Luís Fernando

  12. É mas lembremo-nos que para eleger-se nesse cargo é necessário ter passado de realizações,campanha bem estruturada e atingir todos seguimentos.O Anastasia em Minas era último no início e levou…eu hoje votaria pela renovação mas o Dino já perdeu outras vezes, se não cometer o erro do Castelo de acreditar que eleição é empresa de marketing caro e acreditar no potencial do cérebro humano criador e na fé poderá sim se nosso novo governante.

  13. RBRANDÃO disse:

    VEJAM BLOG PROF. RBRANDÃO E OBSERVEM A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO ESTATÍSTICA

    http://branndd.blogspot.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens