Fechar
Buscar no Site

Pereirinha encerra sessão na Câmara por causa de tumulto com manifestantes

A sessão especial realizada na Câmara Municipal de São Luís, nesta quarta-feira, (07), com o objetivo de discutir a pauta de reivindicações apresentada por um grupo de pessoas que manteve o Legislativo Ludovicense ocupado durante sete dias, teve de ser encerrada pelo presidente da Casa, vereador Antonio Isaias Pereirinha (PSL), por causa de um tumulto na galeria.

manifestacao

Foto: Paulo Caruá

A decisão do dirigente do parlamento da capital maranhense foi tomada “visando resguardar a integridade das pessoas e do patrimônio da Câmara”, afirmou ele, que convocou uma reunião no gabinete da Presidência com representantes do movimento.

Depois de negociação com lideranças, às 11h a sessão teve início com a presença de treze (13) representações em plenário, sendo que três, (03), compuseram a Mesa Diretora e dez, (10), no plenário; todos com direito a falar durante dez, (10), minutos, além de vinte, (20), na galeria.

Antes do início da sessão houve um princípio de tumulto no corredor de entrada da Câmara Municipal, quando apareceu spray de pimenta lançado contra membros da segurança da Casa. Porém, a situação foi contornada. Já durante a sessão os ânimos iam ficando cada vez mais exaltados a medida que o tempo passava, até que aconteceu o tumulto, durante o discurso do vereador Sérgio Frota (PSDB) quando falou: “eu faço aqui um desafio. Quero ver vocês irem invadir a Assembleia”.

Diante da situação, Pereirinha achou por bem suspender a sessão. Foi ai que os ocupantes da galeria se exaltaram mais ainda. Os vereadores também já se mostravam muito chateados com o que estava acontecendo, e alguns demonstravam que o clima já estava ficando insustentável. Percebendo que o ambiente estava carregado de tensão e não sendo recomendado para o reinício dos trabalhos, Pereirinha resolveu dar a sessão por encerrada.

Outro lado

“Quem usou spray de pimenta hoje na Câmara de Vereadores foi a Guarda Municipal, por que a galeria já estava ocupada por pessoas colocadas pelos vereadores e não queriam permitir a entrada dos/as manifestantes, isso logo na entrada. Depois usaram os seguranças para inicialmente agredir o estudante Nelson e depois os outros, causando tumulto e encerrando a sessão”, afirma Claudinei Rodrigues.

Para o professor universitário Bruno Rogens, a sessão extraordinária da Câmara dos vereadores de São Luis foi marcada por muita violência. “Os vereadores conspiraram desde o início para a sessão não ocorrer. Desde cedo jogaram factóides em programas de rádio AM e mandaram os funcionários dos vereadores ocuparem as galerias. Os manifestantes reivindicaram acesso pois alguns estavam lá desde 8:00 da manhã e a resposta foi spray de pimenta da guarda municipal. Durante a sessão os vereadores estavam muito nervosos e quando surgiram denúncias graves sobre a probridade de alguns deles foi quando surgiu o tumulto nas galerias, provavelmente iniciado por funcionários dos vereadores. Os vereadores se recusaram à debater nossa pauta que é a pauta da cidade de São Luís”, declarou.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens