Fechar
Buscar no Site

Penha discute políticas para idosos com o Ministério Público

O fortalecimento das políticas para os idosos no município de São Luís foi o principal assunto da visita de cortesia que o vereador Raimundo Penha fez ao promotor de justiça Alenilton Santos Júnior, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa dos Direitos das Pessoas Idosas e das Pessoas com Deficiência (CAO/PIPD). Do encontro também participaram o presidente do Conselho Estadual do Idoso do Maranhão, Glécio Leite Silva, e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de São Luís, Déborah Lopes Jatahy.

“A garantia dos direitos da pessoa idosa é uma das prioridades do nosso mandato, e temos buscado atuar em parceria com as instituições e entidades da sociedade civil para viabilizar projetos que podem mudar a realidade da pessoa idosa em nossa capital. Precisamos nos preocupar com o envelhecimento saudável, com a qualidade de vida das pessoas que estão envelhecendo”, declarou.

Uma das iniciativas discutidas na reunião foi o projeto Família Acolhedora, experiência bem-sucedida em outros estados e até em municípios do interior do Maranhão. A proposta reconhece o acolhimento institucional como uma necessidade para garantir assistência aos idosos que não têm mais família, que foram abandonados, tiveram seus direitos violados e não conseguem se manter. Nesse cenário, também foi defendida a disponibilização de cuidadores gratuitos pela Prefeitura de São Luís, por determinados períodos, para atender aqueles que precisam ir ao médico ou ao supermercado, por exemplo.

“O final do encontro, decidimos pela realização de um painel na Câmara de São Luís, no mês de outubro, quando se comemora o Dia Internacional da Pessoa Idosa, para trocar experiências e aprofundar o debate e avançar na adoção de medidas e programas que favoreçam a qualidade de vida dos nossos idosos”, finalizou Raimundo Penha.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens