Fechar
Buscar no Site

Pedro Novais recebe benefício mensal da Assembleia do MA

Folha de São Paulo

A Assembleia Legislativa do Maranhão paga mensalmente R$ 1.050 para o ministro do Turismo, Pedro Novais, como ressarcimento de gastos como plano de saúde.

Segundo a Assembleia, o ministro tem direito ao valor desde 2005, quando o Legislativo estadual estendeu o benefício –que já era dado a deputados estaduais– também a ex-deputados.

Novais exerceu o cargo de 1979 a 1982. Foi eleito em 1978, pela Arena.

Contando apenas a partir de maio de 2010, quando os gastos da Assembleia passaram a ser publicados no Portal da Transparência, o ministro já recebeu R$ 15.750.

Depois de ser deputado estadual, Novais foi eleito para cinco mandatos e um período como suplente na Câmara dos Deputados. Este ano, licenciou-se da Câmara para assumir o ministério.

Por meio da assessoria da pasta, o ministro disse que recebe o ressarcimento há quatro anos. Afirmou ainda que, como deputado federal e ministro, não tem direito a plano de saúde. Disse que o benefício é um direito adquirido, do qual não pensa em abrir mão.

Novais foi indicado para o Ministério do Turismo pela família Sarney, de quem é aliado, e pela cúpula do PMDB, seu atual partido.

Como ex-deputado estadual, Novais é pensionista do Fundo de Pensão Parlamentar, e recebe, desde 2003, pensão parlamentar.

O valor pago mensalmente não foi divulgado e é proporcional ao tempo de contribuição para o fundo.

Segundo a Assembleia, o pagamento dos benefícios para ex-deputados está previsto em resoluções internas.

Uma delas prevê que também poderão ser ressarcidos eventuais gastos emergenciais de saúde, como internações e cirurgias, desde que o ex-deputado solicite.

O fundo de pensão dos deputados maranhenses foi criado em 1980, durante o mandato de Novais na Assembleia, e extinto em 2003. A legislação, porém, manteve os direitos adquiridos.

Segundo a Assembleia, Novais obteve o benefício ao contribuir para o fundo de pensão mesmo após terminado seu mandato na Casa.

Colaborou ISAIAS ROCHA ALMEIDA, de São Luís

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

10 respostas para “Pedro Novais recebe benefício mensal da Assembleia do MA”

  1. LUÍS ANFRÍSIO disse:

    ISSO É UMA EXCRECENCIA PRÓPRIA DO MARANHÃO.

  2. esse trocado ele usa pra pagar MOTEL……….

  3. MARIA disse:

    NEM TUDO QUE É LEGAL , PODE SER CONSIDERADO MORAL , ESSE É UM CASO , OUTROS EXEMPLOS SÃO O DR . JAKSON LAGO QUE ANTES DE MORRER RECEBIA APOSENTADORIA E REGALIAS , COMO CARRO OFICIAL , SEGURANÇAS . ETC .. DE UM CARGO DE EX GOVERNADOR QUE FICOU APENAS DOIS ANOS , HOJE A MULHER USUFRUI DO DIREITO COMO VIÚVA , O OPOSICIONISTA JOSÉ REINALDO TAVARES RECEBE OS MESMOS DIREITOS E REGALIAS , ASSIM COMO JOSÉ SARNEY , ROSEANA , JOAO CASTELO , TUDO FARRINHA DO MESMO SACO !!!!

  4. Inácio Augusto de Almeida disse:

    É por estas e outras IMORALIDADES qué tem político que só chama contibuinte de otário.
    E eu estou me convencendo que eles estão é certo.

  5. Dom Cosme... disse:

    Para Inácio augusto :
    Koqadinho do Pêdo… Ele é tão carente! Inácioa Augusto, eu não sei o que tu tens com imoralidade alheia! Veja como está a situação de Penalva… Agora que estamos em pleno verão , tem criança dando uma de empleiteiro. Mas não tem problema, o cara que passou “Tadeu Palácio” pra traz vai construir uma bela recapagem… ai os cara mirins da “Operação Tapa Buracos” vão ficar a vê navios. E tem mais ; como Penalva tem potencial turístico, o ministro Novais pode até dá uma mãozinha.Concordas? afinal o Maranhão é a terra do Dono do Mar!

  6. Inácio Augusto de Almeida disse:

    Dom Cosme
    Será você é realmente o Dom Cosme legítimo? Este seu texto está me parecendo de um Dom Cosme GENÉRICO.
    Em todo caso:
    Eu me preocupo com estas IMORALIDADES porue elas são pagas com o MEU dinheiro. E se você não sabe, fique sabendo que VOCÊ tambés paga esta pouca vergonha.
    O dinheiro dos impostos que pagamos é que mantém estas benesses a estes tipos sem escrúpulos.
    É por este tipo de absurdos que as estradas estão esburacadas, os hospitais não são construídos, a educação é um desastre. E por aí vai.

  7. no maranhão,quando há uma denuncia de politicos,outros saem defendendo não a imoralidade que ele comete, mas os politicos, e como faremos para mudar isso,para mim não iteressa a ou b,maquiavel dizia:( moralidade e politica não sentam á mesma mesa,o que os une chama-se tergiversação metódo comum em qualquer ser despróvido de competência.)

  8. QUER SABER O QUE ACONTECE NO PAÇO? ACESSE: paconoticias.blogspot.com

  9. josecampos disse:

    chapeu de otario e marreta.rosengana e seus cupinchas foram eleitos pelos analfabetos que nao sabem mesmo ler e escrever e os que sao analfabetos politicamente como os professores,que votaram quase que totalmente nela na esperanca de receber a famosa URV. o dinheiro que a turma recebe da assembleia dava pra pagar voces otarios

  10. Inácio Augusto de Almeida disse:

    Bira do Pindaré
    Por que você não apresenta um projeto de lei para acabar com esta pouca vergonha?
    Ou você concorda com isto?
    Ah, tem o tal do DIREITO ADQUIRIDO?
    Mas pelo menos daqui para a frente ninguém iria mais se locupletar com esta sinecura. E os valores seriam congelados.
    Dirijo o apelo a você por acreditar nas suas intenções sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens