Fechar
Buscar no Site

Pedetistas ‘históricos’ querem refundar o PDT no Maranhão

Do blog do Manoel Santos Neto

Antigos militantes do Partido Democrático Trabalhista realizaram nesta segunda-feira (13) uma manifestação em São Luís com objetivo de “reunir forças para refundar o PDT no Maranhão”. O ato foi iniciado, no começo da tarde, no saguão do Aeroporto Marechal Cunha Machado, onde acabara de desembarcar o médico Igor Lago, filho do ex-governador Jackson Lago.

Igor Lago ganhou manifestação de apoio ao desembarcar em São Luís, no início da tarde desta segunda-feira (13)

Vindo de São Paulo, Igor Lago foi aplaudido e cumprimentado, num gesto de solidariedade e apoio de militantes‘históricos’, que pediram que ele não se afaste do esforço que começa a ser feito para revitalizar as forças do PDT no Maranhão.

“Igor Lago, como seu pai, o ex-governador Jackson Lago, representa uma liderança indispensável para que o PDT não se desvirtue, para que o nosso partido permaneça fiel aos valores e aos princípios que sempre cultivou”, declarou o sociólogo Léo Costa, um dos articuladores do movimento.

Emocionado, Igor Lago disse que o PDT tem de voltar às suas origens. “Aqui no Maranhão, o PDT tem uma história que não se pode apagar: é o partido das lutas sociais de nosso povo. O nosso partido não pode se transformar em um balcão de negociatas, de maquinações, de conchavos e de acordos espúrios”, enfatizou Igor Lago, ao lado da viúva do ex-governador Jackson Lago, a médica Clay Lago, e de vários antigos pedetistas.

Iniciado no Aeroporto Cunha Machado, o ato, intitulado ‘Abraço de confraternização e confiança’, prosseguiu, no início da noite desta segunda-feira, com o ‘encontro de afirmação democrática, de solidariedade e confiança’, realizado no Salão Buriti do Hotel Holiday Inn, na Avenida Castelo Branco, São Francisco, ao lado do Hotel Abbeville.

Os antigos pedetistas, que se solidarizaram com Igor Lago, foram enfáticos ao afirmar que não cabe uma imposição do Diretório Nacional do partido ao PDT maranhense. Ocorre que a Comissão Estadual Provisória, dirigida por Igor Lago, foi desconstituída pelo presidente da legenda e ex-ministro Carlos Lupi.

“Somos a favor do diálogo e repudiamos a violência, que não é a nossa prática, mas dos regimes e dos ambientes autoritários combatidos por nós por toda a nossa vida”, afirmou Léo Costa.

Ele defende a idéia de que haja um consenso para a construção de uma nova Comissão Estadual Provisória, com 11membros, sendo cinco indicados pelo grupo de Igor Lago e cinco indicados pelo grupo do suplente de deputado federal Weverton Rocha. O presidente desta Comissão, na avaliação de Léo Costa, seria um 11º membro, indicado de forma consensual pelas duas alas do PDT-MA.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens