Fechar
Buscar no Site

PCdoB espera contar inclusive com PSDB na campanha de Flávio em 2014

A dois meses da data limite para definição das candidaturas oficiais, o presidente do PCdoB de São Luís, Márcio Jerry, avalia que o momento é favorável para o campo de oposição, eleitoral e politicamente.

Em contato com pelo menos oito partidos em toda a São Luís, o partido busca consenso entre todas as siglas para que se possa traças a melhor estratégia para 2012, com vistas às eleições de 2014. Jerry disse que esperar contar com todos os partidos de oposição unidos em 2014 numa eventual candidatura de Flávio Dino ao governo do Estado, inclusive o PSDB.

Vermelho – Hoje, o PCdoB é a principal peça no jogo político na capital maranhense, mas passa por um problema de ordem pessoal de seu principal representante, Flávio Dino. Como o partido pretende encarar o desafio de se articular interna e externamente sem ele?

Márcio Jerry – O PCdoB São Luís tem mantido seu protagonismo político, articulando uma coalizão político-partidária para apresentar uma alternativa nas eleições de outubro capaz de vencer e reforçar o campo da mudança e da renovação. Temos quatro bons pré-candidatos que conversam com oito partidos políticos. Acreditamos na unidade desse campo e em sua viabilidade eleitoral.

Todos os partidos que compõem hoje a oposição a Roseana Sarney (PMDB) e ao atual prefeito estão unidos ao PCdoB e cada um deles possui um pré-candidato à disposição. Quais elementos serão definitivos na escolha da melhor opção para todo o grupo?

Então, estamos conversando muito para alinhavar pontos de convergência, critérios e um método de escolha daquele nome que nos representará no pleito. A escolha passa pela construção de um consenso progressivo que leve em conta o projeto eleitoral de 2014 e as condições necessárias para vencer agora em 2012.

Como o PCdoB pensa em garantir que as alianças realizadas com outras siglas em 2012 permaneçam fortes até 2014, ano das disputas estaduais, em que o PCdoB deverá continuar sendo fundamental?

Acreditamos na consolidação de um pólo político que nos une aos movimentos sociais, à maioria do PT, ao PDT, PSB, PPS, PRTB, PP, PTC e até mesmo o PSDB em 2014. Defendemos uma frente ampla para ganharmos as eleições de 2014, pondo fim a esse ciclo de atraso que já dura quase 5 décadas.

Com o impedimento pessoal de Flávio Dino neste momento, quem comanda as articulações?

A direção do PCdoB tem muita qualidade política, integrada que é por lideranças experientes e de grande credibilidade. O comando é do presidente estadual, camarada Oliveira, do nosso secretário de organização estadual, Gérson Pinheiro, do deputado estadual Rubens Júnior e da direção municipal de São Luís, a qual presido.

Qual o posicionamento do partido nacionalmente sobre a disputa eleitoral em São Luís, diante de todas essas variáveis?

A direção nacional é solidária com tudo aquilo que temos realizado aqui. Isso aconteceu em 2008, 2010 e continua acontecendo agora em 2012.

Existe data para definir quem será o candidato do grupo de oposição? O que falta para que essa escolha aconteça?

Data precisa não existe, mas creio que estamos chegando a ela. E o que falta é acumularmos mais debate, chegarmos a mais pontos de convergência e dessa forma escolhermos o nome e um programa de mudança e renovação em nossa cidade.

Da Redação do Portal Vermelho/ Maranhão

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens