Fechar
Buscar no Site

Parque do Rangedor completa um ano mesclando lazer, saúde e preservação ambiental em um só lugar

No próximo dia 8 de setembro, a cidade histórica de São Luís comemora 408 anos de fundação. Em 2020, o aniversário da capital maranhense também marca as comemorações pelo primeiro ano de existência do Parque Estadual do Rangedor, equipamento público que virou referência para quem busca diversão, esporte e lazer gratuitos.

Com cerca de 120 hectares de extensão, a Unidade de Conservação Ambiental onde o Parque do Rangedor foi instalado é uma verdadeira combinação entre saúde e natureza, já que mais de 90% da sua área total são de mata preservada e protegida pelo plano de manejo do Parque.

Na parte que estava degradada, foram construídas oito praças com equipamentos de esporte e playgrounds. Ao todo, são 3,5 km de pista de corrida e ciclovia, quatro quadras poliesportivas (sendo uma quadra de areia e uma de tênis), além de academia, playground, vila para food trucks, estacionamento com 500 vagas e um Batalhão de Polícia Ambiental.

Para conter o avanço da pandemia de Covid-19, o Parque Estadual do Rangedor teve que fechar as portas por aproximadamente três meses, mas desde o final de julho deste ano o parque foi reaberto, com horário reduzido: das 5h às 11h e das 16h às 21h. Por ora, as quadras, academias e parquinhos permanecem fechados, mas as pistas de cooper e a ciclovia estão disponíveis. Também seguem proibidas a venda de comida e os piqueniques.

Como medida preventiva contra o novo coronavírus, algumas etiquetas sanitárias devem ser respeitadas pelos frequentadores, como o uso obrigatório de máscaras e o distanciamento de 2 metros entre as pessoas.

Apesar das limitações impostas pela crise epidemiológica, a população reconhece a importância do Parque para a cidade e continua aproveitando as instalações do Parque para manter os exercícios físicos em dia.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens