Fechar
Buscar no Site

Para Roseana, tudo azul

Por: José Reinaldo Tavares

Basta observar um pouco as atitudes da governadora para constatar que ela está cada vez mais desconectada da realidade em que vive a população. Normalmente, férias de governador só se dão quando as coisas estão muito bem e que a população está satisfeita com a vida. E não sei quem lhe dá informações tão equivocadas para que ela saia de férias pela segunda vez em dois meses. Beira a alienação. Ou talvez ela não esteja mesmo se importando com nada.

Todos sabem que três setores são muito sensíveis para os cidadãos: segurança, saúde e educação. Será que a alienação da governadora a leva a crer que algum desses setores está pelo menos razoável? Pelo que faz e diz, parece que sim, mas a situação, na realidade, é pouco menos que um caos.

A violência, para começar, está fora de controle e quem atesta isso são as estatísticas nacionais. Mas, muito mais do que isso, a população vive assustada com os crimes em grande quantidade que acontecem todos os dias: desde os crimes por encomenda em que as principais vítimas são empresários; aos assaltos a ônibus – que acontecem diariamente e em todas as linhas; roubos nos estabelecimentos comerciais, residências, pessoas nas ruas, nas saídas de banco, etc.

O IML está sucateado, dificultando e muitas vezes impedindo a solução dos crimes, o que aumenta a situação de impunidade existente. O crack se alastra com rapidez em todo o estado sem nenhuma providência do governo, o que contribui enormemente para o aumento da criminalidade.

O crime campeia solto em todo o estado e na antes pacata e tranquila capital, a situação se agrava rapidamente. E tudo isso está muito bem exposto nas pesquisas e estudos especializados que informam que a situação está tão grave que do vigésimo sétimo lugar que ocupávamos há poucos anos, estamos bem distantes e agora somos quinta capital mais violenta do país. E nesse embalo, uma organização internacional, tomando como base as estatísticas nacionais de cada país, para espanto de todos, classifica São Luís também em vigésimo sétimo lugar entre as cidades mais violentas do mundo. Chocante!

Bastava isso, a situação da violência no estado, para impedir férias de qualquer governador responsável. Mas pelo visto Roseana está ‘segura’ de que isso não é importante o bastante para impedir as férias de uma governadora muito estafada… E de tirar férias em dezembro e em janeiro.

E a saúde? Estaria melhor do que a segurança? Não para a população. Até ouvindo programas das rádios de propriedade da governadora é possível constatar o grau de revolta e irritação da população com a desordem que impera no setor. Isso acarreta a precariedade do atendimento, ao sofrimento nas filas e ao mau atendimento. A pirotecnia trazida pela propaganda enganosa do governo não engana a mais ninguém.

Os hospitais antigos e que funcionavam bem, hoje estão fechados e os 72 novos, prometidos pela governadora, até agora só produzem escândalos e não saúde. Até os funcionários públicos que tinham um hospital para atendê-los e que pagavam pelo funcionamento do Hospital Carlos Macieira, de uma hora para a outra, viram o hospital ser fechado para intermináveis e milionárias reformas, sem nenhum motivo, até que chegou a notícia de que seriam atendidos em um hospital alugado na Cidade Olímpica. Este alugado por um valor altíssimo, sem condições mínimas de substituir o verdadeiro, causando a revolta dos funcionários. E a notícia que chega é que esse hospital agora atenderá pelo SUS, não será mais para atender funcionários. Como isso pode ser explicado? Não há explicação possível. E na área do saneamento, a falta d’agua se tornou crônica e agora prometem resolver com as sempre suspeitas dispensas de licitação. Foram tomados de surpresa!

E na educação? Roseana tem uma ojeriza especial ao ensino médio. Agora sem explicação ou justificativa, ela, ao invés de aumentar o número de estabelecimentos de ensino médio, está é fechando os que funcionavam na capital e no interior do estado. Mas isso não é novidade… Quem conhece a história de Roseana no governo sabe que quando ela deixou seus dois primeiros mandatos, simplesmente se esqueceu de implantar o ensino médio em 157 municípios. Um crime sobre o qual os órgãos de controle nunca a questionaram. Depois jogou mais de 100 milhões de reais quando tentou uma gambiarra com o tal Tele-Ensino, um projeto contratado por dispensa de licitação, que acabou fechado envolto em retumbante fracasso.

Isso sem falar no prédio do antigo Colégio Maristas, enorme e podendo se transformar em importante instituição de ensino, e que atualmente encontra-se abandonado, sem uso, sendo depredado.

E para demonstrar a grande atenção e prioridade dada pelo governo à educação o governo, inepto, perdeu o prazo de cadastramento no Programa Pró-Jovem Urbano do governo federal, deixando milhares de estudantes maranhenses sem os recursos do Programa. Essa iniciativa, que além de uma bolsa de cem reais, garante matrícula para a conclusão do ensino médio ou curso profissionalizante, creche e alimentação para as crianças, no caso dos beneficiários serem pais. O governo nem tenta se explicar pelo desastre, mas isso tem nome: é incompetência e omissão.

E por fim, desde que a Roseana tomou o governo, os exames nacionais que medem o ensino no país colocam sempre o estado entre os últimos colocados do Brasil.

Roseana Sarney, porém, vê “tudo azul” no estado, nada depende dela, não é com ela. E assim se manda para Paris, cansada de tanta luta. Vai literalmente esfriar a cabeça no inverno europeu.

E para terminar, todas as publicações louvam o bilionário Eike Batista, o oitavo homem mais rico do mundo. E louvam a maneira como ele acumulou tanta riqueza, competindo e sem “maracutaias”. Mas vamos acreditar que é apenas desinformação, pois aqui no Maranhão, repito, talvez o empresário não saiba que o gás que vai começar a explorar teria, por determinação legal, que ser entregue à GASMAR e esta empresa estatal então distribuiria o gás para o distrito industrial, para os taxis, ônibus, dotando assim o estado da possibilidade de oferecer aos empresários energia a preços bem mais baixos, como atrativo para investirem no estado. Isto atualmente já é feito em muitas outras unidades da federação, incluindo a região nordeste nordeste, chegando até o Ceará.

Certamente desconhecendo isso, Eike Batista se prepara para usar todo o gás em lucrativas usinas termelétricas, para produzir e vender energia elétrica a um preço compensador e, nesse caso, o maior perdedor é o maranhense, pois essa energia será vendida em outros estados e o ICMS será recolhido nesses estados, pois quem paga é o consumidor final.

Assim, da exploração dessa riqueza do gás nada ficara no Maranhão e mais uma vez o estado sai perdendo por não ter quem o defenda.

O empresário, no entanto, está seguindo suas premissas, e na verdade quem devia cumprir sua obrigação era o governo.

Governo? Cadê o governo, que só vive de férias?

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

12 respostas para “Para Roseana, tudo azul”

  1. Iran disse:

    Muito bom o comentário de José Reinaldo pena que foi feito por ele.

  2. Luiz disse:

    Zé Reinaldo teve a oportunidade de mudar o Maranhão quando foi Governador, porem apenas roubou e deixou roubarem, agora quer ser o paladino da Justiça, falso moralista! Tudo que Zé reprova hoje ele fez bem pior quando era Governador, obedecendo como um cordeirinho as determinações a sua esposa ,a verdadeira governadora na época.

  3. junior disse:

    AGORA SO RESTA ESPERAR ATE 2014E REZAR Q ELA NAO TERMINE DE DESTRUIR O MARANHAO

  4. SAMUEL DE VITERBOS P. SANTOS-MÉDICO disse:

    CARO JOSÉ REINALDO TAVARES:
    CONCORDO PLENAMENTE COM O SENHOR, POIS O SENTIMENTO QUE TENHO E DA MAIORIA DA POPULAÇÃO MARANHENSE, É DE ABANDONO QUASE TOTAL DO ESTADO, ENQUANTO ELA ESTÁ EM PARIS.
    COMO EXEMPLO, NA ÁREA DE SAÚDE, TENHO ACOMPANHADO ALGUNS CASOS DE PACIENTES VÍTIMAS DE FRATURAS ÓSSEAS POR ACIDENTES, QUE NÃO TÊM PLANO DE SAÚDE. SE VÃO PARA O SOCORRÃO 2, COM SUA HIPERLOTAÇÃO, DEMORAM ATÉ 30 DIAS PARA REALIZAR , POR EXEMPLO, UMA CIRURGIA DE FÊMUR, POR QUE É SOMENTE O SOCORRÃO QUE, COMO HERÓI, ATENDE ESSES CASOS, PELA AUSÊNCIA TOTAL DE HOSPITAIS DO ESTADO PARA ATENDER EMERGÊNCIA ORTOPÉDICA. OS HOSPITAIS DO ESTADO PARA PEDIATRIA ESTÃO SUCATEADOS, ALÉM DE NÃO TEREM VAGAS. AS CIRURGIAS BARIÁTRICAS ( “REDUÇÃO DO ESTÔMAGO”), QUE ANTES EXISTIAM NO HOSPITAL GERAL, AGORA FORAM PRATICAMENTE PROIBIDAS, SENDO QUE NO HOSPITAL DUTRA ELAS TAMBÉM QUASE NÃO ESTÃO ACONTECENDO. ENTÃO, COMO O MEU SAUDOSO AMIGO DR. JACKSON LAGO GOSTAVA DE CITAR, “AS PROCISSÕES DE AMBULÂNCIAS” CONTINUAM, DO INTERIOR DO ESTADO PARA OS SOCORRÕES. AS GESTANTES DO INTERIOR DO ESTADO ESTÃO EM SITUAÇÃO DE EXTREMO RISCO, PORQUE POUQUÍSSIMOS HOSPITAIS DO INTERIOR TÊM UTI MATERNA OU NEONATAL. COMO EXEMPLO, CITO CHAPADINHA, QUE, APESAR DE SER UMA CIDADE DE CERCA DE 70 MIL HABITANTES, NÃO TEM SEQUER UM TOMÓGRAFO, IMAGINE UTI.
    O INCOMPETENTE E ARROGANTE SECRETÁRIO DE SAÚDE DO ESTADO, RICARDO MURAD, QUE DE SAÚDE ENTENDE TANTO QUANTO EU DE FÍSICA QUÂNTICA, CONTINUA A DIVULGAR A “REVOLUÇÃO NA SAÚDE”, GASTANDO MAIS COM PROPAGANDA DO QUE COM SANEAMENTO BÁSICO, COM SEUS MICRO-HOSPITAIS QUE NEM MESMOS OS PREFEITOS DELES QUEREM ASSUMIR, POR QUE ISSO NÃO RESOLVE O PROBLEMA DOS MUNICÍPIOS , ALÉM DE ONERAR AS PREFEITURAS.
    O PIOR DE TUDO ISSO É VER QUE A REPRESENTANTE MAIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO MARANHÃO, DRA. FÁTIMA TRAVASSOS, AO INVÉS DE ESTAR FISCALIZANDO TUDO ISSO, VAI É EM INAUGURAÇÃO DE UPA NA PERIFERIA DE SÃO LUÍS, APLAUDIR ROSEANA E SUA, DIGAMOS, FAMIGLIA, COMPROMENTENDO A INDEPENDÊNCIA E DEVIDA ISENÇÃO QUE DEVE TER ESTE ÓRGÃO TÃO NOBRE E ADMIRADO QUE É O MINISTÉRIO PÚBLICO.
    COMO O SR. BEM DISSE, É PERTO DO CAOS!
    DEVERÍAMOS TODOS , ISSO SIM, MUDAR PARA PARIS (ONDE ELA ESTÁ) OU, QUEM SABE, LAS VEGAS ( ONDE ELA VAI DE VEZ EM QUANDO).

  5. SERGIO disse:

    RUASRUASRUAS, SERIA ATÉ CÔMICO SE NÃO FOSSE TRÁGICO: ZÉ REINALDO CRITICANDO ROSEANA. PRIMEIRO QUE NÃO TERIA SIDO NADA POLITICAMENTE NA VIDA SEM O APOIO DO PAI DELA E DELA TAMBÉM!! SEGUNDO QUE ESSE SUJEITO FOI GOVERNADOR E NÃO SE TEM NOTÍCIA DE ALGUMA OBRA – DE FATO – DEIXADA POR ELE. ORA, O QUE FEZ ZÉ REINALDO PELO SISTEMA ITALUÍS? O QUE FEZ ZÉ REINALDO PELA SEGURANÇA? QUANTOS HOSPITAIS ZÉ REINALDO CONSTRUIU? PELO MENOS UM AMBULATÓRIO AO MENOS? O QUE FEZ ZÉ REINALDO PELA MELHORIA DA NOSSA EDUCAÇÃO??

    AGORA O QUE SE SABE SÃO DAS PONTES LIGANDO NADA A COISA NENHUMA, DAS ORGIAS NO PALÁCIO DOS LEÕES BANCADAS COM DINHEIRO DO CONTRIBUINTE COM ALEXANDRA E CIA, DOS CONVÊNIOS FRAUDULENTOS COM PREFEITOS PARA BANCAR A ELEIÇÃO DE JACKSON EM 2006 E DOS OUTROS CANDIDATOS LARANJAS, OU SEJA NÃO FEZ NADA QUE PRESTASSE!!

    ENTÃO ZÉ REINALDO, VAI PLANTAR BATATA NO MEIO DO ASFALTO QUE TU NÃO ENGANA NINGUÉM!!!!

    AH! E VIAJAR TODO MUNDO QUE PODE VIAJA, OU VC ESQUECEU DAQUELA TUA IDA AO MÉXICO QUE ATÉ JURA FILHO FOI? RSRS.

  6. Certinho disse:

    Ela deve ta querendo dar o ultimo passeio como chefe de estado! a justiça, tarda mas não falha, e se acaso esse juiz, não cassar o mandato dela, ele vai pegar uma maldição tão grande, que no dia seguinte já vai está arrependido do que fez!

  7. LIMA disse:

    LINDA MINHA GUERREIRA!!! TE AMO!!!

  8. Richardson disse:

    Ze do povo.

  9. Luiz disse:

    Pelos comentários o Zé Reinaldo para ter credibilidade deveria escrever contra ele mesmo.

  10. JESUS disse:

    ZÉ REINALDO
    Gostou de ler seus textos acho que conhecedor das entranhas do sarney você deve saber o quer está escrevendo, ainda bem que o Jonh reproduz seus textos no blog dele, pois no seu eu não consigo fazer comentário acho muito complicado devia ser mais simples!
    então vamos ao comentário.
    Roseana e seu grupo político hj sobrevivem graças ao alto grau de analfabetismo e miséria existente no estado junto a isso uma forte maquiagem produzida pelo seu sistema de comunicações que passa para o resto do estado apenas o que interessa ao grupo, os órgãos de fiscalização do dinheiro público existentes no estado hoje comem no prato da corrupção junto com ela e uma oposição que bate cabeça quando na verdade não se sabe realmente quem é “oposição” onde o que vale é o interrese individual de cada partido ou liderança política e não o progresso do estado como um todo, então você acha que ela iria deixar de viajar por que o povo não tem segurança, água potável, escola para seus filhos e as necessidades básicas para se viver com dignidade você acha que ela está preocupada com isso, Se o que mantém ela e seu grupo no poder continua firme e forte, é Roseana pode viajar tranqüila que por aqui nada ameaça você perder seu brinquedinho.

  11. Nonato disse:

    ZÉ REINALDO É UM CABOCO MUITO RANCOROZO MESMO. A GRANDE LÁ DEIXOU ELE VENDO NAVIOS ELE FICOU SEM MULHER E SEM GOVERNO, SEM CHANCE DE SE ELEJER DE NOVO E AGORA QUER APARECER PRA VER SE ALGUÉM LEMBRA DELE. CLARO QUE ISSO NÃO VAI DAR EM NADA.

  12. Custódio disse:

    Azul tá é a conta bancária do John Cutrim cada vez que ele publica alguma coisa tentando esculaxar Roseana Sarney. Os cães ladram mas a caravana não pára, seu peido azedo de Castelo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens