Fechar
Buscar no Site

Para o convento das Mercês tem verba, já para o colégio Marista…

Por Fábio Henrique Farias Carvalho

No Governo Jackson Lago, foi comprado o Colégio Marista para que nele fosse instalada uma escola técnica de tempo integral. No entanto, tudo ficou no papel após a cassação de Lago. Outro crime contra a educação pública do nosso Estado.

O projeto previa toda reformulação da praça esportiva (que é a segunda do Maranhão, somente atrás do complexo do Castelão) e também a da estrutura física do prédio do colégio que, por sinal, é tombado como Patrimônio Federal. Mas nem isso é respeitado, nem isso é levado em consideração.

No período de Jackson Lago, o projeto foi orçado em R$ 960 mil. No Governo Roseana Sarney, o mesmo projeto chegou a ser orçado em 24 milhões, isto é, um escândalo sem precedente. O fato é que o Colégio Marista Maranhense está se acabando, servindo como ponto de venda e consumo de drogas, além de esconderijo de marginais que cometem seus delitos e se refugiam no extenso colégio.

Resta lembrar que a Educação do Maranhão é uma das piores do país, com números reprováveis. Das 10 pires escolas do Brasil, 7 (sete) estão aqui. Vale lembrar que no último ENEM tivemos notas lamentáveis, onde ficamos nas últimas posições. Isso sem contar que durante os dois primeiros governos da Senhora Roseana Sarney tínhamos escolas de segundo grau em apenas 30% das cidades do Maranhão, ou seja, um culto a ignorância e a falta de conhecimento.

O mais lamentável é que para cultuar o nome do Senador José Sarney, rapidamente a base aliada na Assembleia aprovou a estatização do Convento das Mercês (Fundação José Sarney) – salvo engano em caráter emergencial -, entretanto para educar e propagar o conhecimento do povo do Maranhão, a camarilha dos Senhores Deputados Sarneysistas se calam e silenciam, afinal, seus filhos estudam em escolas particulares de ótimo nível e muitos até no estrangeiro, bancado muitas vezes também com o dinheiro oriundo da corrupção.

O lamentável é que enquanto a Governadora Roseana Sarney brinca de Governar, o Colégio Marista está se deteriorando e sendo desrespeitado. Tendo quase 90 anos de existência, a escola foi responsável pela educação de muitas gerações, inclusive de figuras ilustres, dentre elas o poderoso Chefão do Maranhão, José Ribamar Ferreira Araújo da Costa, o José Sarney. Como já sabemos, não podemos contar com absolutamente nenhuma ajuda desse Senhor que somente se preocupa com poder, cargos e o culto ao seu egocentrismo exagerado como tão bem disse o editorial do Jornal do SBT recentemente.

Pergunto: Onde anda o Ministério Público da Educação? Onde anda o Ministério Público do Patrimônio Público?

Enquanto todos se calam, os ladrilhos hidráulicos se perdem e as janelas seculares do colégio do Marista se fecham a cada dia para o futuro.

Como diria um grande amigo: “Pobre Estado rico”.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens