Fechar
Buscar no Site

Paço do Lumiar: Prefeita Paula Azevedo recomenda isolamento durante Semana Santa

A Prefeita em exercício de Paço do Lumiar, Paula Azevedo (PCdoB), recomenda prudência e atenção redobrada da população para este período da Semana Santa, em relação aos cuidados com a prevenção e combate ao Coronavírus. Paço do Lumiar, a 7ª cidade em densidade populacional no Maranhão, já conta com 10 (dez) casos confirmados da doença e 02 (dois) óbitos por covid-19.

De acordo com os dados divulgados pelo Governo do Estado do Maranhão nesta quinta-feira 09/04, os óbitos registrados são de um paciente do sexo masculino, diabético, que faleceu no dia 05/04/2020 e um paciente do sexo feminino, portadora de doença renal, hipertensão arterial e diabética, que faleceu no dia 07/04/2020.

Ainda segundo o Governo do Estado, entre os bairros com maior incidência de coronavírus no município são: Maiobão, Lima Verde e Cidade Verde.

A Prefeita em exercício de Paço do Lumiar, Paula Azevedo, tem apelado ao senso de irmandade e coletividade dos munícipes e vem reforçando por meio de suas redes sociais, que é importante para a população se manter em casa, evitando aglomerações desnecessárias. “A Semana Santa nos faz refletir sobre o que Deus fez por nós e sobre o amor de Cristo pela humanidade. Então, é hora de todos nós demonstrarmos esse amor uns pelos outros, não se colocando em risco e também não levando este risco ao seu próximo”, pontuou Paula.

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), alerta que segundo avaliação do Ministério da Saúde (MS) e demais autoridades em saúde no Brasil e no Maranhão, o início do pico de maior contágio do vírus já começou, e que o isolamento social é a única forma recomendada para que se diminua a curva ascendente de infectados. “É preciso que a população entenda que o número de casos tende a subir, mais que pode ser mais lento, pelo simples fato da colaboração de todos em cumprir medidas preventivas a exemplo de lavar as mãos, evitar sair de casa, usar máscaras mesmo que de pano, para se proteger e proteger a todos”, ressalta Soraya Santana, Secretária de Saúde de Paço do Lumiar.

Ações Desenvolvidas

Desde o início do período de quarentena adotado pelo poder estadual por meio do decreto 35.662/2020, uma série de medidas também foram tomadas pela Prefeitura de Paço do Lumiar, com vistas a contribuir para frear o avanço da pandemia do Covid-19. A execução de ações conjuntas dos diversos órgãos públicos no município reforçaram a estratégia de redução da circulação de pessoas nas ruas para salvaguardar o sistema público de saúde e preservar a saúde dos munícipes.

Por determinação da Prefeita Paula Azevedo, também foi instituído um gabinete de gestão de crise, no qual a SEMUS tem papel primordial na condução das diversas ações de prevenção e combate ao Coronavírus. Entre as principais estratégias destacam-se as medidas para conscientização da população, com apoio de carro de som, medidas de fiscalização no comércio local, por parte da Vigilância Sanitária do município com a cooperação do 22° Batalhão da Polícia Militar do Maranhão para funcionamento apenas de estabelecimentos de serviços essenciais. Também foi garantida a manutenção dos atendimentos nas UBS’s com reforço na triagem e garantia de EPI’s para os profissionais, esforço estendido aos Serviço Móvel de Urgência e Emergência — Samu, que recebeu entre outros equipamentos, luvas, máscaras, capotes e toucas, adquiridas com recurso próprio do município.

Em âmbito interno, houve ainda a reorganização e implantação de metodologias de redução de número de pessoas nas atividades administrativas, garantido inclusive condições de isolamento para funcionários inclusos no grupo de risco para o Codvid-19.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens