Fechar
Buscar no Site

Othelino Neto critica declarações de Jair Bolsonaro sobre queimadas na Amazônia em quarta edição do podcast

Foto: Reprodução

As declarações do presidente da República, Jair Bolsonaro, em relação às queimadas na Amazônia, receberam críticas do presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), na quarta edição do podcast ‘Diálogo com Othelino’. Combate à depressão, acesso livre de personal trainers em academias maranhenses e visita à Creche-Escola Sementinha também estiveram em pauta.

Para Othelino Neto, Jair Bolsonaro comete erros sucessivos, ao invés de ser um agente aglutinador para buscar parceiros quem ajudem a resolver o problema. “Os governadores da Amazônia Legal estão mobilizados para ajudar, porém, é preciso que o governo federal lidere o movimento e não fique inventando culpados”, acentuou.

Em seguida, citou a demissão do diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), após divulgar o aumento do desmatamento no Brasil, que subiu 83% se comparado ao ano passado, e a retirada de 95% do recurso orçamentário voltado para o combate ao desmatamento e ao desequilíbrio. Segundo Othelino, as atitudes de Bolsonaro começam a trazer consequências negativas para o Brasil. “Já começamos a ver nas redes sociais pessoas e organismos defendendo que produtos brasileiros não sejam comprados lá fora por conta da postura do governo brasileiro”, disse.

A criação do Dia Estadual de Combate à Depressão, fruto de lei proposta pelo deputado Fábio Macedo e já sancionada pelo Governo do Estado, também foi tema desta edição.

“É um problema atual e que quase todas as famílias enfrentam, portanto é preciso que todos nós, Poder Legislativo, Executivo e Judiciário, Ministério Público e a sociedade como um todo estejamos mobilizados no controle e combate à depressão”, avaliou.

‘Personal Trainers’ e Sementinha

O presidente Othelino Neto falou ainda sobre o Projeto de Lei 071/2019, de autoria do deputado Felipe dos Pneus (PRTB), que assegura o acesso de ‘personal trainers’ às academias no Maranhão, um dos temas mais debatidos na política local nos últimos dias, após a derrubada ao veto governamental.

Othelino Neto explicou como parlamentares e educadores físicos chegaram a um acordo. “Os representantes do Sindicato dos Profissionais de Educação Física estiveram na Assembleia, conversaram com todos os nós deputados e, consequentemente, conseguimos articular a derrubada do veto para o reconhecimento da importância deles, que são essenciais para a saúde de todos nós”, acentuou.

A visita à Creche-Escola Sementinha, na companhia da presidente do Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), Ana Paula Lobato, foi o último assunto tratado por Othelino Neto na quarta edição do podcast. “Embora confie nos profissionais que lá estão, diretores, professores e supervisores, fomos ver como estão funcionando as coisas. Como está sendo servido o almoço, como está a sala de aula, como está o espaço físico da nossa creche.

Enfim, com o objetivo de fazer com que a Sementinha, que é um projeto que nos orgulha muito, esteja funcionando cada vez melhor”.

O programa pode ser ouvido a qualquer hora e lugar – no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Para ouvir, é necessário baixar o aplicativo Spotify ou o Soundcloud. Depois, basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. O programa também estará disponível nas redes sociais do presidente (Youtube, Instagram, Facebook e Twitter).

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens