Fechar
Buscar no Site

Oposicionista critica discursos de elogios a José Sarney

Agência Assembleia

O líder da Oposição na Assembleia, deputado Marcelo Tavares (PSB), criticou na manhã desta terça-feira (22) o discurso proferido pelos deputados Carlos Alberto Milhomem (PSD) e Magno Bacelar (PV), que ocuparam a tribuna para destacar a homenagem prestada ontem ao senador José Sarney pela Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema).

Em seus pronunciamentos, tanto Milhomem quanto Bacelar fizeram enfáticos elogios a Sarney, enaltecendo-lhe a carreira política e lhe atribuindo a realização de obras que teriam proporcionado o desenvolvimento econômico do Estado. Marcelo Tavares contestou o tom do discurso dos parlamentares governistas, dizendo que fizeram uma fala de celebração do fracasso.

“Sarney foi governador do Maranhão, foi presidente da República, quatro vezes presidente do Senado, e o Maranhão é o Estado da Federação com a menor renda per capta. Se o caminho de um homem público é beneficiar a coletividade, é fazer com que os seus pares vivam melhor, o presidente Sarney fracassou. Fracassou porque não conseguiu fazer o Estado do Maranhão ser um Estado melhor para os maranhenses. Fracassou porque fez o nosso Estado ser o pior Estado da Federação”, declarou Marcelo Tavares.

O sicialista acrescentou que, depois de quase mais de 50 anos de vida pública, o senador José Sarney viu-se obrigado a escrever um livro para justificar o seu fracasso. “Sarney conseguiu, sob o seu domínio, fazer do Maranhão o Estado mais pobre da Federação”, afirmou o deputado oposicionista, observando que agora tanto o ex-presidente Sarney como a governadora Roseana Sarney buscam encontrar os culpados.

“Vejam só, não é a Oposição que está buscando os culpados, nós sabemos quem são os culpados, é a Roseana e o Sarney. A Roseana disse, na Rede Globo de Televisão, no Jornal Nacional, que a culpa do atraso do Maranhão é das crianças, porque os maranhenses têm muitas crianças. Depois disse que a culpa é dos maranhenses que moram na Zona Rural, os trabalhadores rurais. E agora o presidente Sarney diz que a culpa é dos migrantes nordestinos que vieram para o Maranhão de outros Estados e do solo maranhense, que não é bom, ou seja, a culpa é de Deus.”

Migrantes

O deputado Marcelo Tavares leu na tribuna um trecho de um livro no qual o senador José Sarney tenta dar uma explicação sobre a pobreza do Maranhão.

Eis o texto: “As consequências do aumento rápido e brutal da população foram danosas, os migrantes que vieram para o Maranhão, pelo que significou na destruição das terras, que já sendo péssimas tornaram-se piores com a perda de produtividade”.

Portanto, para Sarney, segundo Marcelo, as terras do Maranhão são péssimas e a reforma da lei de terras que ele propôs para regular a ocupação foi modificada por pressões políticas, e em vez de melhorar o solo, o destinou à criação de gado expulsando o lavrador.

Marcelo Tavares frisou que, com um quadro de extrema pobreza na maioria de seus municípios, este é o Maranhão “que nós temos a obrigação de lutar para modifica-lo e fazê-lo melhor para a população do Maranhão. Se o presidente Sarney descobriu a fórmula do enriquecimento só contou para seus familiares, porque o Maranhão ficou muito pobre”, ironizou.

Ao encerrar seu discurso, o líder da Oposição lamentou que “ainda há muitos maranhenses que insistem em louvar o fracasso, porque o nosso vizinho Ceará foi modificado pela elite industrial, empresarial do Estado que tomou o Estado das mãos dos coronéis”, concluiu Tavares.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

8 respostas para “Oposicionista critica discursos de elogios a José Sarney”

  1. O GRANDE disse:

    O deputado Marcelo Tavares que hoje se diz oposicionista desde criancinha pensa que o povo é abestado. O seu papi que foi mandachuva(coronel),que por décadas mandou e desmandou em Cajapió!!! o que pió não poderia ficar!!!! foi por trezentas vezes prefeito do tal cajá que ficou pió. Sendo eleito ou(tomavam na marra), sobre o comando de el bigodom sarney, que chamava o hora aliado e hoje oposicioniiista Marcelito de meu afilhado e que o mesmo tomava benção. Marcelito vai para o cajá que o teu pai deixou pió e fecha a tua tua matraca que agora está chegando é o carnaval!!???###

  2. RICARDO disse:

    ESSE DEPUTADO MAGNO BACELAR, JUNTO COM TATA MILHOMEM NÃO PASSAM DE DOIS CAPACHOS DE SARNEY, O BRASIL TODO CONSEGUE VER O MAU QUE A DITADURA SARNEY CAUSOU E AINDA CONTINUA CAUSANDO PARA O MARANHÃO E SÓ ELES COM ALGUNS ALIENADOS NÃO CONSEGUE VER, ACORDA MARANHÃO É HORA DE DAR UM BASTA NA DITADURA SARNEY.

  3. Capelobo disse:

    ESSE VÍRUS CHAMADO SARNEY ESTÁ DESESPERADO, NÃO SÓ ELE, ROSENGANA TAMBÉM TÁ NO DESESPERO, PORQUE AGORA ELES VIRAM QUE DEPOIS DE 50 ANOS DE MANDO E DESMANDO DESSE MAU CARÁTER, NOSSO ESTADO CONTINUA POBRE, UM POVO MISERÁVEL, CONTINUA IGUAL A 50 ANOS ATRÁS, QUANDO ESSE VERME RESOLVEU SER DONO DO NOSSO ESTADO.
    SARNEY DIZ QUE O CULPADO DA POBREZA É O SOLO DO MARANHÃO. QUAL SERÁ A OPINIÃO DELE A RESPEITO DO SOLO QUE OS JUDEUS ENCONTRARAM EM ISRAEL E TANTOS OUTROS LUGARES DE TERRAS RUINS QUE VIRARAM TERRAS FÉRTEIS?ISSO MOSTRA QUE ESSE CANALHA VIU O MAL QUE ELE E OS AGREGADOS FIZERAM AO MARANHÃO.
    AGORA É TARDE. A CULPA NÃO É DO SOLO. A CULPA É DO SARNEY, DA ROSENGANA E DOS AGREGADOS QUE NESSES 50 ANOS SÓ SUGARAM NOSSO ESTADO.

  4. Capelobo disse:

    há 50 anos.

  5. Ramilton disse:

    Ate quando;Maranhao estaremos sob o dominio destes que são governantes de si mesmo, não do povo sofredor que tem lutado para sobreviver neste estado de pobreza.

  6. Francinaldo Morais disse:

    É provável que a pretexto de participar como homenageado das comemorações da FIEMA, o velho morubixaba Sarney tenha vindo ao Maranhão para intimidar os oficialatos militar e dos bombeiros e os juizes livres do TRE que deverão julgar processos de cassação de Roseana (modus operandi de Sarney). Esses três grupos de maranhenses não podem se deixar intimidar, sacrificando todo um processo de mudanças iminente e possível. O Velho oligarca demonstra desespero face ao seu ocaso inevitável; os novos Sarneys, gritam pelo pai diante do despreparo para a administração democrática do Estado. Francinaldo Morais, professor de História, Caxias-Maranhão

  7. Rosy disse:

    E o estado do ex presidente Lula, que esteve responsável pelo pais em dois mandatos, cresceu mais do que o Ceará? O estado do ex presidente FHC, foi o que mais cresceu em sua gestão? Foi extinta a pobreza nos estados que tiveram filhos presidentes desta nossa republica? Ora senhores, não preciso defender os Sarney, mas nós precisamos de uma oposição inteligente. De grupos políticos que saibam trabalhar e de jornalistas que sejam imparciais e inteligentes, senão nós continuaremos na mesma, como os pseudo opositores que não conseguem ver um palmo a frente de seus interesses pessoais e que só criticam porque não estão mamando, como fizeram nos governos do zezinho (ex afilhado) e o sofrido Jackson Lago, inesquecível trabalhador que faleceu mas em razão do rombo deixado pelos seus aliados da era “12”.

  8. Rogerio disse:

    Sem generalizar, culpa é do povo, por passar 50 anos elegendo eles…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens