Fechar
Buscar no Site

Oposição traça metas para São Luís

Pré-candidatos a prefeito de São Luís demonstram união e força em reunião na Assembleia Legislativa

Pré-candidatos da oposição estiveram presentes no debate “São Luís, outros 400” na Assembleia Legislativa na manhã desta terça (22). Edivaldo Holanda Junior (PTC), Eliziane Gama (PPS), Roberto Rocha (PSB) e Tadeu Palácio (PP) apresentaram propostas para a cidade, com o apoio de pré-candidatos e lideranças do PCdoB e de partidos aliados como o PRTB, PHS, PPL, PDT e a resistência do PT.

Foto: Felipe Klamt

Unidos, os quatro pré-candidatos dos partidos de oposição para as eleições de 2012 reforçaram a intenção de escolher candidato único para a disputa, apoiados por todos os nove partidos que já declararam apoio à proposta.

“Povo, política e programa para a nossa cidade” são, segundo o deputado estadual licenciado Rubens Pereira Júnior (PCdoB), os três critérios que definirão qual entre os pré-candidatos apresentados ao povo de São Luís para disputar a eleição contra João Castelo tomará a frente da disputa eleitoral a partir de 6 de julho.

O primeiro dos critérios vai levar em consideração o resultado das pesquisas, quantitativas e qualitativas, que ouvirá qual o sentimento das ruas em relação aos pré-candidatos. O segundo (política) levará em conta as alianças e a capacidade de aglutinação que o candidato apresenta em torno de si. Já quanto ao programa para a cidade, é necessário que o candidato escolhido tenha projetos concretos de mudança para o modelo de gestão hoje instaurado na prefeitura de São Luís.

Com a palavra, os pré-candidatos

Escolhido através de sorteio, o primeiro pré-candidato a falar foi Roberto Rocha, presidente municipal do PSB. O socialista destacou a importância de uma gestão integrada entre as secretarias, que consiga agregar os trabalhos das pastas da prefeitura para obter resultados concretos para a população. “É preciso método, conhecimento do processo e liderança para fazermos uma gestão integrada, com padrão único de secretariado,” indicou Rocha.

Foto: Felipe Klamt

O ex-deputado federal também frisou a importância do Porto do Itaqui, que não é bem aproveitado pela cidade e precisa trazer mais retornos para a população de São Luís. “O Itaqui não pode ser apenas uma porta para o mundo, tem que ser uma porta para dentro, para que o povo participa, que atenda as necessidades da cidade,” sugeriu.

Eliziane Gama (PPS) chamou atenção para que a prefeitura de São Luís tenha um olhar mais humanizado para os problemas da cidade. Falando de educação, saúde, saneamento básico, segurança e direitos humanos, a deputada estadual e pré-candidata à prefeitura de São Luís afirmou: “Precisamos olhar para o futuro resolvendo os problemas do presente.”

Foto: Felipe Klamt

O ex-prefeito de São Luís, Tadeu Palácio (PP), destacou a importância da união entre os pré-candidatos. “Não se trata de disputa, o que temos aqui são forças unidas” para eleger o próximo prefeito, trazendo propostas de modificação no cenário político de São Luís.

Edivaldo Holanda Júnior (PTC) ressaltou que São Luís precisa, além de mudança, de uma transformação. Para o deputado federal licenciado e pré-candidato à prefeitura, é importante transformar o crescimento econômico de São Luís em desenvolvimento para a população.

Para Júnior, respostas como educação de qualidade, investimento qualitativo na saúde, na mobilidade urbana (com outras opções de transporte além do ônibus) e garantia de emprego e renda para os cidadãos são luisenses são esperadas para que São Luís possa se desenvolver.

Auditório lotado

Todos os nove partidos da base aliada de oposição estiveram presentes no debate “São Luís, outros 400”, que teve mediação do deputado estadual Bira do Pindaré (PT).

O deputado anti-Sarney faz parte do grupo de resistência petista, que não apoia a candidatura de Washington Oliveira (PT) à prefeitura de São Luís com o apoio da governadora Roseana Sarney (PMDB).

“Estou sendo fiel às nossas convicções. Fui eleito no palanque das oposições, sou deputado de oposição e é na oposição que fincaremos nossas trincheiras de luta,” informou o petista.

O deputado estadual Rubens Pereira Júnior, ao manifestar-se pelo PCdoB, demonstrou a importância do evento para construir um novo campo político em São Luís e em todo o Maranhão: “O ‘Outros 400’ é emblemático porque vem em uma data importante para a cidade, em que ela vai mostrar que pode fazer mais daqui para frente e vamos saber aproveitar essa chance”.

(Da Redação Vermelho / Maranhão com edição do blog do John Cutrim)

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens