Fechar
Buscar no Site

Operação Lei Seca: Detran-MA e BPRV realizam ações no Carnaval 2020 em São Luís

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), em parceria com a Policia Militar do Maranhão (PMMA), através do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPRV), intensificaram as ações da “Operação Lei Seca”, em São Luís, durante o Carnaval de 2020. No período de 21 a 25 de Fevereiro, foram realizadas blitzen nas principais avenidas da Capital, com o objetivo de reduzir número de acidentes causados por condutores sob o efeito de álcool.

Segundo dados da Divisão de Estatística do Detran-MA, ocorreram ações diversificadas da “Operação Lei Seca” nos cinco dias de maior atividade do Carnaval 2020. Nesse período, foram realizadas 932 abordagens a veículos, 829 testes do etilômetro, com 103 recusas, e lavrados 43 autos por condução de veículo sob a influência de álcool.

Durante as operações, a equipe de Educação para o Trânsito do Detran-MA, realizou abordagens educativas, conscientizando condutores e passageiros sobre a importância de práticas corretas no trânsito, ressaltando principalmente, o respeito às normas da “Lei Seca”.

Para a Coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-MA e  Vice-Presidente do Fórum Nacional da Lei Seca, Rositânia de Farias, as ações no Carnaval buscam formar um número maior de pessoas conscientizadas, para reduzir os riscos de acidentes e poupar vidas no trânsito.

“O foco é diminuirmos os acidentes e mortes nesse período em que o fluxo de veículos e o consumo de bebida alcoólica é maior. Portanto, é necessário reforçar as ações da “Lei Seca” para que haja cada vez mais segurança no trânsito”, disse Rositânia.

A funcionária pública, Danielle Lima, que foi abordada na operação realizada na sexta-feira (21), ressaltou o trabalho dos educadores do Detran-MA.
“Além da fiscalização de documentação e a realização do teste do bafômetro, nós, cidadãos, também recebemos da equipe de educadores, muitas orientações de cuidados no trânsito e sobre como dirigir com prudência e responsabilidade”, afirmou.

Ações Educativas

Além de participar das blitzen da “Operação Lei Seca”, o Detran-MA, através da Coordenação de Educação para o Trânsito, também realizou diversas ações educativas no período de 21 a 25 de fevereiro, em São Luís.

Na sexta-feira (21), a equipe de educadores do Detran-MA participou da abertura da “Operação Carnaval” com uma blitz educativa realizada no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-135. No sábado (22), pela manhã, a equipe esteve na Ponta da Espera abordando usuários do Ferry Boat que estavam embarcando para passar o Carnaval em outros municípios, e à noite realizou ação educativa no Carnaval do Parque do Rangedor. Além disso, durante os três dias de Carnaval, o Detran-MA marcou presença no Circuito Beira-Mar, no domingo (23), na segunda-feira (24) e na terça-feira (25).

Nesses cinco dias, foram abordadas 10.400 pessoas, realizados 45 testes educativos com o etilômetro e distribuídos 8.300 folders em formato de ventarola com informações sobre prevenção de acidentes e práticas seguras no trânsito.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens