Fechar
Buscar no Site

Oligarquia Sarney trama para adiar audiência de cassação de Roseana

Do sítio do jornalista Jorge Vieira

O vice-governador, Washington Luiz Oliveira (PT) protocolou, nesta manhã de sexta-feira (20), às 9h46min, no Tribunal Regional Eleitoral, uma petição, com a finalidade de afastar o juiz federal Nelson Loureiro da realização da audiência do dia 27, que ouvirá as testemunhas de defesa no processo de cassação da governadora Roseana Sarney, por abuso de poder político e econômico na eleição de 2010.

O documento protocolado por Washington, hoje uma espécie de laranja da Oligarquia Sarney, pede que a carta de ordem do TSE volte ao juiz Sérgio Muniz.

O processo de cassação do mandato de Roseana Sarney e seu vice Washington Luiz Oliveira (vulgo Macaxeira), por corrupção e abuso de poder econômico, movido pelo ex-governador José Reinaldo Tavares, já deveria ter sido julgado há muito tempo. Mas a Oligarquia Sarney tem usado de todos os meios escusos para retardar o julgamento, temendo aquilo que os especialistas chamam de uma “cassação certa”.

Apesar de toda a prova documental existente no processo do uso de recursos de convênios, (cujo montante chega a um bilhão de reais), com todo tipo de entidades, de prefeituras à associação de futebol de areia, para beneficiar a reeleição de Roseana e seu vice, seus advogados pediram para ser ouvida uma quantidade enorme de testemunhas de defesa (12) para provar que não houve abuso.

Como o processo tramita no Tribunal Superior Eleitoral (RCED 809), cujo relator é o ministro Arnaldo Versiani, foi determinado que o Tribunal Eleitoral do Maranhão ouvisse as testemunhas de defesa de Roseana Sarney, dentro de sessenta dias. No dia 01 de setembro de 2011, a carta de ordem do TSE (PET Nº 27311 – TRE/MA), chegou ao juiz Sérgio Muniz, que é filho do secretário adjunto da Casa Civil do governo de Roseana, Antônio Muniz.

Na véspera de expirar o prazo para cumprir a ordem do TSE, Sérgio Muniz, que havia passados 58 dias sem dá qualquer despacho no processo, “descobriu” que faltavam alguns documentos vindos do TSE. Nem marcou audiência e devolveu todo o processo ao Tribunal Superior Eleitoral.

O ato do juiz Sérgio Muniz foi considerado tão grave, que mereceu até pronunciamento do deputado Domingos Dutra na Tribuna da Câmara dos Deputados, no dia 22.11.2011, denunciando o que o parlamentar do PT chamou de “manobras que a família Sarney estaria fazendo no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão, e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, para evitar a cassação da governadora Roseana Sarney (PMDB)”.

O TSE, então, determinou o retorno da carta de ordem ao TRE do Maranhão, e foi redistribuída ao juiz federal Nelson Loureiro, que, no dia 14 de dezembro de 2011, designou a audiência para ouvir as testemunhas de defesa de Roseana para o dia 27 de janeiro.

Mas o inédito desse processo, talvez único na história, é que a pessoa acusada de cometer um crime, a corrupção eleitoral e abuso de poder econômico – no caso, Roseana Sarney – faz de tudo para que suas próprias testemunhas de defesa não sejam ouvidas pela justiça.

Agora, mais uma vez a Oligarquia se vale de seus instrumentos escusos para conseguir seu intento.

Artifício

Hoje, 20 de janeiro, às 09:46hs, o laranja Washington Macaxeira, que tem servido apenas para ser usado pela Oligarquia, protocolou uma petição no TRE (processo 1974/2012), cujo objetivo é exatamente afastar o juiz federal Nelson Loureiro da realização da audiência do dia 27, e que a carta de ordem do TSE volte ao juiz Sérgio Muniz.

Certamente, mais uma vez o TRE cumprirá as ordens da Oligarquia e não permitirá que a audiência do processo de cassação de Roseana e seu vice Washington Luiz se realize no dia 27, e ainda mais sob o comando de um juiz federal independente.

Na verdade, no meio jurídico, todos sabiam que a Oligarquia Sarney não iria se conformar que a carta de ordem do Tribunal Superior Eleitoral permanecesse com o juiz federal Nelson Loureiro, e usariam mais uma vez de todos meios para retardar o desfecho final do processo de cassação de Roseana e seu vice.

Não é por outra razão que todos os processos de cassação contra Roseana Sarney que já tramitaram no Tribunal Eleitoral do Maranhão, desde a eleição de 1994, foram todos sumariamente arquivados, alguns deles apreciados após o fim do mandato, quando já não tinha mais mandato a ser cassado.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

7 respostas para “Oligarquia Sarney trama para adiar audiência de cassação de Roseana”

  1. LIMA disse:

    LA VEM O CUTRIM ILUDIR A BALAIADA.!!!PODE SONHAR BALAIADA!!!! ROSINHA NAO PERDE NUNCA!!!KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  2. O PROFEÇÔR disse:

    ESSE CABOCO QE NUNCA TEVE UM VOTO,METE O BEDELHO,PORQUE?ESSE GOVERNO DE ROSEANA ,É COMO O SCAR FROTA.PUTA SEM VERGONHA.

  3. Inácio Augusto de Almeida disse:

    John
    Você queria o que? Que Sarney cruzasse os braços?
    Este processo vai ficar para as calendas gregas.
    Ou como se diz na Paraíba:
    PARA O DIA DE SÃO NUNCA!

  4. Dom Cosme... disse:

    Caro amigo Lima:
    A democracia pede (exige) passagem!
    Acontece que a democracia em nosso estado tem seus beneficiados, e aquele que não são de boa cepa,ou não estão dentro dos critérios de submissão a esse governo que o senhor segue cegamente, nunca terão direitos reconhecido, mesmo que seus direitos sejam latentes e cristalinos. Se o governo que o senhor o serve tivesse certeza de que não teria motivo para se preocupar com os desfechos deste caso,tenho certeza, deque seriam eles os mais afoitos e ávidos incentivadores da justiça. Cada caso é um caso, mas existem casos em que aqueles que se acham donos do poder, manipulam tudo, desde que essa manipulação possa impedir que eles sejam causadores de injustiça. Por falar em justiça, essa instituição está deveras em maus lençóis. A Ministra Eliana Calmom , declarou que o judiciário está infectado de ladrões togados, e isso é uma vergonha.E pasmem, a Eliana Calmon é do judiciário. O vice governador de nosso estado ao protocolar petição no TRE (processo 1974/2012), cujo objetivo de afastar o juiz federal Nelson Loureiro para que este não realize a audiência do dia 27, desacatando a carta de ordem do TSE , para que o processo volte ao juiz Sérgio Muniz, dá sinais claros de que houveram sim, ilícitos muito greves e que tanto o governo, quanto o seu vice temem perder a vaca leiteira que sempre nutriu a oligarquia a quem insisto , o senhor serve cegamente. Caro Lima: O senhor nos trata de balaios, mas o que o senhor desconhece é que a minha luta e de muitos , desde os tempos da “Ditadura é para que se pratique a democracia e se faça justiça e que haja menos corrupção nos meios governamentais. O que o Vive governador está fazendo é no mínimo tentando diluir o tempo , para que as Maracutáia por quem de dever teria o dever de ajudar passar a limpo as suspeitas de que tenham cometido ilícitos. _agora caso senhor, caso seja comprovada que houve dolo, o que fará o TSE/TRE/Ma, já que há uma decisão de quem frauda eleições arca com as despesas da Nova Eleição, caso este governo seja cassado, seu governo dispõe dos R$ 23 milhões para custear novo pleito?

  5. jose barros disse:

    INDAGO A QUEM ENTENDE: ESSA PETIÇÃO DO VICE-GOVERNADOR TEM CABIMENTO? QUAL O MOTIVO DA SUBSTITUIÇÃO? E POR QUE?EXISTE EMBASAMENTO LEGAL? E A OUTRA PARTE NÃO PODE PEDIR A PERMANÊNCIA DO MESMO JUIZ QUE FOI DESIGNADO? ESSAS LEIS BRASILEIRAS…

  6. J. Ribeiro disse:

    Infelizmente o Poder Judiciário do Maranhão é o “Oligarca Sarney”, é ele quem manda e desmanda, vergonhoso mesmo é ver esses magistrados de capa preta se passando de autoridade, sem o mínimo de vergonha na cara, com raras excessões. O Maranhão só vai se desenvolver e dar alegria ao seu povo quando esse desgraçado maquiavélico morrer, todos nós teremos esse dia, mas o dia da viagem do desgraçado será histórico para o Maranhão, “O dia da liberdade!!!”

  7. João araujo filho disse:

    Olhem com a cara feia para um juiz ou fale alto perto deles e irão ver o que é autoridade mas deixa o Sarney diser vem cá juiz ai irão ver um cachorrinho:
    vergonha ficou pra todo homem mas nen todo homem tem vergonha pincipalmente quando as togas são trocadas por dinheiro sujo e um poder que lhe é dado e nunca conquistado. GRANDES AUTORIDADE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens