Fechar
Buscar no Site

Óleo que apareceu no Maranhão não é do Brasil, diz Ibama

As manchas negras que têm aparecido em praias do Nordeste desde o início de setembro já atingiram 99 locais em 46 municípios de 8 estados, de acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). A maior parte (41%) está no Rio Grande do Norte (veja a situação do estado mais abaixo).

Uma investigação do órgão aponta que o óleo que está poluindo as praias têm a mesma origem, mas ainda não é possível afirmar de onde ele viria. Segundo a Petrobras, trata-se de óleo cru, que não é produzido no Brasil.

Nas redes sociais é possível ver moradores compartilhando vídeos e fotos dos bichos cobertos por óleo negro. A recomendação do Ibama é que, nestes casos, a população acione os órgãos ambientais competentes para que os animais sejam avaliados antes de devolvidos ao mar.

Até o momento, não há sinais de que peixes e crustáceos estejam contaminados, de acordo com o Ibama, mas o instituto recomenda que banhistas e pescadores não tenham contato com o óleo.

O Ibama pediu apoio à Petrobras para fazer a limpeza das praias e a empresa afirmou que vai disponibilizar 100 pessoas para o trabalho. O G1 perguntou ao Ibama quando a limpeza deverá começar, e aguarda retorno do órgão.

Maranhão

De acordo com o Ibama, foram registrados 9 pontos com manchas de óleo no estado:

Araioses – Ilha dos Poldos
Barreirinhas – Atins
Ilha Grande – Ilha dos Poldos
Paulino Neves – Praia do Barro Vermelho
Alcântara – Praia de Itatinga, Ilha do Livramento e Praia da Mamuna
Santo Amaro do Maranhão – Travosa e Santo Amaro do Maranhão

No Maranhão, uma tartaruga-marinha foi encontrada morta na segunda (22). O animal foi recolhido na praia de Itatinga, no município de Alcântara, a 30 km de São Luís. Segundo o banhista que encontrou o animal, havia manchas de óleo na areia da praia e a tartaruga estava agitada. Do G1

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens