Fechar
Buscar no Site

‘Olavo de Carvalho deve se limitar à função de astrólogo’, diz Mourão após ataque a militares

BRASÍLIA — O vice-presidente Hamilton Mourão comentou nesta segunda-feira o vídeo publicado no canal do presidente Jair Bolsonaro no qual o ideólogo de direita Olavo de Carvalho faz críticas a militares que integram o governo e a escolas geridas pelas Forças Armadas . Alvo de frequentes ataques do escritor, que é tido como guru da família Bolsonaro e se apresenta como filósofo, Mourão ironizou o desafeto e disse que ele deveria se ater à função de astrólogo. O vídeo também foi replicado pelo filho do presidente, o vereador Carlos Bolsonaro.

Na gravação, postada na noite de sábado e excluída quase 24 horas depois, Carvalho diz que as últimas contribuições dos colégios militares foram as obras de Euclides da Cunha e que, “desde então, foi só cabelo pintado e a voz empostada”. Ele afirmou ainda que “os milicos só fizeram cagada” ao entregarem “o país ao comunistas”.

— Eu acho que o presidente já falou que ele não viu o que é que era o tal vídeo. Alguém deve ter postado lá na rede dele – respondeu Mourão ao ser questionado sobre a atitude do Bolsonaro de ter postado o vídeo com críticas do Olavo aos militares. — E, em relação ao Olavo de Carvalho, mostra o total desconhecimento dele de como funciona o ensino militar. Acho até bom a gente convidar ele para ir nas nossas escolas e conhecer — completou

— E acho que ele, Olavo de Carvalho, deve se limitar à função que ele desempenha bem, que é de astrólogo. Ele pode continuar a prever as coisas que ele é bom nisso — ironizou o vice-presidente, em referência à antiga ocupação do ideólogo.

O vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ) desmentiu nas redes sociais o ministro Gustavo Bebianno, da Secretaria-Geral da Presidência. Bebianno havia negado que era o centro de uma crise no Executivo e afirmou ter conversado, por mensagens, três vezes com o presidente. Carlos disse que o ministro mentia e divulgou uma gravação do presidente em que Bolsonaro afirma que não iria falar sobre o caso com Bebianno. Foto: Reprodução

Ao ser indagado se o episódio não gera “desgaste desnecessário” para o governo e se não deveria haver um diálogo maior, ele disse que “a questão do Olavo de Carvalho” gera um desconforto pessoal, “mas não de uma forma geral para o governo”.

— Eu acho que Olavo de Carvalho perdeu o timing, não está entendendo o que está passando no Brasil, até porque ele mora nos Estados Unidos. E ele não está apoiando, não está sendo bom para o governo, realmente — alfinetou Mourão.

O vice-presidente disse ainda que não conversou com Bolsonaro sobre o assunto por achar que ele prefere “manter isso de uma forma a não dar maior repercussão” ao que o ideólogo vem dizendo.

Após as declarações de Mourão, Carlos Bolsonaro usou as redes sociais para elogiar Olavo de Carvalho. O filho do presidente afirmou que Olavo “é uma gigantesca referência do que vem acontecendo há tempos no Brasil”.

. @opropriolavo é uma gigantesca referência do que vem acontecendo há tempos no Brasil. Desprezar isto só têm três motivos: total desconhecimento, se lixando para os reais problemas do Brasil ou acha que o mundo gira em torno de seu umbigo por motivos que prefiro que reflitam.

— Carlos Bolsonaro (@CarlosBolsonaro) 22 de abril de 2019

O Globo

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens