Fechar
Buscar no Site

OAB: Sarney e Roseana devem devolver gasto com uso de helicóptero

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) quer que o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e sua filha, a governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), devolvam ao erário o que foi gasto com o uso de helicóptero da Polícia Militar estadual a serviço da família. Em dois fins de semana, o aparelho foi flagrado levando Sarney, sua mulher, Marly, e amigos para a ilha do Curupu, pertencente à família do senador, segundo denúncia do jornal Folha de S. Paulo. O presidente do Senado teria usado a aeronave de R$ 16,5 milhões duas vezes neste ano.

“É um caso típico de confusão entre o público e o privado”, afirmou o presidente da OAB, Ophir Cavalcante. “Espero que o bom senso prevaleça e que o Estado seja ressarcido pelo dano sofrido”, acrescentou. Para ele, pai e filha têm responsabilidade no episódio, mas a maior carga de cobrança recai sobre a governadora, porque o helicóptero pertence ao patrimônio estadual. “É inerente ao cargo que o dirigente público tenha compromisso moral e ético no trato da coisa pública”, explicou.

Segundo reportagem do jornal Folha de S.Paulo, em uma das idas, o peemedebista foi acompanhado de um empresário que tem contratos milionários no Estado governado por sua filha. Ao final da viagem, o desembarque das bagagens de Sarney teria atrasado o atendimento, pela Polícia Militar, de um homem com traumatismo craniano e clavícula quebrada.

Por meio de sua assessoria, Sarney disse ter “direito a transporte de representação e segurança em todo o território nacional, seja no âmbito federal ou estadual, sem restrição às viagens de serviço”. Disse ainda que o Legislativo, a exemplo do Executivo e do Judiciário, “são poderes da União independentes e harmônicos entre si” e que estava no Maranhão a convite da governadora do Estado, por acaso sua filha. Vídeos feitos por um cinegrafista amador mostram que houve pelo menos duas viagens no mesmo helicóptero para a ilha.

Na última, realizada no dia 26 de junho, Sarney teria levado como seus convidados um empresário que tem negócios com o governo maranhense e a mulher dele. Na primeira viagem, em 10 de junho, o presidente do Senado se fez acompanhar da mulher, Marly, e familiares. “É lamentável ainda ver o público sendo uma extensão do privado”, criticou Ophir. “Isso é cultural no País”. (Com informação das Agências)

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

6 respostas para “OAB: Sarney e Roseana devem devolver gasto com uso de helicóptero”

  1. Márcio Diniz disse:

    John,
    Você, com seu faro de repórter, veja como está sendo tratada pelo Governo do Estado a Educação no interior . Uma cidade pequena como Guimarães, no litoral, de pouco mais de 5.000 habitantes, fazendo protesto pelas ruas da cidade por causa da ameaça de desabamento de uma escola de ensino fundamental do Estado chamada Unidade Escolar Nossa Senhora da Assunção. Os alunos estão há mais de um ano estudando em outro local e o governo do estado não dá nem sinal de início das obras de recuperação do prédio. Veja a notícia com fotos no endereço: http://www.vimarense.zip.net

  2. Inácio Augusto de Almeida disse:

    Entrou na mídia a OAB aparece. A presença de vereadores analfabetos em quase todas as câmaras das pequenas cidades, uma afronta a Constituição Federal, é do conhecimento da OAB, mas nada é feito, nem uma palha a OAB mexe.
    Vereador analfabeto é que possibilita a aprovação das absurdas contas dos prefeitos corruptos. A OAB sabe disto, mas nada faz.
    Vereador analfabeto é que possibilita a perpetuação das oligarquias políticas, oligarquias que mantém os estados do nordeste nesta probreza extrema. A OAB sabe disto mas nada faz.
    Um dia, quando ainda não sei, o caso dos vereadores analfabetos vai virar notícia.
    Aí, a OAB vai aparecer e se dizer guardiã da Constituição Federal.

  3. carmelengo disse:

    o cidadão deve ser indenizado por quase ter morrido,o que mais me deixa triste,é a certeza de que nada vai acontecer,eu queria que fosse á filha dele esperando.

  4. RICARDO disse:

    SARNEY JUNTO COM A SUA FILHA SÃO DOIS VAGABUNDOS QUE ENRIQUECERAM ÁS CUSTA DO DINHEIRO PÚBLICO, NUNCA TRABALHARAM NA VIDA, E O PIOR AINDA DEBOCHAM DO POVO, ACORDA MARANHÃO VAMOS FAZER IGUALZINHO AO QUE ESTÃO FAZENDO NA LÍBIA TIRANDO ESSES VICIADOS EM ROUBAR O DINHEIRO PÚBLICO A FORÇA DO PODER.

  5. maria disse:

    Devolver………é mais uma enganação para com a população………………

  6. Wagner disse:

    Só devolver o gasto não basta; devolvam ao Maranhão a liberdade!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens