Fechar
Buscar no Site

O profundo buraco que a oligarquia Sarney transformou o Maranhão; muitos maranhenses estão enterrados nele

No alto da sua decrepitude, o senador José Sarney resolveu publicar, na edição de hoje do jornal O Estado do Maranhão (de sua propriedade), um artigo criticando os buracos de São Luís. Sem mais espaço para propagar suas sandices na Folha de São Paulo, Sarney teve que se adequar ao mesmo nível editorial baixo, rasteiro e torpe do jornal do qual é proprietário.

Num tom vil, peculiar a alguém que não pode mais disfarçar o ódio e o rancor enraizados no coração, José Sarney resolveu deixou de lado a imagem de literato, bom moço, escritor – de linhas mal traçadas – para falar de buracos. “(…) Os nossos buracos são tantos e, pior, não vi ninguém tapando buracos. Por que não se faz uma guerra para melhorar nossas ruas?”, diz ele em seu surrado escrito.

adriano-sarney

Neto do senador José Sarney, Adriano Sarney publicou recentemente foto onde aparece atolado na buraqueira da estrada que liga Amarante a Sítio Novo, de responsabilidade do governo da tia.
Imagem: blog Marrapá

Dado o elevado grau de demência, o político em fim de carreira (desesperado com a iminente ruína da oligarquia que comanda há quase cinco séculos), só hoje percebeu que há buracos em São Luís. Bingo! Coisa de gênio.

A descoberta repentina, deduz-se, deve ser por que o meio de transporte que mais utiliza seja jatinhos e helicópteros alugados pelo governo da filha. Como as aeronaves estavam ocupadas levando membros do clã para curtir o feriado na Ilha de Curupu, Sarney teve que recorrer a um táxi para se deslocar do aeroporto até o Palácio dos Leões.

Bom, sendo justo, não deixa de ter razão o Sarney. Os buracos realmente existem.

É uma ‘praga’ que atormenta não apenas os motoristas de São Luís. Tira o sono de muitos prefeitos maranhenses bem como deixa em estado de revolta a população. Basta iniciar o período chuvoso para que a malha viária vire uma tábua de pirulito. Pinheiro, por exemplo, terra natal do senador José Sarney e dirigida por um aliado seu, o que não falta são buracos. Tem para todos os tipos e gostos, tal como em outros municípios maranhenses grandes como Bacabal, Caxias, Presidente Dutra, Chapadinha etc… Nas estradas maranhenses também não faltam.

Como imagina-se que o ex-presidente do Senado faz muito tempo que não vai a Pinheiro, não deve ter conhecimento das crateras que tomam conta da princesa da baixada. E tampouco do estado precário de algumas MAs.

Acabar com buracos é uma tarefa simples, diante de outros desafios maiores, como saúde e educação. Porém, tapá-los ou eliminá-los com novo pavimento requer investimento, tempo e eficiência. No caso de São Luís, o ex-prefeito João Castelo iniciou um processo de recuperação asfáltica ano passado e, agora, o prefeito Edivaldo luta incansavelmente com sua equipe nesse mesmo sentido. São mais de dez equipes de tapa-buracos atuando diariamente na capital.

No segundo semestre está previsto o início de uma mega operação de recapeamento asfáltico da cidade. Por outro lado, a Caema, subordinada ao governo da filha, Roseana Sarney, continua sem fazer sua parte. São bueiros sem tampas e esgoto vazando a céu aberto em toda São Luís. Com certeza, Sarney deve ter caído em uma dezena de buracos desses nas suas andanças pela ilha.

Mas já que o assunto é esse, o senador José Sarney deveria ter falado também que seu grupo político colocou o Maranhão num grande e profundo buraco. São quase 50 anos de uma oligarquia sarneysista que, do alto de sua incompetência e descaso, levou o estado aos últimos patamares. Infelizmente, continuamos liderando os piores índices socioeconômicos. Esse, sem dúvida, é o pior buraco de todos, muito mais complexo de superar do que colocar asfalto em uma cratera de avenida ou rua, algo que não leva menos de 15 minutos.

O Maranhão hoje é uma terra arrasada, um cenário de pós-guerra.

rosengana-em-cg-1024x768

Para não ter que enfrentar os buracos das estradas maranhenses, a governadora Roseana Sarney recorre aos helicópteros alugados a custo de ouro por seu governo

Vejamos só: quantos e quantos buracos não foram necessários para enterrar maranhenses vítimas da pobreza e da miséria que morreram – e ainda continuam morrendo – no estado dirigido pelos Sarneys. Temos proporcionalmente a maior concentração de pessoas em condições extremas de pobreza. Centenas de milhares! Da população de 6,5 milhões de habitantes, 1,7 milhão está abaixo da linha de miséria (ganham até R$ 70 por mês). Atrelado a isso, possuímos o menor índice de desenvolvimento social, de acordo com o Indicador Social de Desenvolvimento dos Municípios.

Ah, quantos buracos ainda não foram necessários para enterrar crianças sem atendimento médico, já que a taxa de mortalidade infantil (número de crianças mortas no primeiro ano de vida, em mil nascidas vivas) ainda é bastante alta, sobretudo nos pequenos interiores e povoados. Além do mais, quantos buracos não foram preenchidos com jovens, adultos, idosos, cidadãos que morreram por falta de assistência médica, uma vez que somos o último colocado na distribuição de médicos, com 0,68 médicos para cada mil habitantes, ficando abaixo da média nacional que é de 1,95 médicos para cada mil habitantes. Triste realidade.

Os buracos hoje já são insuficientes.

Isso Sarney certamente não sabe contabilizar. Para ele pouco importa, o fundamental é a perpetuidade no poder e locupletar-se de suas benesses.

Em São Luís, capital do Estado, quase já não há buracos disponíveis nos cemitérios em função do tanto de pessoas assassinadas diariamente. Não há diferença de ser bairro nobre ou periferia. São corpos cravado de balas pela manhã, tarde e noite. Nunca vivemos em momento de insegurança tão grande no ‘melhor governo’ da vida de Roseana Sarney.

Buracos de sobra também para pais de família que se suicidaram-se, depressivos, ou perderam a vida arriscando-se em outros estados, haja vista que o estado é detentor de um dos piores índices de emprego e desemprego segundo o Caged. Em 2012 o Maranhão apresentou o menor índice de criação de empregos. Nos quatro primeiros meses de 2013, o Maranhão registrou um saldo negativo de 3.648 empregos. No mês de abril, os desligamentos somaram -736 (-0,16%). A torcida, nesse sentido, é para que a família Sarney fique desempregada em 2015.

Não há buraco maior, para concluir, o que a oligarquia já provocou nas finanças no Estado. Um rombo infinito que aumentou com empréstimos contraídos por Roseana ao longo dos seus mandatos que os maranhenses. Dívidas que teremos que pagar por um bom tempo, um montante de quase R$ 5 bilhões. Buraco por buraco, se há quem entende profundamente de buraco são os coveiros dos cemitérios do MA e a famigerada e moribunda oligarquia Sarney. Ah vá…!!!

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

11 respostas para “O profundo buraco que a oligarquia Sarney transformou o Maranhão; muitos maranhenses estão enterrados nele”

  1. Raimundo Erre Rodrigues Filho disse:

    Pra que tanto ódio por um cidadão que tanto fez e faz pelo Maranhão. principalmente por alguém que ainda nem saiu do cueiros e pouco ou nada viveu de uma Maranhão antes do Dr. Sarney. Tem seus defeitos mais também merece o respeito não só pela idade mais por ter em todos os recantos deste estado e deste pais o respeito dos homens e mulheres que vivem mais de cinquenta anos o acompanhamento politico, sem rancor, do nosso estado. Pela sua foto você me parece um garoto. Vale a pena sua batalha na busca do poder, mas, e preciso mais coerência e certamente chegando ao poder mudaria a luta. Ai seria ficar também por cinquenta anos. Um abraco

  2. PAU NA MAFIA !... disse:

    PAU NA MAFIA !…

  3. Gustavo disse:

    O canalha que escreveu esse artigo por te é tão covarde quanto você, pirralho. Esse jornaleco tu fazes parte, não passa de amontoado de pulhas que só serve para denegrir as pessoas que não aceitam ser achacadas por esses pilantras. Ainda há tempo de tu saíres dessa quadrilha .

    Resposta: Quem escreveu fui eu, portanto é de minha inteira responsabilidade.

  4. Benzão disse:

    eu não sei quem é mais cínico se o Sarnaey ou esse tal de Raimundo Erre(errou completamente).Falando do artigo que o ditador escreveu, fico pasmo da cara de pau, acho que qualquer um poderia ter escrito esse artigo, até o Sr. ERRE, com certeza um babão que deve viver há 50 anos das Têtas do governo, só que não poderia escrever o que escreveu é o próprio SARNAey, é sóandar pelas estradas do Maranhão que é um buraco só, tais brincando!

  5. chicosarney disse:

    Caro Blogueiro,não seja injusto com um homem que tanto contribuiu pelo desenvolvimento do Maranhão.É certo que falta muito,tem muitos problemas para serem encarados e melhorados,mas o MARANHÃO de SARNEY,com certeza é melhor administrado do que pelo time de ratazanas que cercou Dr.Jakcson Lago e agora o prefeito de São Luis, Edivaldo Holanda.Zé Sarney quando Presidente da República,conseguiu fazer a transição democrática do Governo Militar para Civil,criou Programas Sociais…….é um dos políticos mais respeitado e ouvido do Congresso Nacional,enfim tem história.Não é tu John Cutrim “UM PINTO CALÇUDO”que não viu praticamente nada da vida que vem falar de ZÉ SARNEY.POXA MEU GAROTO TU É FODA!

  6. J.Boni disse:

    Creiam, a maior angústia do velho oligarca, tá longe de ser a fatal perda das eleições em 2014, nem sua melancólica retirada do cenário político daqui a pouco. O que mais o atormenta, são os anos que já estão batendo pesado no tampão da consciência, minando as forças e prenunciando o final dos tempos. Já pintou, driblou e bordou no picadeiro da vida pública, mas não tem como se livrar nem reverter o baque do peso da idade, somado ao fardo da consciência. Os noventa tão chegando, embora rodeado de fortuna. O que mais pode se esperar de venturoso quando o ocaso já é o caso?.

  7. Carlos Eduardo disse:

    Esse Raimundo Erre e chicosarney tão de brincadeira. Quero saber se ele fez algum favor pro povo do Maranhão ou a obrigação por ta investido num cargo político. E se formos colocar numa balança o que Sarney fez e o que deveria (e poderia) fazer, todo mundo sabe para onde a balança iria pesar. Esse chicosarney fala q ele fez a transição democrática no Brasil, típico desses dinossauros políticos, onde o princípio da impessoalidade passa longe… Acho graça! Como o Benzão falou, só pode ser alguem que mama no estado e que baba esse pessoal pra defender uma oligarquia dessa. Quando olho alguem defendendo esse pessoal, já imagino que é alguem tirando proveito da situação!

  8. INSANA disse:

    SÃO TODOS DA MESMA CORJA!! A FAMÍLIA “SARNA” É UM CÂNCER NA SOCIEDADE LUDIVICENCE

  9. joao silva disse:

    Sarney é muito rico hoje, riqueza material é algo que acompanha o tempo de vida, algo prazeroso para quem tem isso como meta, mas revela-se um burro, pois orgulhoso, gostaria de passar bonito pela história, porém sua ambição desmedida o levará ao escárnio público nacional, uma marca de vergonha na história … muito triste. Os seus malfeitos serão muito mais lembrados e seus descendentes sentirão vergonha do nome que anexaram aos seus.

  10. ANTONIO FERREIRA DOS SANTOS disse:

    COM TODO RESPEITO PELO COMENTÁRIO SOBRE OS BURACOS…O MAIOR E INFINDÁVEL BURACO É O ABISMO ETERNO CONHECIDO COMO INFERNO PARA AONDE VÃO CAIR ESSES CORRUPTOS… MAS AIDA HÁ TEMPO DE SE ARREPENDER E SE ENTREGAR PARA JESUS CRISTO O ÚNICO QUE PODE LIVRAR QUALQUER UM DESSA TRISTE REALIDADE…

  11. Politicamente correto disse:

    TODOS ESSES CANALHAS QUE DEFENDEM ESSA OLIGARQUIA SARNEY SÃO TODOS IMBECIS.

    SE QUEREM FAZER UM POLÍTICO TRABALHAR NÃO O REELEJA. ESSA TURMA DO SARNEY TEM SIDO UM ATRASO PARA O MARANHÃO, SE DUVIDAS PESQUISE SOBRE OS ÍNDICES QUE MARCAM AS POLITICAS PÚBLICAS E VERÃO ONDE ESTÁ O MARANHÃO. LASCADO É CLARO!
    ESSA TURMA FUNDADORA DA ESCOLA SARNEYSTA SE INSTALOU DE TAL FORMA QUE CONSEGUE MANOBRAR OS DEMENTES E OS DEMAIS DA CLASSE POBRE DO INTERIOR QUE POUCO SABE SOBRE OS TRÂMITES POLÍTICOS. POIS QUEM É POLITICAMENTE CONSCIENTE JAMAIS DEFENDERÁ ESSA CORJA. APENAS OS CEGOS DE CONSCIÊNCIA E AQUELES QUE OBTÉM PROVEITO PARTICULAR DIRETA OU INDIRETAMENTE ACREDITAM QUE O MARANHÃO ESTIÁ BOM. QUE PORRA!!!!!!!!! ONDE JÁ SE VIU, HÁ QUANTOS ANOS ESSA MÁFIA ESTÁ NO GOVERNO? SÃO MUITOS ANOS!!!! PORQUE O MARANHÃO TEM AS CIDADES MAIS POBRES DO PAÍS???

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens