Fechar
Buscar no Site

O número da Escutec que O Estado não publicou: 47% acham que Castelo vencerá

Um dado expressivo chama a atenção na Pesquisa Escutec, contratada pelo jornal O Estado do Maranhão, mas que não foi publicado na edição impressa do matutino no domingo. A percepção do eleitorado de que o prefeito João Castelo vencerá as eleições cresce a passos largos a cada levantamento feito pelo instituto e já atinge o patamar de 47% do eleitorado.

Entre as várias perguntas feitas aos eleitores pela Escutec (os dados estão disponíveis na íntegra no site www.escutec. com), o entrevistado é deparado com o seguinte questionamento: “Independente do seu voto, quem você acha que vai ganhar as eleições em 2012?” (Espontânea).

Neste quesito 47% apontam o prefeito Castelo como o vencedor nas urnas. Em segundo aparece Tadeu Palácio, com 12,8%, seguido por Edivaldo Jr (12,6%), Washington (2,5), Eliziane Gama (1,8%) e Haroldo Sabóia (0,3%).

Para se ter uma ideia, na primeira pesquisa Escutec publicada dentro do período eleitoral, no dia 8 de julho, a percepção de que Castelo venceria as eleições era de 23,9%, estando desde então à frente dos demais candidatos. Na segunda rodada, realizada no início de agosto, esse índice disparou para 39,1%. E, agora, no último levantamento, atingiu expressivos 47%.

Se bem aproveitados, esses dados podem ajudar a turbinar ainda mais a campanha do prefeito rumo à reeleição, já que ele aparece isolado na liderança em todas as pesquisas. O estímulo ao voto útil pode levar boa parcela do eleitorado a migrar para o candidato tucano e consolidar as suas chances reais de vitória.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens