Fechar
Buscar no Site

O encontro de Flávio Bolsonaro e José Sarney

José Sarney virou oráculo nesses tempos de incerteza eleitoral. Além de Lula, recebeu recentemente Flávio Bolsonaro.

O filho do presidente foi tentar descobrir para onde os ventos da vitória estão soprando nesse ano, informa a revista Veja.

Lula

O ex-presidente Lula se encontrou na última segunda com caciques do MDB, em Brasília, entre eles o também ex-presidente José Sarney – que, mesmo afastado dos holofotes, mantém grande influência no partido. Os ex-ministros Aloizio Mercadante e Zequinha Sarney participaram da conversa.

O objetivo de Lula é desidratar a terceira via e angariar apoios do MDB para enfrentar Jair Bolsonaro (PL) na eleição presidencial de outubro.

Hoje o MDB tem a senadora Simone Tebet como pré-candidata à Presidência. Uma ala do partido formada por nomes como Renan Calheiros (AL), Eduardo Braga (AM), o ex-presidente do Congresso Eunício Oliveira e Vital do Rêgo (PB) se articula para que o MDB já apoie o Lula no primeiro turno das eleições.

Em junho do ano passado, Lula e Sarney tiveram um encontro em Brasília, uma semana após o pai de Roseana receber a visita do presidente Jair Bolsonaro (PL). Bolsonaro foi à casa de Sarney no ano passado pedir ajuda contra a instalação da CPI da pandemia e apoio contra Renan Calheiros (MDB). O que não prosperou.

Na época, enquanto a visita de Bolsonaro foi mantida sob sigilo, o encontro com do presidente Lula foi divulgado pelo petista. Lula postou uma foto ao lado de Sarney, ambos de máscara e fazendo um gesto de cumprimento.

Terceira via

José Sarney vê a polarização entre Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) como algo praticamente consolidado. “Candidato a presidente da República não se faz do dia para a noite. Obviamente, existem exceções”, diz ele. Sinal de que o tempo da terceira via está cada vez menor.

Sobre quem tem mais chances e o que fará o MDB, Sarney evita polêmicas: “Estou meio afastado. Não estou na militância política. Com 92 anos, não quero me meter mais, não vou entrar em nenhuma luta política. Já dei minha contribuição”, afirmou.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens