Fechar
Buscar no Site

Debate da Mirante AM foi bom para os dois candidatos

Não assisti, por inteiro, ao debate entre os candidatos a prefeito de São Luís, promovido pela rádio Mirante AM, na manhã desta terça-feira, e mediado pelo radialista Roberto Fernandes. No entanto, vamos à análise do que se sucedeu.

Foto: Maurício Araya/Imirante

O prefeito João Castelo, seguro como sempre, dada a experiência de vida pública que acumula ao longo de quatro décadas, fez uma abordagem do que fez durante os quatros da sua gestão e falou de suas propostas e projetos caso seja reeleito. O tucano, quando questionado sobre algumas intempéries enfrentadas na sua administração, deu explicações plausíveis para algumas, como o caso do Canal do Tropical Shopping/O Imparcial, que ainda não foi concluído.

O candidato à reeleição alegou que o projeto realizado em parceria com o governo da presidente Dilma, não prevê a cobertura do canal. E que isso será feito com recursos próprios da gestão municipal quando todo o investimento do governo federal for aplicado. Correto! Indagado sobre entraves na área de educação, Castelo lembrou o aumento de 33% concedido aos professores, progressões verticais e horizontais e de programas importantes implementados, tais como o do fardamento escolar e do leite. Ele frisou também que as escolas, em estado precário oriundo da gestão passada, necessitavam ser reformadas, haja vista que a estrutura deficiente incorria em risco à vida dos alunos.

Em suma, Castelo se saiu bem no debate.

Foi firme, autêntico e propositivo no que passou aos ouvintes. Agregou de forma sólida perante o eleitorado.

Edivaldo Jr.

Sob outro prisma, a novidade deste debate em relação aos demais ocorridos foi a melhora substancial do desempenho do candidato Edivaldo Holanda Jr. Sem o nervosismo, bem como a insegurança de outrora demonstrado em outras ocasiões – tal como a falta de articulação, o petecista apresentou um pouco mais de consistência no discurso ao elencar seu plano de governo (o tom metódico e ensaiado não transpareceram em demasia) e não esquivou-se quando alvejado em relação a temas polêmicos, a exemplo do grupo que o acompanha e o vídeo de supostos milicianos do 36. Edivaldo rechaçou a autenticidade e disse, segundo ele, que era uma armação.

Outro ponto relevante a favor de Holanda Jr. foi o fato de garantir que dará continuidade às obras do atual prefeito – canais de saneamento, fardamento gratuito e programa do leite. No final, o saldo do debate da Mirante AM foi positivo aos dois candidatos.

É isso!

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens