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O corredor de transportes

Editorial Jornal Pequeno – 15/03/2014

O Corredor de Transportes é a meta principal que tem acalentado as pretensões de todos os gestores que tiveram a glória de ser ungidos administradores de São Luís pelo voto popular. E é também o sonho jamais realizado de sua população. Porque a mobilidade urbana, antes mesmo de ser um debate que gasta o tempo de especialistas em todo o mundo, significa melhor qualidade de vida para todas as classes sociais.

É, segundo o engenheiro Fernando Rebouças, o desafio de fazer uma cidade crescer, gerar renda e emprego, e ao mesmo tempo renovar sua estrutura de transportes. O século XXI marcou, em todas as cidades do mundo, a era dos grandes engarrafamentos, reforçados por temporais incontroláveis e mudanças climáticas surpreendentes. Em São Luís, onde aparentemente ninguém havia ainda pensado nisso, chegou também a explosão demográfica e ultrapassamos 1 milhão de habitantes com o mesmo ar de província do século passado.

A notícia de que o prefeito Edivaldo Holanda Júnior garantiu junto ao governo federal o aporte de R$ 480 milhões para implantação de um Corredor de Transportes Urbanos ligando o bairro do São Francisco à Cohab é, portanto, mais que alvissareira; é uma notícia de esperanças e certezas de que a Prefeitura cumprirá, definitivamente, o compromisso firmado com a mobilidade urbana na capital.

Um Corredor de Transportes não representa apenas a redução no tempo de deslocamento do usuário de transporte público. Numa época de horários estipulados e superlotação que exigiu a presença de veículos sobre trilhos para transporte da população, como metrôs, bondes, VLTs etc, a implantação de vias exclusivas e todas as formas de transporte alternativo pode aumentar em 60% a velocidade no deslocamento do transporte público.

E é preciso não se fixar somente na idéia do conforto e mobilidade dos passageiros. Sanar o problema da mobilidade urbana é acrescentar um considerável incremento à economia e, consequentemente, contribuir para o inadiável desenvolvimento de uma das mais belas capitais do país.

O projeto do prefeito Edivaldo Holanda Júnior é ousado diante dos parcos recursos do orçamento de São Luís, pois inclui, além das ações de pavimentação que já vem realizando e são do conhecimento de todos, o prolongamento da Litorânea, a construção do Elevado da Avenida dos Holandeses, dos viadutos da Forquilha e do Calhau e a construção da Avenida Interbairros.

Deste modo, somente aqueles que por razões eleitorais não são capazes de se sentirem felizes com as vitórias da cidade, não saudarão o valor dessas conquistas.

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