Fechar
Buscar no Site

Novo livro de Wilson Marques, “Adivinha quem foi o miolo do boi”, tem lançamento no SESC

Evento acontece no SESC da Av. dos Holandeses (Cond. Fecomércio), e terá contação de história para a garotada.

O escritor Wilson Marques lança nesta quinta (16), a partir das 18h30, o livro infantil “Adivinha quem foi o miolo do boi”. O evento contará com a participação especial das narradoras de histórias Renata Figueiredo e Rosa Ewerton, do Xama Teatro e é aberto ao público.

Com ilustrações da carioca Luciana Grether, “Adivinha quem foi o miolo do boi” sai com o selo da Editora do Brasil. Neste novo trabalho, o escritor relata que resgatou memórias e buscou inspiração no festejo popular para contar uma história de ciúmes e ressentimento, mas, principalmente, de amizade e respeito pelo outro. A ideia é ainda mostrar um pouco das cores e do encantamento de uma das maiores e mais conhecidas de todas as festas populares do país: o Bumba Meu Boi.

Em cores vibrantes, o livro aborda as principais características da manifestação, como personagens, sotaques, cores e ritmos. “O livro é uma homenagem à essa bela manifestação, e, de um modo especial, a um personagem que quase ninguém vê, mas que é responsável por muito da graça e magia da festa, o miolo do boi”, diz Wilson Marques. Vale destacar que o auto do boi, a famosa história de Pai Francisco e Mãe Catirina, é relatada em forma de teatro. “O que torna o texto ainda mais interessante para ser trabalhado em sala de aula”, pontua Wilson.

A história
Tudo acontece quando Duda recebe a notícia de que terá nas férias de meio de ano a companhia do seu primo Beto, que vive em outra cidade. A animação é grande, mas logo nos primeiros dias de convivência, Duda se sente incomodado e com ciúmes do primo desinibido, para quem todos dão atenção. Finalmente a tensão se desfaz quando os dois garotos assistem juntos à uma apresentação do Bumba Meu Boi.

Momento em que descobrem, em meio à festa, o verdadeiro sentido da amizade.

O livro é recheado de fascinantes ilustrações. Desenhos inspirados, nas palavras da ilustradora Luciana Grether, em experiências vividas em duas viagens ao Maranhão. A primeira em 1996 e outra em 2014. “Foi paixão à primeira vista. Desde então brinco e bordo para o boi Cascudo, no Rio de Janeiro, onde vivo”, relata a artista, referindo-se à brincadeira que surgiu no fim da década de 90, no Rio, a partir do interesse de vários amigos estudantes de artes e comunicação sobre o universo da cultura popular brasileira.

O que – Lançamento do livro infantil “Adivinha quem foi o miolo do boi, de Wilson Marques com ilustrações de Luciana Grether.
Onde – Sala Sesc de Exposições, Condomínio Fecomércio, Av. dos Holandeses (em frente ao Ibis Hotel).
Quando – Dia 16 (quinta-feira) a partir das 18h30.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens