Fechar
Buscar no Site

Notinhas Rápidas

Gil Cutrim se mantém no mandato

O ministro Edson Fachin, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), emitiu sentença, nesta terça-feira (22), extinguindo ação de perda de mandato eletivo, interposta pelo PDT, contra o deputado federal Gil Cutrim (Republicanos). A ação foi movida contra o parlamentar ainda em 2019, quando ele votou favorável a Reforma da Previdência. Na ocasião, o diretório pedetista alegou infidelidade partidária por parte do parlamentar, que elegeu-se pela legenda, em 2018, solicitando como pena a perda do seu mandato. Mais detalhes aqui.

Pediu para sair

O ex-vereador Honorato Fernandes, presidente do PT de São Luís, entregou o cargo que ocupava na Secretaria de Estado de Articulação Política(Secap). “Objetivando evitar constrangimento ao Governo em virtude de manifestações públicas do Exmº.Sr.Vice Governador do Estado do Maranhão, Carlos Brandão, que fez cobranças veementes para entrega de cargos dos agentes políticos que não apoiaram a pré-candidatura defendida pelo companheiro Governador, é que solicito em caráter irrevogável a minha exoneração do cargo de Secretario Adjunto que atualmente ocupo na Secretaria de Articulação Politica – SECAP“, disse Fernandes, que apoia o nome do senador Weverton ao governo.

Confusão entre petistas maranhenses

Circularam informações ao longo dia dando conta de que o deputado federal Zé Carlos(PT) pediu o cargo do petista Jowberth Alves, atual Secretário de Estado do Trabalho. Em conversa com o editor do blog, Zé Carlos limitou-se a dizer que a indicação quem faz é o governador Flávio Dino. Genilson Alves deve ser nomeado no lugar de Jowberth.

União com Pedro Lucas e Rubens Jr.?

Ainda sobre sobre partidos no estado, no caso do União Brasil (fusão do PSL com DEM), burburinhos se intensificaram acerca de que o deputado Pedro Lucas assumirá a sigla e ainda levará a tiracolo o deputado Rubens Jr., hoje no PCdoB. O deputado Juscelino Filho nega e tenta se confirmar como dirigente do União Brasil no Maranhão.

Agenda intensa

A agenda do presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PDT), foi bastante movimentada nesta terça-feira (22). O parlamentar recebeu a visita de prefeitos e de lideranças de Santo Amaro, São Francisco do Maranhão, Turilândia e Grajaú, municípios onde possui base política e vem realizando importantes ações e projetos.

Comparação de pesquisas

Em relação a pesquisa Escutec divulgada nesta terça-feira, o senador Weverton permanece na liderança na casa dos 20 pontos percentuais. O vice-governador Carlos Brandão cresceu e, comparando-se a última Escutec de outubro, passou de 11% para 19%.  O ex-prefeito Edivaldo se manteve em terceiro com dois dígitos (12%), Roberto Rocha caiu de 14% para 11%, Lahesio Bonfim caiu de 8% para 6%, Josimar de Maranhãozinho manteve 5% e Simplício Araújo ficou com 2%.

Flávio cresce

Para o Senado Federal, o governador Flávio Dino cresceu e passou de 44% para 47%. Roberto Rocha permaneceu com 23%. Othelino subiu de 8% para 9%. A pesquisa Escutec ouviu 2 mil pessoas entre 17 e 22 de fevereiro. A margem de erro é de 2,19%; a confiança é de 95% de confiança. A contratante foi a TV Mirante. O registro no Tribunal Superior Eleitoral é o MA-03951/2022.

Divisão bolsonarista

A pesquisa Escutec ainda mostra que nenhum dos candidatos bolsonaristas (ou de direita mais conservadores) ao governo estaria no segundo turno. Isso mostra que a chance de um nome bolsonarista ir ao segundo turno contra o candidato do campo do governador Flávio Dino será somente se existir um nome único da oposição.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens