Fechar
Buscar no Site

Notinhas e mistérios da semana

PETINHADAS do Dr.Pêta no JP

*** Enquanto os “adversários do Maranhão” insistem em pregar desunião entre Carlos Brandão e Flávio Dino, as duas potências políticas atuais do Maranhão, “cada qual em seu cada qual”, mostram, cada vez mais, que trabalham sintonizadas pelo desenvolvimento do estado!!! Enquanto Dino consegue recursos e realiza ações direcionadas à gestão estadual, como os recentes reforços para a Secretaria da Segurança, por meio da Polícia Técnica (equipamentos e veículos que incrementam o sistema nacional de análises balísticas), o governador Carlos Brandão impõe uma presença forte junto ao governo federal!!! Em menos de 15 dias, nada menos que oito ministros de Lula vieram ao Maranhão participar de eventos importantes com o chefe do executivo estadual, fortalecendo a parceria do governo Brandão com o governo federal!!! Um desses eventos foi a Plenária Estadual do Plano Plurianual (PPA) Participativo 2024 -2027, realizada no dia 27 de maio, de forma conjunta, pelo Ministério do Planejamento e Orçamento e Secretaria-Geral da Presidência da República, que contou com a presença dos ministros Flávio Dino (Justiça e Segurança), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Sônia Guajajara (Povos Indígenas) e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral)!!!

*** Já no Fórum Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, realizado no fim do mês de maio, Brandão recebeu a presença dos ministros Cida Gonçalves (Mulheres), Sônia Guajajara (Povos Originários) e Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social) – além das secretárias da Mulher do Rio de Janeiro, Joyce Trindade, e de Alagoas, Maria Silva, respectivamente!!! Na terça-feira, 6, vieram a São Luís (MA) os ministros Jader Filho (Cidades) e Juscelino Filho (Comunicações), para a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Anil – marco importante no sistema de esgotamento sanitário da capital maranhense!!! “Estamos vivendo um dos melhores momentos da política, ao podermos trabalhar juntamente com o governo federal”, declarou, empolgado, o governador Brandão!!! Nessa vinda, os dois auxiliares de Lula participaram, também, da entrega de 500 moradias no Residencial Leonel Brizola, em Timon, pelo programa “Minha Casa, Minha Vida”, que retomou as atividades no Brasil e, consequentemente, no Maranhão!!! Na entrega da ETE do Anil, inclusive, Brandão conversou com Jader Filho para que seja ampliado o sistema de abastecimento de água no Maranhão, com mais avanços em outras cidades, como Barreirinhas e Imperatriz!!! “Precisamos colocar águas nas casas de todo o nosso estado”, disse o governador!!!

*** Pois é…, tudo isso acontecendo, Brandão cada vez mais forte com Lula, Flávio Dino ajudando o governo maranhense e os inimigos do estado, com seus interesses inconfessáveis, todo dia alardeando que os dois estão brigados!!! E, rapaz, esse ‘pessoal’ vai endoidar!!! Viram o que um desses ‘torcedores’ colocou nas redes sociais???!!! Que Flávio Dino compareceu a um arraial em São Luís, “sem a presença de Brandão, mostrando uma ‘distância’ entre os dois políticos”!!! Oxi!!! Agora eu vi!!! Meu amigo, Brandão vai no arraial é com Larissa, não é com Flávio Dino hahahahahahaha!!!

*** Rapaz, tem cada uma nesse Maranhão!!! Diz uma coisa: qual é o sentido dessa ‘CPI do Futebol’ que o deputado-presidente do Moto Clube de São Luís, Yglésio Moisés, quer instalar na Assembleia Legislativa do Maranhão???!!! Pois é…, atendendo a um pedido do parlamentar, já foi lido até um requerimento de instalação dessa comissão, com o objetivo de apurar “manipulação de resultados” descritos como acontecidos em jogos do Campeonato Maranhense de 2023!!! E cadê a norma constitucional que exige que o fato a ser apurado em CPI tem que ser pré-determinado e específico???!!! O pedido, conforme já apurou Dr. Pêta, que está de posse farta documentação, aponta de forma genérica jogos do campeonato, não havendo qualquer indicação clara, um fato determinante!!! Outra: o proponente da CPI, em entrevista, disse que pediu informações para o Ministério Público de Goiás!!! Ora!!! Flagrante usurpação de competência!!! A CPI é instrumento do parlamento brasileiro para que deputados (estaduais, federais), vereadores e senadores exerçam uma de suas funções, que é fiscalizar a administração pública!!! É óbvio que clubes, jogadores e árbitros possivelmente envolvidos em esquemas de manipulação de resultados não fazem parte da administração pública!!! Portanto, em sendo fato de cunho privado, é de competência do Ministério Público e da Polícia Civil investigar e apurar!!!

*** Mas, vamos lá!!! Assim que surgiram os primeiros indícios (notícias, boatos), a Federação Maranhense de Futebol (FMF), ainda em 20 de janeiro deste ano, encaminhou ao secretário da Segurança Pública do Maranhão, ao MP e ao Tribunal de Justiça Desportiva do Estado todas as provas indiciárias e circunstanciais sobre o assunto, o que resultou na instauração de um inquérito policial na Delegacia de Defesa do Consumidor, estando esse inquérito em andamento há mais de três meses!!! O delegado que preside esse inquérito já afirmou, categoricamente, que essa CPI só atrapalhará as investigações!!!
Por outro lado, de forma mais abrangente, a Câmara Federal também está apurando as denúncias surgidas por investigação do MP de Goiás!!! Como se não bastasse, o deputado Yglésio, que deve presidir a CPI, como já anunciado, é absolutamente suspeito para a missão!!! Além de ser presidente de um clube, está claramente contrariado porque o seu time, o Moto Clube, perdeu a final do campeonato para o Maranhão Atlético Clube!!!

*** Vale registrar, também, que o Moto Clube, por seu presidente, requereu da FMF a anulação do jogo da final do campeonato maranhense de 2023, solicitando que o rubro-negro da Fabril fosse declarado o campeão maranhense de 2023, sob o argumento de que o árbitro teria sido parcial ao conceder mais dois minutos de acréscimo ao jogo decisivo, quando o Moto vencia por 1 a 0!!! Como a FMF, obviamente, indeferiu esse pedido, o presidente Yglésio, contrariado em sua pretensão, coincidentemente, está propondo essa CPI!!! Qual isenção teria à frente de uma comissão, nessas circunstâncias???!!!

*** Todas essas denúncias que chegaram ao conhecimento da FMF foram encaminhadas à Secretaria da Segurança da Segurança!!! Em 2021, inclusive, uma delas gerou uma ação penal que resultou em acordo entre o MP e o atleta acusado na época, que foi multado em 50 mil reais pelo TJDMA!!! Importante registrar que não deve ser admitida uma CPI que tenha por objetivo apurar matéria e/ou fatos pertinentes às atribuições do poder judiciário e da polícia civil, como é o caso!!! Outra: a justiça desportiva já está punindo os culpados, como aconteceu com os jogadores Ygor Catatau, banido do futebol; e Mateusinho, com multa pesada, ambos do Sampaio Correa, maior adversário do |Moto Clube!!! Qual sentido dessa CPI???!!! Que os deputados da Assembleia Legislativa do Maranhão reflitam sobre isso: afinal, tem muita coisa importante para ser tratada pelo poder legislativo estadual!!! A iniciativa do deputado Yglésio Moisés é um desperdício de tempo absolutamente desnecessário!!!

*** Mas, afinal, cadê o laudo do incêndio do Rio Anil que causou a morte de duas jovens e destruiu ao menos três salas de cinema do shopping???!!! Foi anunciado que o laudo seria apresentado à imprensa no dia 31 de maio!!! Não foi!!! Por que tanta demora???!!! Dr. Pêta foi atrás e apurou que divergências técnicas entre o Corpo de Bombeiros e a Secretaria da Segurança estão atrasando a divulgação do laudo pericial sobre o sinistro!!! O laudo que responsabiliza somente a direção dos cinemas não está sendo aceito, pois o CBMMA entende que o shopping tem responsabilidades no incêndio!!!

*** Rapaz, e não é que teve um secretário que recebeu uma ‘chamada na lata’ do empresário ‘Fefé’ para inserir na programação do São João os artistas da ‘música raiz’ do Maranhão!!! Pois é…, teve até uma reunião de “para pra acertar”, porque os artistas da autêntica música da terra estavam fora do edital e da programação???!!!

*** A propósito, olha só a observação de um leitor do Colunaço do Pêta!!! “O São João do Maranhão é único em termos de musicalidade, sotaques e qualidade das manifestações!!! Coisa boa!!! Não precisa de show caro, com artistas de fora, forrozeiros e outros ‘bichos’”!!! É…, muito em breve, com uma valorização necessária cada vez maior da ‘prata da casa’, não precisará mesmo!!!

*** O acidente em Santo Amaro com uma Toyota cheia de turistas expôs problemas na infraestrutura da saúde do município, mas, também, ‘abre’ uma reflexão importante: o Turismo de qualquer lugar do planeta precisa de uma política de Estado e não de governo!!!

*** Informações do leste maranhense dão conta de que por lá os órgãos públicos se transformaram em verdadeiras ‘capitanias hereditárias’!!! Daquelas bandas vêm dois exemplos do que não se deve fazer: no CEAMI (Centro Especializado Ambulatorial Materno Infantil), da prefeitura de Caxias, vereador constrange servidores em áudio que circula nas redes sociais!!! Na UPA de Timon, a semana termina com reunião política comandada por ex-deputada que já foi alvo de denúncias na Justiça do Trabalho por demissão de profissionais em período vedado pela justiça eleitoral, em 2022!!! MP neles!!!

***

MISTÉRIO

*** Qual foi o secretário que recebeu uma ‘chamada’ de ‘Fefé’ para inserir na programação do São João os artistas da ‘música raiz’ do Maranhão???!!! Teve até uma reunião de “para pra acertar”, porque os artistas da autêntica música da terra estavam fora do edital e da programação!!!

*** Qual foi a diretora-geral de hospital que deixou o cargo depois que um grupo de médicos procurou a empresa administradora da casa de saúde e ‘botou na parede’: “ou ela ou nós”???!!! Ô loco!!!

*** Qual foi o casal – ela deputada federal, ele empresário – que deu fim ao relacionamento antes que as consequências da união atingissem dimensões que a família do poderoso não queria???!!!

*** Qual é o doutor que não pode receber um paciente, seja jovem, seja idoso, que já passa um cateterismo???!!!

*** Quem será o candidato a alcaide derrotado em 2022 que está com a mansão em reforma à venda, ali pras bandas do Calhau???!!!

*** Qual prefeito baixadeiro abriu empresa em nome do sobrinho ‘laranja’ para poder contratar pessoas para um hospital que supostamente administra e que está há meses sem pagar os funcionários???!!!

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens