Notinhas e mistérios da semana
PETINHADAS do Dr.Pêta no JP
*** A ‘sacada’ de convidar o empresário Marcus Brandão para comandar o MDB do Maranhão mexeu com o meio político do estado e causou um certo “será que é pra valer?” em hostes que insistem em não dar ao governador Carlos Brandão o valor que ele tem hoje, graças a uma gestão diferenciada, serena, mas firme, e focada numa união inédita pelo Maranhão que muita gente já acredita ser possível!!! Desde, é claro, que o deixem governar e entendam, definitivamente, que esse é um direito legítimo adquirido por ele, com determinação, visão transformadora e lealdade!!!
*** Mas a chegada de Marcus Brandão ao MDB, ao contrário do que muitos imaginam, não foi ideia do seu irmão governador; a ‘obra’ é de uma ‘raposa política’ sem igual neste estado: o ex-presidente José Sarney!!! O senso de oportunidade de Sarney ‘casou’ perfeitamente com a necessidade de fortalecimento partidário de Carlos Brandão, que, afinal, diante de imagináveis ‘tempestades’ futuras, talvez (TALVEZ!!!) precise estar protegido!!! Mas esse é um cenário que, temos certeza, o governador não deseja; afinal, está fazendo a sua parte pela União do Maranhão, e a única coisa que quer é ser respeitado!!!
*** Marcus Brandão tem o mesmo perfil do irmão; é pacato, sereno, de fala mansa, mas firme e corajoso!!! Um perfil novo e não muito identificado com o ‘velho’ MDB, que tem, agora, com uma postura diferenciada, como faz o seu irmão no governo, a possibilidade de se reerguer e ganhar musculatura no Maranhão!!! Ao escolher o deputado Cleber Verde para presidir o diretório municipal (e aí a ideia parece que já é do irmão), Marcus Brandão já dá um sinal de que “o negócio é pra valer”!!! As futuras eleições municipais vão dizer muito do que foi essa jogada de mestre no xadrez da política maranhense!!! Aguardemos!!! E que o juízo, “que muitos não criam porque não sabem a ração que ‘ele’ come”, impere nesse complexo processo de ajuste do grupo situacionista do estado!!!
*** E esse “xadrez do quinto constitucional, hein!!! Pois é…, diz que o nome de um causídico já estaria com um pé ‘dentro do TJMA’, consagrado para figurar na lista tríplice e pronto para ser finalmente nomeado!!! Vencidas as etapas da consulta direta e do Conselho da OAB-MA, o candidato aspirante a magistrado estaria forte na disputa, e, apesar das críticas em desfavor da sua idade, garante, nas visitas aos gabinetes da Corte, que coleciona diversos títulos em seu currículo!!! Além disso, é tradição do Tribunal de Justiça sinalizar pelo candidato de preferência do chefe do executivo!!! A indicação será determinante na formação de um precedente histórico, com repercussão nos demais tribunais do país, uma vez que irá incidir sobre o controverso entendimento do dispositivo constitucional que trata do requisito temporal de efetiva atividade profissional, consolidado no artigo 94 da Constituição Federal!!! Há uma certidão da OAB-MA com detalhes sobre o suposto cumprimento do requisito, inclusive sobre o período em que esteve licenciado dos quadros da ordem!!! Assim, a nomeação deve ser um divisor de águas perante a divergência em discussão!!! Xeque para o candidato!!! O ‘xeque-mate’ deve vir após publicado o nome do futuro desembargador na lista tríplice!!!
*** Rapaz, um detalhe curioso chamou a atenção de um atento assessor parlamentar, na segunda-feira, 22!!! Durante a entrega de ambulâncias, um ex-presidente do ‘Poder Rangedor’, autor de uma das emendas para a aquisição dessas ambulâncias, estava com um ‘ligeiro rasgão’ no terno, na parte do ombro!!! Nada que chamasse muita atenção, mas o suficiente para despertar os olhares do atento assessor, que, logicamente, procurou logo Dr. Pêta para não deixar ‘passar batido’!!! Aí, meu chefe, que não perde uma, ‘mandou bala’: “Se o ex-presidente tivesse ainda o ‘auxílio paletó’ não passaria por essa”, hahahahahahahahahaha!!!
*** Meu amigo, o casamento de um empresário da construção civil da “Grande Ilha” acabou, mas a “ex” não sai dele, acredita???!!! É igual aquele dito popular: “Fulano saiu do mato, mas o mato não saiu dele”???!!! Pois é…, sem trabalhar, a ‘dita’ vive às custas de uma “mesada” do empresário com quem, tempos atrás, subiu ao altar!!! E agora é só vida de “patricinha”, curtindo e bancando um “novinho” com viagens para São Paulo, Nova Iorque… Será que as “mesadas” ajudam???!!!
*** E olha esse ‘depoimento’ de um ex-advogado de um ex-deputado federal, frequentador de uma igreja do eixo Cohab-Cohatrac!!! Disse que, recentemente, estava na igreja, quando chegou uma parlamentar aqui da ‘terrinha’ com duas crianças e sentou para assistir ao culto!!! Quando o pastor subiu, pegou o microfone para falar e deparou com a política sentada, meu amigo, esse homem disse ‘tanta coisa’, indiretamente, para a parlamentar…!!! Com respeito, educação, mantendo um nível elevado, disse que ali não era lugar para fazer política partidária, que ninguém podia se aproveitar da igreja para fazer política…, foi tanta ‘indireta’ que a ‘dita-cuja não teve outra alternativa senão pegar as crianças e ‘tirar pra fora’!!!
*** Rapaz, ‘nego’ não perde uma oportunidade de escrachar!!! Essa vem lá das ‘imperosas’!!! Diz que o Vladimir Putin, presidente da Rússia, anda encantado com o que o Assis Ramos fez em Imperatriz, e está pensando seriamente em convidá-lo para ser Ministro da Guerra daquele país!!! Quer, porque quer, que o prefeito faça na Ucrânia o que fez em Imperatriz, hahahahahahahaha!!! E diz que na segunda maior cidade do Maranhão tem buraco até na calçada, ‘esperando vez’ para passar para a rua!!! ‘Rapá’…, ô ‘povo’ que ‘gosta’!!!
*** Uma ex-integrante do parquet municipal tocantino enfrentou uma baixa votação durante a consulta direta à advocacia maranhense para a composição da lista duodécima do Quinto Constitucional que disputará uma vaga aberta no Tribunal de Justiça do Maranhão!!! Essa derrota foi especialmente significativa para um prefeito do Sul do estado, que tinha na ‘respectiva’ uma de suas opções favoritas!!! Agora, ele terá que lidar com mais essa derrota política e buscar outra alternativa para a vaga no poder judiciário!!!
*** E teve repercussão a ‘notícia’ do Dr. Pêta, domingo passado, sobre as demissões na casa de saúde mental do Monte Castelo!!! Já no dia seguinte, o Nina recebeu uma visita da equipe do Coren para verificar o dimensionamento de pessoal…!!! E aí quem não gostou foi a diretora-geral!!! ‘Marrapá’…, “cada qual no seu cada qual”!!!
*** Meu amigo, foi ‘babado’ a reunião de um certo conselho de classe, na última sexta!!! O balacobaco foi grande!!! Teve dedo na cara, voz alterada…!!! “Mas eu não, eu não ‘tava terminando não…, você confundiu seu coração”…!!! Resultado: a unanimidade reinante no grupo resultou na formação de três grupos para disputar as próximas eleições na entidade!!!
MISTÉRIO –
*** Qual diretora de casa de saúde, assídua ‘frequentadora’ do ‘Colunaço’, foi batizada pelos ‘barnabés’ como “Senhora Devolve???!!! Rapaz, diz que a lista de devolvidos cresce sem parar…!!! Tem até bolsa de apostas para o próximo desafeto eu vai para o “el paredon”!!! Pode???!!!
*** Quem é o assessor do Palácio Clóvis Bevilacqua que quer mandar no gabinete mais do que o próprio desembargador???!!!
*** Qual secretário remanejou o ‘arquivo vivo’ da pasta para um outro local, sem necessidade, e, para completar, esses arquivos, agora, terão que ser digitalizados novamente, porque disseram que já perderam tudo???!!! Mas, segundo as ‘linguas de trapo’, quem ‘perdeu tudo’ foi uma empresa terceirizada, que fazia o serviço, não recebeu e deletou tudo!!! “Jesus/Maria/José”…!!!
** Quem é o playboy, aliançado com filha de prefeito do sertão maranhense, que recebe quase ‘vinte pilas’ do gabinete de um deputado, e sem nem ‘pisar’ na ‘casa’???!!! ‘Pior’ que a ‘cara-metade’ mora na ‘Grande Ilha’ e ainda ganha quase ‘quatro pilas’ de uma prefeitura a mais de 500 quilômetros daqui!!! Pense!!!
*** Qual é a secretária municipal que está fazendo uma verdadeira ‘revolução’ na ‘casa’ e por isso já está sendo até chamada de ‘loura furacão’???!!!
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.