Fechar
Buscar no Site

Notinhas do Dr.Pêta no JP

COLUNAÇO DO PÊTA –

PETINHADAS –

*** Meu amigo, a ‘muriçoca chipada’ do Dr. Pêta nunca teve tanto trabalho, ao longo de todos esses anos de Colunaço, como nos últimos dois dias, desde que veio a público a notícia da reunião entre o governador Flávio Dino e os dois principais postulantes ao Palácio dos Leões, em 2022: o vice-governador Carlos Brandão e o senador Weverton Rocha!!! A ‘coitada’ está de ‘antenas’ doloridas de tanto ‘espreitar’, ‘auscultar’ e ‘escutar’, nos difíceis ‘sobrevoos’ que fez nos telhados, paredes e luminárias da principal sala leonina, entre 19 e 21h dessa quinta-feira, 15!!! Afinal, cumpria determinações expressas do meu chefe, que queria porque queria informações precisas sobre a reunião, até meio-dia de ontem!!! E meu chefe estava tão obstinado por informações, que precisei alertá-lo: “chefe, torturar muriçoca é crime ambiental”, hahahahahahaha!!! Mas meu chefe tinha razão; afinal, a reunião era – como acabou sendo – um prato cheio para especulações, principalmente na blogosfera, com versões para todos os gostos e conveniências!!!

*** O certo é que a ‘muriçoca chipada’ do Dr. Pêta acabou fazendo um bom trabalho!!! O que levou o grupo de Flávio Dino às vitórias em 2014 e 2018???!!! A UNIÃO!!! Portanto, no raciocínio do governador, acredita-se, não há porque não persistir nesse caminho!!! Pretensões não são excludentes, e, afinal, ninguém está em desespero!!! Carlos Brandão seria um ciclo curto no comando do governo e Weverton Rocha está no meio do mandato!!! O razoável, portanto, é que devem conversar para tentar organizar as respectivas pretensões!!! Uma coisa não se pode negar: os dois possuem legitimidade no grupo!!!

*** O ‘trabalho’ da ‘muriçoca chipada’ mostrou que na reunião Flávio Dino falou aproximadamente 40 minutos, lembrando eleições passadas e discorrendo sobre o que tem sido o presente período no governo!!! Brandão falou em seguida e depois foi a vez de Weverton!!! Bem calmos, os dois concordaram que Flávio Dino deve conduzir consultas aos partidos…, com muita calma, para que até o fim deste ano o grupo tenha a chapa de 2022!!! Um detalhe importante detectado pela ‘muriçoca’: a reunião começou tensa!!! Mas terminou descontraída, com assuntos diversos…, política nacional, etc…

*** Durante a reunião, o governador ouviu os plausíveis argumentos dos dois, que os expuseram de forma calma e tranquila!!! E ambos têm argumentos a considerar!!! O mais importante é que Brandão e Weverton reconheceram as legitimidades um do outro!!! Um outro detalhe ‘captado’ pela ‘muriçoca chipada’ foi a atitude determinada de Flávio Dino, deixando claro que vai se dedicar pessoalmente pela continuidade da união do grupo, e que não abrirá mão do comando desse processo!!! Também, que ainda neste ano a chapa estará fechada, ouvindo os partidos!!! Bom, esse é, em resumo, o ‘relatório’ da difícil ‘investigação’ da nossa colaboradora!!! E é um ‘relatório’ preciso do que houve na principal sala do Palácio dos Leões entre Flávio Dino, Carlos Brandão e Weverton Rocha!!!

*** No domingo passado, o Colunaço do Pêta havia alertado para uma situação indesejada por todos aqueles que querem a continuidade da união do grupo Flávio Dino, por entenderem ser o melhor para o Maranhão: “Afinal, o grupo governista maranhense vai unido ou rachado para as eleições de 2022?”, perguntou Dr. Pêta!!! “Essa pergunta se torna mais pertinente a cada dia, quando se vê, de um lado, o senador Weverton Rocha ‘voando baixo’ na tentativa de viabilizar o seu nome para o governo do estado, e, de outro, o governador Flávio Dino cada vez mais inclinado a escolher o vice Brandão como seu candidato a ocupante do Palácio dos Leões. A grande pergunta é: como o grupo governista sairá dessa ‘sinuca de bico’, já que pretende chegar unido nas eleições de 2022???!!! Weverton não abre mão e Brandão é o candidato de Flávio Dino!!! Responda quem souber”, ressaltou o editor do Colunaço, dentre outras considerações, que, de alguma forma, podem ter ‘despertado’ o Palácio dos Leões para o problema; afinal, alguns meses mais sem esse tipo de conversa poderiam ser cruciais para um desfecho que, como frisado, não querem aqueles que colocam o Estado em primeiro lugar!!!

*** Gestor e político de fortes convicções, o governador Flávio Dino não poderia ter feito melhor!!! Diante de toda celeuma sobre 2022, chamou os dois principais protagonistas do processo, ‘tete a tete’, disse o que precisava ser dito, ouviu o vice, ouviu o senador e foi taxativo no que precisou ser, numa verdadeira postura de líder que alguns mais afoitos já tentavam colocar em dúvida!!! Não será um processo ‘cor de rosa’ nem rápido, mas o pontapé inicial dado por Flávio Dino é um alento para todos aqueles que torcem pelo Maranhão!!! Difícil não acreditar que até o fim do ano não esteja tudo devidamente alinhado e resolvido!!!

*** Bom, eis o relatório da ‘muriçoca chipada’ do Dr. Pêta, praticamente preciso, sobre a reunião do governador com o vice e o senador!!! Cabe aqui, agora, uma observação do meu chefe!!! Disse ele: “Dificilmente o governador Flávio Dino cometerá o mesmo erro, mesmo que necessário tenha sido, das recentes eleições de São Luís, quando o grupo lançou vários candidatos à Prefeitura da capital!!! Se até o momento decisivo não houver um entendimento para 2022, com certeza Dino escolherá um (1) candidato e irá “para o pau”, com toda a sua força popular, sem se preocupar com rompimento, união de grupo ou coisa que o valha”!!! Podem anotar!!! Na eleição de São Luís, não teve muito tempo para isso, mas na sua sucessão terá tempo suficiente para pedir votos ao seu candidato, da mesma forma que fez quando foi decisivo nas eleições de Roberto Rocha (2014) e Weverton Rocha/Eliziane Gama (2018)!!! Weverton dependeu, menos que Roberto Rocha, da força de Flávio Dino, é verdade (afinal teve até mais votos que o então candidato a governador), mas resta saber se ele estaria no Senado hoje sem esse apoio poderoso!!! Eliziane, com toda certeza, não!!!

*** Falar em bem do Maranhão, em colocar o Estado acima de tudo, é preciso agir da mesma forma em relação à nossa São Luís!!! Saber qual melhor momento para se fazer alguma coisa importante é para os sábios!!! Decisões e atitudes administrativas e políticas não fogem à regra!!! A capital do Maranhão precisa que Governo do Estado e Prefeitura caminhem na mesma direção!!! São Luís tem que estar acima das divergências políticas!!! Está na hora de os principais protagonistas desse processo – o governador Flávio Dino e o prefeito Eduardo Braide – sinalizarem nesse sentido para conterem seus ‘exércitos’, sempre de prontidão na blogosfera, nas redes sociais e nas tribunas legislativas!!! A hora é de gestos dos dois gestores, pelo bem de uma cidade repleta de problemas!!! O Governo do Estado e a Prefeitura de São luís são os dois maiores organismos político-administrativos do Maranhão, e uma boa relação institucional só trará benefícios para todos!!! A eleição acabou, é hora de os ‘exércitos’ baixarem as armas, e, da melhor e mais transparente forma, Dino e Braide se unirem, por exemplo, na luta contra a Covid-19, na diminuição das desigualdades sociais, na melhoria da vida das pessoas!!! Esquecer as diferenças, em meio a todo um jogo político conturbado, onde interesses brotam do chão como ervas daninhas, a todo instante, não é fácil…, mas precisa ser colocado em prática…, urgentemente!!!

*** A propósito, está em andamento um maquiavélico ‘processo de fritura’ do secretário municipal de Saúde, Joel Nunes Júnior!!! Desde a quinta-feira, 14, uma onda de ‘tititis’ em grupos de zap e ‘rádio peão’ dá conta de que Joel estaria prestes a deixar o comando da Semus!!! Acompanham as ilações ‘histórias’ de supostas irregularidades…, todas devidamente rechaçadas por pessoas que conhecem Joel Júnior e garantem que nada disso procede!!! O certo é que o babado tá tão forte, que até um parlamentar da área médica andou ‘rondando’ a Semus, na última quinta-feira!!! Fazendo o quê mesmo???!!! Rapaz, quando esse ‘povo’ quer derrubar um usa de todos os meios, principalmente da ‘rádio peão’, para tentar criar o clima!!! Eu sei, meu amigo, é que nesse primeiro escalão de serviço público se não tiver muita sabedoria, muito ‘fígado’, jogo de cintura e se não estiver preparado para ‘engolir sapos’ o ‘cabra’ vai viver momentos angustiantes!!! Ô ‘raça’ de gente desprovida de caráter!!! Mas Dr. Pêta está atento, e, se confirmar, dará luz a toda essa trama diabólica!!! Só aguardar!!!

*** Uma notícia auspiciosa dessa semana informando que o Maranhão saiu da zona crítica de ocupação de leitos de UTI lembrou o que Dr. Pêta escreveu, em fevereiro passado, sobre a grande novidade em meio a esse momento difícil que passamos: a intuição de pessoas de pensamento positivo que acreditam que, logo, logo, os números de vítimas desse mal começarão a cair!!! “Essa, sim, é a grande novidade, com possibilidades reais de acontecer!!! Homens e mulheres intuitivos, de pensamento positivo, estão convictos de que os efeitos da vacinação no Brasil começarão a ser sentidos o mais breve possível, trazendo as primeiras boas notícias de queda no número de infectados e de mortos”, escreveu Dr. Pêta!!! E disse mais: “Não importa agora apontar erros, inconsequências e irresponsabilidades; afinal, quem os cometeu ou agiu dessa forma arcará com as consequências…, de uma forma ou de outra!!! O que importa, mesmo, é acreditar nessa novidade…, fazer a sua parte, porque ela, essa parte, aliada à vacinação que tende a cobrir todo o país, é que vai transformar em realidade esse pensamento positivo que todos precisam ter agora”!!! A notícia dessa semana pode ser vista como um primeiro sinal da novidade a que Dr. Pêta se referiu!!! O Maranhão estava na zona crítica de ocupação hospitalar, mas agora se encontra na zona de alerta intermediária, com 78% de ocupação!!! Pesquisadores apontaram que as medidas restritivas adotadas por alguns estados e municípios produziram “êxitos localizados” que podem resultar na redução de casos graves da doença nas próximas semanas!!! Some-se a isso a vacinação em andamento e logo, logo teremos muito boas notícias sobre redução no caso de Covid-19 por aqui, e, quiçá, no Brasil!!! Louve-se, portanto, o esforço e a determinação do governo do Maranhão, que continua de guarda alta em relação à doença…, fazendo a sua parte e implorando, como fez o governador Flávio Dino recentemente, para que as pessoas façam a sua!!! E como disse Dr. Pêta, em fevereiro passado, ao encerrar o comentário daquele Colunaço, “que Deus olhe por todos nós!!!

*** Rapaz, o ‘balacobaco’ tá é grande num condomínio ali ‘pras’ bandas da Avenida Mário Andreazza (Turu)!!! Tudo por conta de um casal da área médica que estaria pondo em risco a saúde de moradores do prédio!!! Conforme relatos e, inclusive, denúncias feitas à Vigilância Sanitária, uma empregada doméstica do casal está sendo obrigada a trabalhar mesmo apresentando sintomas e depois comprovando, com o devido teste, que está infectada com o vírus da Covid-19!!! Desde o dia 3 de abril, a empregada alertou os patrões para os sintomas da doença!!! Depois, fez o teste, comprovou e mostrou o resultado ao casal, que ignorou e continuou a exigir que ela fosse trabalhar!!! Cientes da situação e preocupados, moradores do condomínio formaram um grupo e tomaram algumas providências junto à administração do prédio!!! Também, reportaram o caso à Vigilância Sanitária, que na quinta-feira, 15, esteve no condomínio fazendo averiguações!!! Moradores que procuraram as autoridades fizeram questão de ressaltar que o casal é fanático pelo presidente Jair Bolsonaro e ‘anda’ nos elevadores sem utilização de máscara!!! Disseram que a mulher, principalmente, faz questão de dizer que os medicamentos que utiliza para combater o coronavírus são os imunizantes que toma com o marido e indica para seus clientes!!! Detalhe: dois delegados de polícia residem no condomínio e estão cientes de toda a situação!!!

*** Em nota encaminhada ao Colunaço do Pêta, Joaquim Haickel (Secretário Municipal de Comunicação) se manifestou sobre o comentário feito aqui, no domingo passado, a partir do ‘balacobaco’ que o envolveu com o deputado Duarte Jr!!! Sem entrar no mérito da questão, Dr. Pêta criticou a forma virulenta e ofensiva com que Haickel reagiu ao parlamentar, depois que este postou em suas redes sociais um termo aditivo mostrando gastos da Prefeitura de São Luís no corrente exercício, na ordem de R$ 6 milhões e 500 mil, juntamente com um relatório de relação de despesas que destaca o valor de R$ 7.641.771,60!!! Na oportunidade, Duarte ressaltou que esse dinheiro não deveria ser utilizado apenas pela Secom, em virtude do caos social instalado em todo o país devido à pandemia!!! Joaquim Haickel reagiu como secretário, em nota tranquila, e como cidadão, de forma agressiva e ofensiva!!!

*** A seguir, portanto, o posicionamento de Haickel encaminhado ao Dr. Pêta na segunda-feira, 12!!! “Li seus comentários sobre a minha reação indignada às mentiras que sistematicamente são ditas pelo deputado Duarte Júnior. Veja bem, essas ponderações vindas de você são um prato cheio para uma boa polêmica, pois você, mais que outros, sabe muito bem que há uma diferença muito grande entre aquilo que é dito e a realidade; há um mundo inteiro de possibilidades. Há, inclusive, a verdade, que algumas vezes pode ser bem parecida com o que foi dito!… Em primeiro lugar, gostaria que você separasse o secretário do cidadão Joaquim Haickel; que fizesse ponderações e críticas, mas sendo pontual em relação a cada um dos Joaquins em questão. Você diz que eu pequei pelo excesso de ofensas e deselegância, e que baixei o nível, mas não deixa claro se foi o Joaquim secretário ou o Joaquim cidadão! O secretário nem abriu a boca para falar sobre esse caso! E como é que eu, o Joaquim cidadão, posso ter me excedido ou sido deselegante ao dizer a verdade sobre alguém que descaradamente mente nas redes sociais!?…

Você disse, e eu vou acreditar que você esteja se referindo ao secretário, que eu me exaspero diante das críticas, o que é uma inverdade! Aponte uma vez que eu tenha me exasperado sobre críticas! Alguma vez que eu tive uma postura agressiva, insultante e feroz em relação a alguém que tenha usado de correção e civilidade no trato comigo! Não faço isso, amigo, e você sabe muito bem disso.

Responda-me, por favor: quem é mais violento, agressivo, insultante e feroz!? Quem mente descarada e cretinamente, na tentativa de prejudicar outras pessoas e se dar bem, ou quem diz a verdade sobre o canalha que age dessa maneira tão asquerosa!?

Ah!… Você queria que o Joaquim cidadão fosse delicadinho com alguém que estava tentando fazer com que as pessoas acreditem em uma mentira, no sentido de prejudicar a imagem do Joaquim secretário, e prejudicar a imagem do prefeito e da administração!? O amigo está de brincadeira, não tá!?…

Aí, você vem com uma conversa de que a verdade não está em questão! Como assim!?… A verdade está sempre em questão!… A verdade é a questão.

Quanto a civilidade, ela foi feita para quem a usa! Se alguém sistematicamente desconhece a civilidade, se é contumaz canalha, dissimulado e mentiroso, deve ser tratado sem civilidade! Só pode ser tratado com civilidade quem age como cidadão, o que está mais que claro que não é o caso do deputado Duarte Júnior, que já deveria ter sido processado por falta de decoro parlamentar, por tantas e repetidas vezes mentir, no intuito de querer aparecer bem na fita.

A minha boa relação com seu chefe e por conseguinte com você me deixam a vontade para falar sobre isso, pois somos pessoas que assumimos clara e abertamente nossas posições. Pessoas que quando, por acaso, cometem um erro, assumem, pedem formalmente desculpas e continuam a jornada, contabilizando um erro, que, reconhecido, passa a ser uma virtude.

No caso em tela, não reconheço qualquer erro. Dizer a verdade sobre alguém que age como faz esse arremedo de deputado nada tem de errado. Vejamos.

Dito isso, confrontei as declarações de um legítimo representante de parcela da população maranhense, alguém que deveria ter por obrigação o zelo pela verdade e a observância do decoro parlamentar e constatei que ele se encaixa exatamente com aquilo que diz o dicionário, alguém que é canalha, dissimulado e mentiroso!

Para encerrar, amigo Pêta, gostaria de dizer que, em que pese usar palavras fortes para me referir a essa figura, não há em mim, como secretário ou cidadão, nenhum grama de sentimento de ódio contra tal pessoa. Há apenas a necessidade de qualificá-lo como acredito que deva.

Atenciosamente,

Sempre seu amigo, e de seu chefe,

Joaquim Haickel.

Cidadão, antes de ESTAR secretário de comunicação da prefeitura de São Luís”.

*** E pra fechar…

MISTÉRIO

*** Quem são os ‘escribas-assessores’, que, a serviço de interesses políticos inconfessáveis, andam servindo de ‘agentes do mal’ num ‘processo’ de ‘fritura’ do secretário municipal de Saúde, Joel Nunes Filho, tentando ‘emplacar’ notícias improcedentes em veículos de comunicação sérios, usando, para isso, inclusive, pessoas de boa fé???!!!

*** Quem foi o deputado estadual que, diante de especulações sobre substituição na Secretaria Municipal de Saúde (Semus), já estava ‘rondando por lá’, na quinta-feira???!!!

*** Quem é a figura que cria um bode dentro do seu apartamento, num condomínio de esquina, na Ponta da Areia???!!! Meu amigo, pense num bicho que passa a noite toda “berrando” e perturbando o sono dos moradores!!! Pior que pegaram o bode em plena atividade e gravaram um vídeo que tá “bombando” nas redes sociais!!! Culpado disso é o Duarte Jr, inventando de trazer pra São Luís o “Faísca”, de Humberto de Campos!!! Isso ainda vai dar um “bode” danado!!! Hahahahahahaha!!!

*** Quem é o chefe de gabinete de parlamentar, rebento de integrante do palácio Clovis Bevilácqua, que, segundo as “más línguas”, anda fazendo acordos com um futuro candidato a deputado estadual???!!! Bom abrir o olho!!!

*** Quem será o titular de pasta, com visibilidade nacional, que anda sonhando em ser nome de consenso em 2022???!!! Já escolheu até uma substituta…!!! Tcham, tcham, tcham, tcham…

*** O que algumas autoridades esperam para a construção do plano de cargos e carreira do ‘exército’ de profissionais de saúde que está na guerra contra a Covid-19, em sua maioria formado por mulheres???!!!

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens