Fechar
Buscar no Site

Notinhas do Dr.Pêta no JP

PETINHADAS

*** Incontestável que a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva foi um bom negócio para o Maranhão; afinal, os grandes vitoriosos daqui – o governador reeleito Carlos Brandão e o senador eleito Flávio Dino – apoiaram Lula!!! Consequentemente, pela lógica, a possibilidade de o estado tirar grandes proveitos disso é enorme!!! No mais, o Brasil está dividido e tenso, tomado por um clima de inconformismo impressionante de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro que não aceitam no comando do país um político acusado e condenado por corrupção!!! As manifestações pacíficas fazem parte da democracia, mas elas os cidadãos precisam respeitar o resultado das urnas!!! Desrespeito às instituições, às pessoas, ameaças de violência, como estão acontecendo Brasil afora, são prejudiciais a qualquer causa e só atrasam o desenvolvimento do país, que, afinal, necessita de ordem e de paz para progredir!!!

*** Nessa sexta-feira, durante as comemorações dos 209 anos do Tribunal de Justiça do Maranhão, o presidente da corte, desembargador Paulo Velten, deu um recado bem claro!!! “Para as almas incautas e sem apreço pela democracia que hoje pedem – imaginem! – intervenção militar no país – o que nem os próprios militares desejam, já que são profissionais sérios, bem instruídos, qualificados profissionalmente e comprometidos com a defesa da ordem institucional estabelecida –, vale lembrar que atravessamos o grande período de regime de exceção com muitas perdas e cassações, pouquíssima independência e nenhuma garantia de irrestrito acesso à justiça. A instabilidade institucional era a regra, a desconfiança estava por toda a parte, não havia tranquilidade para a tarefa de julgar, simples desafetos eram considerados subversivos. Mas entre nós ainda havia altivez. Depois de ser insistentemente cobrado pela entrega de uma relação com os nomes dos que deveriam ser cassados, um velho ex-presidente desta Corte, Antônio Rodrigues Moreira, agindo com a dignidade própria das pessoas íntegras, afirmou aos seus inquisidores estar habituado a julgar em face das provas e do contraditório, e como não havia mais alternativa, pois era pressionado a apresentar os nomes dos que deveriam ser cassados, declarou: ‘Os senhores acrescentem o meu nome a esta lista, mas não podem exigir de mim que entregue as cabeças de meus colegas. Dizendo isto, retirou-se. Algum tempo passado, receberia solene aposentadoria pelo AI-5”!!!

*** Disse mais Paulo Velten: “Quando se quebra a ordem jurídica de um país, e a história está aí para nos mostrar e advertir, sabemos como começa, mas nunca como, quando e contra quem termina. Há um provérbio espanhol que diz “Cría cuervos y te sacarán los ojos” (Crie corvos e eles lhe arrancarão os olhos). Não são poucos os que animam e alimentam monstros para depois serem devorados por eles. Como nos inspira Sebastião Moreira Duarte, cavalgar na onça pode até ser uma aventura tentadora, o problema é desmontar dela sem ser devorado. Deixemos as aventuras para outras dimensões de nossas vidas. No plano estritamente institucional tenhamos, todos, compromisso com a estabilidade da ordem jurídica constitucional. É ela quem nos levará adiante. Abandonemos o ódio cego, a intolerância e o radicalismo ideológico. Isso não é da natureza do brasileiro nem dos povos civilizados”!!!

*** O respeitado jornalista anti-lulista Caio Coppola, editor da Revista Oeste, teve uma postura sensata e lúcida que deveria ser seguida por todos os bolsonaristas inconformados, que não conseguem porque estão ensandecidos, convictos de que a eleição foi fraudada!!! Disse Coppola: “Por sorte, essa mesma democracia busca impedir que os piores fiquem no poder para sempre. Por aqui, nós estaremos vigilantes e atentos a qualquer tentativa criminosa de perpetuação de poder. A experiência humana mostra que o comportamento passado costuma ser referência para comportamento futuro. Mas não se atreva a agir como da última vez, Lula. O senhor pode estar de volta à cena do crime, mas encontrará uma enorme resistência patriótica, se quiser retornar a maus hábitos”!!!

*** E as eleições da Famem, gente!!! Pois é…, quem se lembra da última escolha consensual na Federação dos Municípios do Estado Maranhão???!!! Faz tempo, né!!! Pois a sucessão de Erlânio Xavier caminha para acontecer sem disputa!!! Ao menos é essa tendência que se mostra, inclusive no próprio Palácio dos Leões, onde os ‘ventos’ indicam que o próximo presidente será o prefeito de São Mateus, Ivo Resende, do PSB do governador Carlos Brandão!!! Derrotado na última disputa, quando apoiou Fábio Gentil, prefeito de Caxias, na condição de vice-governador – embora estivesse na interinidade –, Brandão agora é governador de fato e de direito, com todas as condições de ter um peso significativo no processo!!! Não há qualquer sinalização oficial de apoio do governador a Ivo Resende, mas a sensação é de que o aliado do ex-prefeito Miltinho Aragão tem a simpatia de Brandão!!! A eleição na entidade municipalista foi antecipada e acontece no próximo dia 21 de novembro!!! A nova Mesa Diretora somente tomará posse no início de 2023, mas o processo eleitoral está sendo realizado para facilitar a transição e garantir que mais prefeitos possam participar, uma vez que janeiro é um mês no qual muitos gestores tiram suas férias”, diz nota emitida pela entidade!!! Os demais prefeitos que mostraram interesse em disputar o comando da Famem – Bruno Silva-PP (Coelho Neto) e Germano Coelho-Republicanos (Loreto) – já estariam consciente de que há um consenso pelo nome de Ivo Resende!!! O prefeito Fábio Gentil, de Caxias, que participou da última eleição da entidade, ensaiou uma candidatura, mas recuou!!!

*** É risco de perda e credibilidade de quem especula e pura perda de tempo de quem vai atrás!!! O governador Brandão não comenta nem com a sombra o futuro secretariado!!! Já disse, com todas as letras, que só se manifestará sobre nomes que comporão o seu governo após a eleição da nova mesa diretora da Assembleia Legislativa, no início de fevereiro, e com o novo governo federal já devidamente empossado!!! Portanto, quem quiser ir em onda que dê bolas para ilações sobre esse ou aquele futuro auxiliar de governo!!! E outra: a intenção do governador é formar uma equipe técnica e afinada com o futuro governo Lula!!! Teria problemas se Jair Bolsonaro se reelegesse, mas com Lula no comando do Palácio do Planalto Brandão se dá o luxo de fazer um time técnico, com muito ‘jogo de cintura’ para conversar sem maiores problemas com seus interlocutores nos ministérios!!! A intenção maior de Carlos Brandão é acabar com o isolamento a que o estado foi relegado no governo federal nos últimos anos!!!

*** E tem uma evangélica aqui da ‘terrinha’ ‘correndo por fora por’ para uma vaga num ministério de Lula!!! Na verdade, pelo histórico, ela sempre corre por fora mesmo!!! Será que dessa vez emplaca???!!!

*** E uma boa notícia!!! As empresas de saúde que prestam serviços ao estado começaram a pagar e com isso os médicos contratados arrefeceram o movimento paredista na capital e interior do estado!!! Há algumas semanas, parte dos serviços de atendimento estava sendo realizada!!! Neste fim de semana, o funcionamento das unidades de saúde começou a normalizar!!!

*** E pra fechar…

A hora é de abraçar o Maranhão e o Brasil

Não existe atitude menos desportiva do que um jogador que não sabe perder. Nos esportes, esse fulano é visto como o “rei na barriga”. Um tipo desses se recusa a admitir a derrota, apesar do placar mostrar o contrário. Ofende com seu comportamento o adversário, os juízes e o próprio público.
Do ponto de vista político, esse mau perdedor alcança a bestialidade dos néscios. Peca por excesso e por soberba. No processo democrático, isso fica mais grave. Não reconhecer o resultado significa desqualificar a própria democracia e a soberana escolha popular.
Ao longo dos seus 70 anos, o Jornal Pequeno defendeu o jogo democrático. Durante décadas, frente a um governo de situação perene, a publicação se manteve na oposição. Eram comuns os embates com seu principal concorrente, O Estado do Maranhão.
Mas esse posicionamento legítimo no tabuleiro democrático não impediu que, em julho deste ano, o jornal aceitasse como um dos seus articulista nada menos do que o ex-presidente José Sarney, proprietário da marca adversária, cuja edição de papel foi descontinuada. O objetivo desse ato foi mostrar que o debate ao longo de décadas teria se pautado em torno de ideias e não contra pessoas.
Nas últimas eleições, o JP manteve sua independência editorial. Mas não se furtou de defender os pontos de vista que fossem melhor para o Maranhão e para o Brasil.
O voto do eleitor maranhense escolheu o governador Carlos Brandão e o senador Flávio Dino no primeiro turno. Seus adversários admitiram a derrota.
Da mesma maneira, o povo brasileiro escolheu no domingo Luís Inácio Lula da Silva. Os adversários honrados devem fazer o mesmo e reconhecer a vontade popular.
O JP é intransigente contra qualquer atitude golpista que ameace o estado democrático de direito. É contra o bloqueio de rodovias, que cerceia a liberdade constitucional do direito de ir e vir do cidadão. É contra a violência e a instauração do clima de terror.
Ninguém em sã consciência quer continuar a disputa já decidida nas urnas. “A ninguém interessa viver num país dividido, em permanente estado de guerra”, disse o recém-eleito presidente Luís Inácio Lula da Silva, no domingo.
As bandeiras infladas na disputa da partida precisam ser guardadas agora. Finalizado o processo eleitoral, chegamos ao fim do jogo. Torcidas adversárias não devem levar para fora do estádio falas violentas do embate desportivo.
Devem sim comemorar, em nome do mérito desportivo ou político, o resultado dado pelo destino. Cada uma das agremiações deu o máximo. Ao vencedor não se questionam os louros.
Na vida, a vontade é de Deus. No cenário político, a vontade máxima é do povo. O respeito a essa escolha é o que norteia o jogo democrático. Portanto, agora é hora de abaixar os ânimos, diminuir as polarizações e olhar para valores mais elevados da sociedade.
É o momento de aceitar o destino, seja ele favorável ou cruel. É hora de abraçar o Maranhão, abraçar o Brasil e de arregaçar as mangas para definir o futuro – o melhor futuro que nós, juntos, oposição e situação, possamos construir! (Editorial do JP, dessa quarta-feira, 2)

**********

MISTÉRIO

*** Qual é o doutor-cirurgião ‘bam-bam-bam’ que opera, opera, opera, mas nunca consegue ‘crescer’ nas redes sociais???!!! Pois é…, enquanto isso, aquele outro, que contratou uma banca de causídicos para evitar a citação do seu nome, tem uma ‘penca’ de quase 100 mil seguidores…!!!

*** Por que será que nem com o jogo do Flamengo, na final da libertadores, aquele bar de presidente de entidade não consegue mais os grandes públicos de outrora???!!! Será que foi a saída do sócio???!!! Mistéééééééério!!!

*** Quem é o doutor, dono de empresa médica, candidato derrotado nas eleições 2020, que há dois meses não ‘se coça’ com os colegas???!!!

*** Qual é a evangélica da ‘terrinha’ que está ‘correndo por fora por’ por uma vaga num ministério de Lula???!!! ‘Rapá’…, é muito difícil!!!

*** Qual é a casa de saúde luminense que, depois de virar Fla x Flu, ganhou capítulos na TV e no rádio locais, na última semana, e tem até um ‘Caluxo’ divulgador de fake news???!!! ‘Rapá’…!!!

*** E os médicos bolsonaristas, será que já saíram do ‘plantão’ na porta do 24º BIS???!!! Meu amigo, o que tinha de doutor na porta da sede do exército ludivocense era uma ‘festa’!!!

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens