Fechar
Buscar no Site

Notinhas do Dr.Pêta

PETINHADAS

*** O ambiente político andou movimentado, mas as duas notícias de maior impacto, essa semana, foram o lamentável encerramento das atividades do jornal O Estado do Maranhão, que Dr. Pêta trata mais abaixo, e o importante evento para o Maranhão que aconteceu quinta-feira, 2, em Brasília, quando o governo federal assinou a Medida Provisória, já publicada, que permitirá a empresas interessadas requererem para si a construção de ferrovias em todo o Brasil!!! Entre os trechos pré-selecionados pelo Ministério da Infraestrutura está a Ferrovia do Maranhão, concebida pela GPM (Grão-Pará Multimodal), concessionária do Terminal Portuário de Alcântara (TPA)!!! Essa ferrovia resolverá, em definitivo, a ligação da Ferrovia Norte Sul com os portos do Maranhão, e também se ligará à Ferrovia dos Carajás, em Alto Alegre do Pindaré, dando uma nova opção à Vale, caso queira expandir a sua atual exportação de minério para a Ásia!!! O TPA é um porto grande e profundo que poderá receber os maiores navios do mundo!!! Ganham, com isso, todos os portos da Baía de São Marcos, e, ao mesmo tempo, o estado é dotado de uma significativa logística de transportes para exportação!!! O fato é auspicioso para o desenvolvimento econômico do Maranhão!!! Na edição deste domingo, o Jornal Pequeno traz uma ampla matéria do correspondente do JP em Brasília, Gil Maranhão, que ouviu parlamentares da bancada maranhense sobre o assunto!!! (Vale a pena conferir)!!!

*** E sobre os bastidores das eleições de 2022, eles continuam fervilhando!!! E uma informação que chegou ao conhecimento do Dr. Pêta, na quinta-feira, 2, dá conta de que o governador Flávio Dino poderá surpreender o meio político anunciando, no próximo mês de outubro, e não em novembro, como está previsto, o nome que escolheu para disputar a sua sucessão (As fontes normalmente consultadas por Dr. Pêta não confirmaram nada)!!! A julgar pelos sinais já emitidos pelo governador há algum tempo, a escolha recairá sobre o nome do vice-governador Carlos Brandão, o que colocará o “caldeirão sucessório” em estado de plena ebulição!!! Com sua pré-candidatura lançada no encontro que realizou em Imperatriz, o senador Weverton Rocha não deve receber passivamente essa notícia, que continuará guardada a “sete chaves” até o anúncio oficial de Flávio Dino, que deve vir acompanhado de outro fato: no caso, o inevitável rompimento, também oficial, do grupo, pois, conforme anunciou o presidente estadual do PDT, seu foguete não dá ré!!!

*** Falar em Weverton Rocha, o senador até que estava indo muito bem, mas uma declaração que deu numa entrevista, nesse sábado, 4, horas antes do encontro que realizou em Presidente Dutra, foi de uma arrogância intolerável!!! Atingir diretamente o vice-governador Carlos Brandão (não tem como não ter sido pra ele a ‘direta’) afirmando que “tem gente que nasce pra ser vice, tem gente quer nasce para liderar; eu nasci para liderar” é desmerecer a liderança do adversário!!! Muito parecida com a icônica e famosa declaração do senador Roberto Rocha, de que a política tem fila!!! Nos dois casos, depende das circunstâncias…, não é uma equação matemática!!! Quanto ao restante da entrevista, o senador teve alguns lampejos de coerência!!! Num dos trechos, por exemplo, disse que, caso viabilize seu nome, espera ter o apoio de Brandão!!! A pergunta é inevitável: e se Brandão for o escolhido, viabilizando-se, consequentemente, terá o apoio de Weverton???!!!

*** Enquanto isso, segue se movimentando o ex-prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Júnior, que se organiza, agora, para “invadir” o interior do estado: e sem estardalhaço, como sempre fez nas vezes em que se elegeu deputado federal com votações surpreendentes!!! Aliás, Edivaldo é hoje o único pré-candidato a governador realmente definido, já que o grupo governista, conforme acordado na “famosa” reunião do governador com os partidos, no Palácio dos Leões, apesar dos movimentos de Carlos Brandão e Weverton Rocha, ainda não anunciou o nome que representará a situação no pleito de outubro do ano que vem!!! E os demais pretendentes, como a ex-governadora Roseana Sarney, continuam sem saber se entram ou não na disputa!!! Apesar do bom “teto” de que dispõe, Roseana não se anima muito quando depara com a sua rejeição nas pesquisas que encomenda!!!

*** E sobre Edivaldo, Dr Peta já comentou e vai falar novamente: estão enganados aqueles que não enxergam que o ex-prefeito de São Luís é nome forte na sucessão de Flávio Dino!!! Com jeito manso e sem muito estardalhaço, ele tem mantido uma intensa agenda com lideranças, e, assim, vai consolidando apoios para sua tentativa de chegar ao Palácio dos Leões em 2022!!! Nessa semana, por exemplo, o ex-prefeito Djalma Melo (Arari), também ex-presidente da Famem, anunciou seu apoio a Edivaldo!!! E, só confirmando, o ex-prefeito da capital é o único pré-candidato consolidado até agora na disputa eleitoral ao governo no Maranhão!!! E quem está dizendo isso não é Dr. Peta, são os fatos!!! Apesar da pretensão e das grandes movimentações nos municípios, o vice-governador Carlos Brandão e o senador Weverton Rocha assinaram uma carta-compromisso com o grupo liderado por Dino, e os dois devem aguardar a definição do governador sobre quem terá o seu apoio para disputar o cargo!!! Portanto, qualquer um deles que se coloque numa condição de pré-candidatura irreversível, neste momento, está ‘rasgando’ a carta e praticamente rompendo com o grupo!!! O mesmo vale para Simplício Araújo e Josimar Maranhãozinho, que, igualmente, têm a mesma pretensão!!! Já Edivaldo teve o nome confirmado nacionalmente pelas cúpulas nacional e estadual do seu partido, o PSD, em ato em Brasília!!! Portanto, o ex-prefeito, hoje, é o único em situação de muita tranquilidade para fazer a sua caminhada pelo Maranhão!!! Boa gente, com trabalho como prefeito da capital por dois mandatos reconhecido e aprovado, Edivaldo pode tirar o sono de muita gente, embora adversários queiram fazer parecer que não!!! É só esperar pra ver!!!

*** “Lamentável a saída de cena do jornal “O Estado do Maranhão”, destacou o Jornal Pequeno em sua edição dessa sexta-feira, 3, depois da notícia publicada com exclusividade, no dia anterior, pelo blog O INFORMANTE (JP online), de que o tradicional veículo de comunicação da família Sarney vai encerrar as atividades no próximo mês de agosto!!! O Colunaço do Pêta, igualmente, associa-se à manifestação do JP, e a republica a seguir, na íntegra: “A imprensa maranhense está perdendo um dos seus veículos de comunicação mais tradicionais do estado. A notícia publicada nessa quinta-feira, 2, com exclusividade, pelo blog O INFORMANTE (JP online), do encerramento das atividades do jornal O Estado do Maranhão, de propriedade da família Sarney, no próximo mês de outubro, é impactante. É um fato lamentável, sobretudo neste 2021, ano em que a imprensa maranhense completa exatos 200 anos. É lamentável, também e sobretudo, num momento em que ondas de factoides avançam nas redes sociais e ameaçam a democracia. Neste cenário, o JP tem a exata dimensão do desafio que se tem pela frente: o desafio de fazer prevalecerem os valores do jornalismo profissional em meio às alternativas da mídia digital, em que informação e entretenimento, realidade e rumor, notícias e ‘notícias falsas’ tendem a se confundir e quase tudo se expressa com igual estridência, reproduzido de forma desligada do contexto original. Com a experiência de quem acaba de completar exatos 70 anos, o JP tem plena consciência de que o jornalismo profissional diminui significativamente a probabilidade de uma pessoa acreditar em fake news. A difusão de informação confiável continua sendo o melhor antídoto ao veneno que intoxicou as democracias nos últimos anos. Só funciona, porém, em sociedades que gozam de liberdade de expressão – um valor ameaçado. A defesa da livre circulação de ideias, o que evidentemente inclui ideias ruins, precisa ser intransigente. Não pode ocorrer segundo as conveniências de momento, o que faz com que o JP seja cada vez mais afeito ao seu ideal de ser um importante difusor do jornalismo de qualidade.
Não há como negar o cenário de crise do jornalismo impresso. Mas a resistência é necessária. É com este espírito que o Jornal Pequeno lamenta que o jornal O Estado do Maranhão, com um inquestionável legado de contribuição à nossa imprensa, esteja agora anunciando a sua saída de cena”!!!

*** Alguns anos atrás, quando os cofres públicos maranhenses não eram tratados de forma republicana, um poderoso auxiliar de governo usava umas empresas “laranja” para pegar uns “trocados” antes mesmo da licitação de concretizar!!! E foi numa dessas que um amigo de um empresário não se conteve e “mandou bala”: “Rapaz, se dinheiro fosse de barro, esse secretário não deixava nem secar”, hahahahahahaha!!!

*** Lembram o prefeito do litoral norte maranhense que aprovou um pregão para a compra de 15 mil caixas de preservativos???!!! Pois é…, agora o ‘cabra’ contratou, por quase ‘três milhas’, um instituto de pesquisa da região Tocantina para fazer uma ‘Pesquisa Científica’ sobre a Covid!!! Estão assustados???!!! É isso mesmo, PF, CGU, Denasus, TCU, MPF…!!! ‘Alto’ lá, siô’!!! ‘Rapá’, esse é ‘parelha’ ‘praquele’ Corajoso da Região dos Cocais!!! É o famoso ‘Corajoso Moderno’!!!

*** Viram a notícia aí de que, por unanimidade, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram que são inconstitucionais normas municipais que concedem pensão vitalícia a dependentes de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores falecidos no exercício do mandato???!!! Pois é… a questão foi analisada em plenário virtual sobre benefícios previstos em lei do município de Nova Russas/CE!!! Os ministros entenderam que os cargos políticos do poder legislativo e do poder executivo municipal têm caráter temporário e transitório, não se justificando qualquer benefício de forma permanente!!! E aqui no Maranhão tem alguns casos!!! Uma ex-prefeita da região central do estado, cujo marido faleceu no exercício do cargo, recebia uma dessa!!! O Ministério Público questionou, mas o Tribunal de Justiça mandou continuar pagando!!!

*** E aquele delegado de Timon que foi assaltado e teve a sua arma levada pelos bandidos, na segunda-feira, 30???!!! Pois é…, isso porque o nome dele é Valente!!!

***

MISTÉRIO

*** Qual é o ex-secretário de comunicação do governo de Roseana Sarney que está mais do que engajado com um forte pretenso candidato a governador do estado???!!! Mais cedo ou mais tarde vamos saber!!!

*** Qual é o megaempresário com mais de “cem milhas” em obras aqui na “terrinha”, já encarcerado em outro estado, que entrou numa delação premiada e hoje está recluso numa fazenda, em Codó, protegido por dez seguranças, com medo de morrer???!!! Rapá…, isso ainda vai dar ‘cascaria’!!!

*** Qual pré-candidato ao governo do estado que contratou para fazer a sua campanha o mesmo marqueteiro da Bahia que trabalhou para um ex-candidato a prefeito de São Luís nas eleições do ano passado???!!!

*** Qual prefeito do litoral aqui da ‘terrinha’, ‘exposto’ essa semana nos noticiários policiais, que colocou uma filha especial para trabalhar como empresária???!!! Será que não sabe que a garota é incapaz juridicamente???!!!

*** Qual é o prefeito, aqui da ‘terrinha’, que está mais enrolado que arame farpado com ações, dívidas e muitos outros ‘pepinos’ deixados pelas gestões anteriores???!!! ‘Rapá’…, só esperando o próximo São João para, na procissão marítima, pedir uma ajudazinha pra São Pedro…!!!

*** Qual é a casa de Belém, num shopping da ‘Grande Ilha’, que vende bolinho de bacalhau menor que qualquer croquete de aniversário pelo preço de uma verdadeira bacalhoada???!!!

*** Por que Luciano Hang não convidou Flávio Dino e Márcio Jerry para a inauguração da Havan???!!! Ou será que convidou e ficou no vácuo???!!! Tcham, tcham, tcham, tcham…!!!

*** Qual é a secretária de fazenda de prefeitura do litoral que pode ser vista diariamente, no Anel Viário, em São Luís, embarcando passageiros na sua empresa de ônibus???!!!

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens