Fechar
Buscar no Site

Notinhas do Dr.Pêta

PETINHADAS

*** Não tem como não abrir o Colunaço do Pêta deste domingo com esse exemplo de corporativismo nefasto protagonizado pela seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA) no rumoroso caso de uma colisão de trânsito que resultou na exoneração do major Daniel Kraeky do cargo de subcomandante do 15º BPM de Bacabal!!! A questão merece uma investigação rigorosa e toda a atenção de instituições que prezam pela justiça!!! Afinal, um oficial da briosa Polícia Militar do Maranhão foi abruptamente exonerado do seu cargo sem qualquer direito de defesa, sem contraditório, sem uma apuração correta dos fatos…!!! Exonerado, pura e simplesmente, depois de uma reunião no gabinete do secretário da Segurança Pública do Estado, Jefferson Portela, em São Luís, em que prevaleceu tão somente a versão da OAB do Maranhão, representada por seu presidente Thiago Diaz, que se fazia acompanhar da presidente da Subseção de Bacabal, Andreia Furtado; dos advogados envolvidos no incidente – Ricardo Luna e Jamile Lobo – e de integrantes da Comissão de Assistência, Defesa e Prerrogativa dos Advogados!!!

*** Nem precisa entrar no mérito da questão para concluir que a exoneração foi injusta, absurda, ditatorial e antidemocrática, baseada apenas em um lado, tão somente na versão dos advogados supostamente vítimas do oficial, reforçada pelo corporativismo inacreditável do comando maior da entidade que os representa!!! E já que o major Daniel Kraeky não teve como se defender, o Jornal Pequeno, representado nas suas versões online (O INFORMANTE) e impressa (edição desse sábado, 17, e hoje, aqui, no Colunaço do Pêta) decidiu mostrar o outro lado da história!!! Independente de qualquer coisa, repete-se, a exoneração foi absurda, sem contraditório!!! Eis, portanto, o outro lado da história, apresentado em depoimento oficial na delegacia de Bacabal, JUSTAMENTE por quem fora defendido pelos advogados envolvidos no incidente: o motorista preso: que, pela lógica, deveria fazer o contrário, já que as supostas vítimas do oficial intercederam a seu favor, convictas de que ele estava sendo ‘brutalizado’ pelos policiais envolvidos no caso!!!

*** O depoimento do motorista Ivan Alves de Castro, tomado pelo delegado Daniel de Arruda Antunes, na delegacia do 1º Distrito Policial de Bacabal, desmente os advogados Ricardo Luna e Jamile Lobo!!! Segundo Ivan, tudo aconteceu no dia 11 deste mês, quando houve uma batida entre uma Hilux conduzida pelo depoente (que estava com sintomas de embriaguez) e uma moto. Ao chegarem ao local, conta o motorista, os policiais militares lhe deram voz de prisão para conduzi-lo à delegacia!!! Foi então que surgiram Ricardo e Jamile, que, segundo o depoente, intercederam a seu favor, apresentando-se como seu defensor constituído!!! A interferência dos advogados gerou uma confusão com o major Daniel, que acabou sendo denunciado por “abuso de autoridade”, em boletim de ocorrência registrado na delegacia bacabalense!!!

*** “Diante disso” – relataram O INFORMANTE e o Jornal Pequeno –, “o Comando Geral da PMMA, depois de uma reunião do secretário Jefferson Portela com o presidente da OAB-MA, Thiago Diaz, acompanhado da presidente da Subseção de Bacabal, Andreia Furtado; dos advogados envolvidos no incidente e de integrantes da Comissão de Assistência, Defesa e Prerrogativa dos Advogados, exonerou o major Daniel Kraeky da função de Subcomandante do 15º BPM de Bacabal. A exoneração, baseada apenas na versão da OAB-MA, foi efetuada sem qualquer procedimento investigativo”…, e sem que o oficial fosse ouvido!!!

*** Ouvido na tarde de terça-feira, 14, o motorista Ivan de Castro disse que em nenhum momento constituiu como seus defensores os advogados Ricardo Luna e Jamile Lobo!!! E que, inclusive, ao prestar depoimento ele se apresentou com um outro advogado!!! O motorista afirmou, também, que, no momento da batida, com a confusão formada, a advogada (Jamile Lobo) se alterou e xingou os policiais!!! Contou, ainda, que foi agredido por um homem que estava no local, mas que ele não sabe quem o agrediu!!! Segundo ele, chegou a temer pela sua vida e que os policiais que atenderam a ocorrência o salvaram de ser linchado!!! Ivan Castro falou, também, que no dia 13 de julho recebeu a visita do advogado Ricardo Luna em sua casa, e que este lhe teria pedido para confirmar, em depoimento, que havia contratado Ricardo e Jamile!!! Ivan disse à polícia bacabalense que não aceitou a proposta e que informou a Ricardo Luna que seu advogado era Neto Mendes, que, inclusive, acompanhou-o em todo o episódio do dia 11 de julho, quando aconteceu o acidente de trânsito!!!

*** Um outro assunto que dominou a semana foi a sequência de erros de blogs, rádios, tvs e jornais impressos nas informações sobre o duplo crime que vitimou os pais do deputado federal Cleber Verde: Maria da Graça e Jesuíno Mendes, em Turiaçu!!! O que a imprensa tinha???!!! Uma morte (até então só uma: de Graça Cordeiro), algumas especulações, um povoado afastado da sede, de difícil comunicação, e leitores, telespectadores e ouvintes ávidos por notícias, que chegavam ‘aos montes’…, e em meio às famigeradas fakes news!!! Alguns veículos, no afã de ‘furar’ os demais, anteciparam-se com informações que, posteriormente, restaram comprovadas que não procediam, como a notícia, veiculada ainda na noite do dia do crime, de que o corpo de Jesuíno havia sido encontrado com marcas de bala!!! Não procedia!!! Na verdade, o corpo do pai de Cleber Verde só foi localizado ao amanhecer!!! O até então sumiço de Jesuíno, inclusive, estava levando a Polícia a uma segunda linha de investigação, descartada, na manhã seguinte, com o aparecimento do septuagenário, sem vida!!! Horas antes, na madrugada, a polícia havia entrado em confronto com suspeitos!!! Um deles (Fabinho) havia morrido, dois teriam sido presos e um quarto homem teria fugido!!! Às 06h58 (amanhecendo), a Secretaria da Segurança enviou o seguinte comunicado para alguns jornalistas: “FABINHO TOMBOU EM CONFRONTO COM A POLÍCIA, DOIS FORAM PRESOS E SEGUEM AS BUSCAS A UM QUARTO INDIVÍDUO. PAI AINDA NÃO LOCALIZADO”!!! Exatamente 14 minutos depois, às 07h12, um novo comunicado: “FABINHO TOMBOU EM CONFRONTO COM A POLÍCIA E DANIEL FOI PRESO. O CORPO DO PAI ACABA DE SER LOCALIZADO”!!! Posteriormente, com a informação já divulgada, restou comprovado que os dois presos faziam parte de um bando de Fabinho, mas não haviam participado do duplo crime!!! No entanto, teriam dado informações que levaram a Polícia a identificar os envolvidos na morte dos pais do parlamentar e esclarecer o caso!!! O bando, conforme a versão, invadira a fazenda de Jesuíno e Graça Mendes para roubar uma arma, porque, segundo eles, o grupo havia perdido suas armas em operações policiais realizadas na região!!!

*** Horas mais tarde, uma nova versão – essa de fonte do governo – foi passada ao blog O INFORMANTE, do JP Online: o ex-caseiro da fazenda, que havia sido demitido há cerca de um mês, teria comandado o ataque!!! Não era verdade!!! A saída do caseiro se dera em circunstâncias amigáveis, sem maiores problemas!!! A polícia ainda vai ouvi-lo, mas está convicta de que ele nada tem a ver com os crimes!!! Aí repetimos: o que tínhamos???!!! Uma invasão a uma fazenda num povoado afastado da sede, de difícil comunicação, e uma população ávida por informações!!! Acusar jornalistas prudentes, conhecidos pelo cuidado que têm com as informações que publicam, de não terem apurado direito os fatos nos parece um equívoco…, uma injustiça até!!! Apurar como???!!! Indo lá na fazenda???!!! Esperar um dia, dois???!!! E os leitores, ouvintes, telespectadores…???!!! Eram fontes fidedignas, oficiais, pode-se dizer…!!! Generalizar que isso é culpa do jornalismo que se pratica hoje no Maranhão é um erro!!! O Maranhão tem jornalistas sérios, prudentes, cuidadosos com as informações que publicam!!! E são jornalistas formados em escolas de jornalismo mesmo, ao contrário de muitos que aprenderam e “se formaram” nas “academias da vida” e nas “universidades domésticas”!!!

*** Meu amigo, o que está repercutindo na ‘Grande Ilha’ essa história do questionário do instituto ‘Data Ilha’ numa pesquisa a ser divulgada sobre as eleições de São Luís, com tendência para favorecer o pré-candidato Rubens Júnior é uma ‘festa’!!! Aliás, é de bom alvitre que a Justiça Eleitoral fique atenta a esse mecanismo que visa avaliar a tendência da opinião pública!!! Os ‘velhos costumes’ não podem continuar!!!

*** A propósito, o Jornal Pequeno anuncia para o próximo domingo, 26, a divulgação de uma pesquisa sobre a sucessão do prefeito Edivaldo Holanda Filho com a grife e a credibilidade da empresa JPesquisa!!! Aguarde!!!

JP MEMÓRIA – RUMO AOS 70 ANOS

Sarney enfrentou ‘barra pesada’ logo após ser eleito presidente do Senado pela terceira vez

No dia 2 de fevereiro de 2009, José Sarney (PMDB-AP) foi eleito à presidência do Senado pela terceira vez. Apoiado por 49 senadores, o ex-presidente da República foi aplaudido em Plenário ao derrotar o petista Tião Viana (AC) e recebeu um abraço do colega Renan Calheiros (PMDB-AL). Mas o apoio da maioria não deu tranquilidade ao então parlamentar mais antigo do Congresso Nacional.

Durante todo o ano de 2009, Sarney teve de conviver com uma série de denúncias, que inspiraram passeatas contra sua permanência na presidência da Casa em várias cidades do Brasil.

Na mesma semana da eleição do Senado, a revista britânica The Economist publicou uma reportagem sobre Sarney, intitulada “Onde dinossauros ainda vagam”.

O texto criticava a escolha do peemedebista e dizia que o “cargo poderoso” do parlamentar dava a ele “um grau de controle sobre a agenda do governo e oportunidades para nomear funcionários públicos”.

Sarney chamou o artigo de “leviano” e enviou uma carta à The Economist. No entanto, a tese da revista britânica se concretizou no mês seguinte, em uma denúncia contra o então diretor-geral do Senado, Agaciel Maia. Alçado por Sarney da gráfica do Senado ao cargo administrativo mais importante da Casa em 1995, Maia foi o centro de um dos primeiros escândalos do ano, por supostamente ocultar uma mansão avaliada em R$ 5 milhões.

Na época em que o imóvel foi adquirido, os bens do servidor estavam indisponíveis por uma decisão judicial. Ele enfrentava acusações de que teria liberado a gráfica do Senado para que alguns parlamentares pudessem imprimir material de campanha.

Após esse escândalo, o então diretor de Recursos Humanos do Senado, João Carlos Zoghbi, cotado para assumir o lugar de Maia, também foi alvo de denúncias e acabou deixando o cargo. A primeira foi em uma reportagem do jornal Correio Braziliense, segundo a qual Zoghbi havia cedido seu apartamento funcional para os filhos, apesar de o diretor morar em uma casa de 700 m² no Lago Sul, também em Brasília.

Depois, a revista Época afirmou que o diretor mantinha três empresas – no nome de uma ex-babá da família, Maria Izabel Gomes, 83 anos – que intermediavam operações de empréstimo consignado com o Senado.

Segundo as palavras do reputado jornalista Alberto Dines, José Sarney, desde que assumira a presidência do Senado, em fevereiro de 2009, tornou-se “símbolo inconteste da indecência e da improbidade”. Na época, só não foi defenestrado do cargo – como clamava a opinião pública – porque o presidente Lula o protegeu.

Sarney também teve a seu favor um Conselho de Ética controlado pelo PMDB, que arquivou as onze denúncias contra ele. Em dezembro de 2009, ao fazer a retrospectiva do ano, o Jornal Pequeno selecionou 25 escândalos protagonizados por Sarney durante o ano – considerando-se apenas os que o atingiram diretamente, sem contar os que envolveram familiares e agregados do clã.

Sobre estes casos, o JP chegou a sair com esta manchete: ‘Escândalos colocam Sarney sob a mira da imprensa nacional’, na edição de 22 de junho de 2009.

*** Viram o comentário “O Maranhão precisa reagir”, que o JP publicou essa semana???!!! Esse “vale a pena ler de novo”!!! “Por conta da anunciada possibilidade de o governador Flávio Dino concorrer à Presidência da República e do clima de beligerância que se instalou entre os governos federal e estadual, o Maranhão está tendo dificuldade em defender posições legítimas ante decisões que ministros do governo federal vêm tomando. Como exemplo disso temos a destinação de cerca de R$ 14 bilhões, estimados pelo TCU como valor decorrente da renovação antecipada da outorga da Estrada de Ferro de Carajás à Vale. O assunto está em tramitação no TCU, que encontrou sérias incoerências nos documentos apresentados pela Vale. Mas a questão deverá ser decidida ainda neste ano.

O Pará entrou com uma representação na justiça, feita pela Procuradoria Geral do Estado, e o senador Jader Barbalho protocolou no Senado um projeto de lei destinando recursos de renovação de outorga aos estados onde está a infraestrutura em causa. O ministro da Infraestrutura quer aplicar os recursos na Bahia, em uma ferrovia ligando o porto de Ilhéus à Ferrovia Norte Sul, que não tem nada com Carajás, mas que, se não houver reação, vai aplicá-los mesmo ali. Por isso a reação do Pará.

Minas Gerias, vivendo situação semelhante, com a antecipação da outorga da Ferrovia Vitória Minas, que também o ministro quer destinar para uma ferrovia ligando o interior de Mato Grosso a Ferrovia Norte Sul, reagiu imediatamente. O governador também não se envolveu até agora, mas a Assembleia Legislativa reagiu com muito vigor. E emitiu uma nota pública: “A proposta da antecipação da concessão prevê o aporte de recursos, por parte da Vale, na Ferrovia da Integração do Centro Oeste (Fico), que, partindo do mato Grosso, conecta-se à Ferrovia Norte Sul.

Nesse ponto, a Assembleia Legislativa não concorda com o parecer do Tribunal de Contas da União (TCU), pois entende que os recursos previstos na antecipação da ferrovia deveriam ser investidos somente nos dois estados cortados pela EFVM, que são Minas e Espírito Santo.

O Estado precisa reagir, com seus empresários e, principalmente, com a classe política, que precisa comandar a necessária reação a decisões estapafúrdias que prejudicam muito o futuro do estado. Temos 75% da EFC no Maranhão, mas, mesmo que o dinheiro fosse dividido igualmente entre os dois estados, daria para completar toda a infraestrutura ferroviária que precisamos”!!!

*** E as redes sociais continuam impagáveis!!! Olha essa da semana: “Tenha muito cuidado com aquela pistola que colocam na nossa testa para medir a temperatura quando entramos no mercado… ELA APAGA A MEMÓRIA!!! Entrei para comprar frutas e legumes e saí com cerveja, linguiça, picanha e carvão”, hahahahahahahahaha!!!

*** O aumento da produção de soja, nos últimos anos, mostra que o Brasil vem tendo uma evolução bastante positiva, com um crescimento de 28% no período que vai de 2015 a 2019!!! Em relação ao milho, o Brasil também tem destaque na produção internacional!!! A produção cresceu no último quinquênio, partindo de 66 milhões de toneladas para 93 milhões de toneladas em 2019, um aumento estimado de 41%!!! Rapaz, é uma potência esse Brasil!!! Infelizmente, é muita areia para o caminhão dos seus gestores!!!

*** O que será que tem de verdade nesse suposto affair de Jorge de Jesus com uma advogada brasileira???!!!

*** Lembram o ‘Mistério’ publicado em 07.06: “Quem será a servidora efetiva, titular de pasta com poder para implementar o plano de carreiras desde o dia 02/01/2013, que até agora não moveu ‘uma palha’ para valorizar o servidor???!!! Esquece que em 21 volta para o baixo clero”???!!! Pois é…, o Diário Oficial de 19/06/2020 traz a publicação do Decreto 55.234, de 19 de Junho 2020, subsidiado pelo processo administrativo 22.842, de 19 de Junho de 2020, que trata da promoção de servidores por merecimento, sem citar nome dos membros da Comissão de Avaliação dos Servidores e os critérios avaliados!!! Advinha quem foi promovida por merecimento???!!! Ela mesma, servidora efetiva, titular de pasta!!! MPê!!!

*** E pra fechar…

Cidadãos invisíveis

O Brasil condena sua população a viver hoje dentro de limites medíocres, com imensa desigualdade social, forte cultura servil, sistema público ineficiente, violência, pobreza, fome, saúde precária, qualidade de ensino inaceitável e cidadãos invisíveis jogados numa sociedade que não os acolhe.
Convivemos até hoje com problemas sociais enraizados desde os tempos da colonização, período em que o país vivia “num ambiente completamente fictício de uma civilização de empréstimo”, como chegou a dizer, em vida, o saudoso jornalista e escritor Euclides da Cunha, na resenha intitulada “História de uma longa e persistente desilusão”.
Publicada no final da primeira fase da República a resenha de Euclides da Cunha constituiu-se num espantoso prenúncio das mazelas sociais que observamos atualmente, nos obrigando a viver dentro de uma bolha, com políticos atribuindo, de forma perversa, o nosso atraso ao mundo exterior. (Antônio Carlos Lua – Jornalista)

********************

MISTÉRIO

*** Qual é o gestor que anda ‘pisando em ovos’ e que, se duvidar, diante do ‘Fator 2022’, ganha mais perdendo do que vencendo, na sucessão municipal de São Luís???!!!

*** Quem foi o ‘cara-metade’ de deputada que arrematou um lote de bezerros PO, essa semana, num leilão transmitido ao vivo pelo ‘Canal de Leilão do Boi’???!!! E com direito a agradecimentos e tudo mais!!! Esse tá ‘butano’ quente!!!

*** Por que tem gente dizendo que o apoio do PSL a Neto Evangelista (DEM) ainda não está fechado definitivamente???!!! A alegação é de que o partido estaria dividido nacionalmente e com Bolsonaro tentando reavê-lo!!! Se o “Fator 2022” for levado em conta, é “sinuca de bico”!!!

*** A propósito de eleição, para onde será que vão pender os dois secretários de estados do DEM – Felipe Camarão e Rogério Cafeteira – nas eleições de São Luís, já que alguns auxiliares de esquerda já declararam apoio???!!!

*** Quem são os dois edis de mandato – um causídico sem OAB e outro petista sem mobilidade urbana – que querem encontrar na vaga de vice uma saída honrosa para a não reeleição na Câmara Municipal, em 15 novembro???!!!

*** Qual foi o ‘Pêtanauta’ que passou o último domingo ‘navegando’ pela blogosfera à ‘procura’ do blogueiro “serial killer da língua portuguesa” e produtor de fakwnews???!!! ‘Rapá’ – disse ele – informar é uma profissão com regras e limites…, não existe espaço para amadores!!!

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens