Fechar
Buscar no Site

Notinhas do Dr.Pêta

PETINHADAS

*** Isso não é uma disputa entre o governador do Maranhão, Carlos Brandão, e o ex-governador, senador eleito e futuro ministro da Justiça de Lula, Flávio Dino!!! E quem pensar dessa forma ou estiver “trabalhando” para isso, mais uma vez, como aconteceu nas eleições de outubro, vai quebrar a cara!!! A declaração é de um experiente observador da política maranhense, diante do cenário que se apresentou, esta semana, sobre a sucessão do presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto!!! Quando Flávio Dino, governador, decidiu que seu candidato ao Palácio dos Leões seria seu vice, preterindo o senador Weverton Rocha, a maioria do grupo governista aceitou, encarou como uma decisão de grupo e trabalhou para eleger Carlos Brandão!!! Tudo foi feito em prol de um consenso!!! O próprio Brandão fez várias reuniões com Weverton, na tentativa de que houvesse um acordo, porque o então comandante do grupo já havia manifestado a sua preferência!!! O senador não aceitou, entendeu a decisão de Dino como uma imposição antidemocrática, rompeu, formou seu grupo e o resultado todos conhecemos: um fracasso retumbante no dia 2 de outubro!!!

*** A constituição diz que os poderes são harmônicos e independentes, mas a história e seus costumes estão cansados de mostrar que, na prática, essa teoria é outra!!! Portanto, hipocrisias de lado, quem acompanha os bastidores da política do Maranhão sabe que o governador do estado já tem a sua preferência nas eleições da Assembleia Legislativa do estado!!! E, a se concluir pelas notícias das últimas 72 horas, levadas a público em praticamente toda a mídia local, essa preferência de Carlos Brandão, mesmo não manifestada oficialmente pelo governador, já está clara!!! Trata-se da deputada estadual eleita Iracema Vale!!! O surgimento do nome de Iracema no ‘jogo’, como era de se esperar, acendeu a fogueira no poder legislativo estadual, iniciando-se, naturalmente, uma ‘guerra de narrativas’ entre apoiadores do deputado Othelino Neto, que pretende reeleger-se presidente, e aqueles que estão com Brandão!!! Um dos primeiros passos, também como já se previa, são as tais “listas de apoios”, que, geralmente, quando aparecem dos dois lados, costumamos fazer as contas e, no caso agora do parlamento, já está dando mais deputado do que a casa tem!!!

*** E como aconteceu nas eleições estaduais, com Brandão e Weverton, o grupo governista (podemos dizer assim) está diante, agora, de um novo impasse, entre Othelino e Iracema Vale!!! Brandão é o governador do estado e já deu a senha de sua preferência!!! Othelino é presidente da Assembleia e se acha no direito de concorrer a disputar o cargo mais uma vez!!! Teria a seu favor a simpatia de Flávio Dino, que, num acordo das eleições passadas, colocou como sua suplente a esposa do presidente da Alema, a vice-prefeita de Pinheiro Ana Paula, que, diante da escolha de Dino para ministro de Lula, assumirá como senadora da República!!! A grande expectativa é de como será o posicionamento de Flávio Dino, que, em função do impasse, já foi procurado por Othelino, em Brasília, ao menos duas vezes!!! Afinal, como governador, exatamente na posição hoje ocupada por Brandão, Dino defendeu com unhas e dentes um consenso em torno da sua escolha!!!

*** Carlos Brandão tem defendido uma união política pelo bem do Maranhão, entendendo que isso será importante para o desenvolvimento do estado!!! Ainda não se manifestou publicamente, mas deu seu aval para que Iracema colocasse seu nome à disposição para a disputa da presidência da Assembleia Legislativa!!! Como governador do Estado, a exemplo de Flávio Dino quando o escolheu, fez a sua escolha!!! O esforço pelo consenso é fundamental para a união pregada, e alguns próceres do grupo hoje liderado por Brandão e Flávio Dino já trabalham por esse consenso!!! O governador já deu a senha de sua preferência!!! Resta saber a posição oficial de Flávio Dino!!! Como foi dito no início, os poderes são harmônicos e independentes, mas todos sabem como de fato as coisas funcionam em nosso estado!!!

*** Por outro lado, enquanto os políticos lutam pelo consenso, um esforço ainda de bastidores, jornalistas, pra variar, deflagram a ‘guerra de narrativas’, de acordo com os interesses de cada um, que estão longe de ser jornalísticos, guardadas as devidas exceções!!! A pior e mais condenável dessas narrativas é tratar a eleição da Assembleia Legislativa como se fosse uma disputa entre Brandão e Flávio Dino!!! Também como foi falado no início, quem pensar dessa forma ou estiver “trabalhando” para isso, mais uma vez, como aconteceu nas eleições de outubro, vai quebrar a cara!!!

*** Nessa sexta-feira, 9, dia em que Lula anunciou Flávio Dino como seu ministro da Justiça, ao registrar o fato em suas redes sociais, o governador Carlos Brandão afirmou: “Não tenho dúvidas de que sua experiência, compromisso com a verdade e a defesa dos direitos serão importantes marcas do novo governo”, postou Brandão, desejando “muito sucesso” a Flávio Dino nessa nova missão!!!

*** Meu amigo, pense num ‘balacobaco de cinema’!!! Um deputado federal estava numa “DR arrasa quarteirão” ‘daquelas’ com a ‘cara-metade’, na manhã de domingo passado, numa mansão do Calhau, quando surgiu o ‘ex’ da mulher com uma caminhonete derrubando o portão da casa, resgatando a amada e pondo fim à ‘cascaria’, que já estava chamando a atenção da vizinhança!!! Resultado: quatro viaturas da briosa foram chamadas a fim de proteger o ‘enrolado’ parlamentar!!! Pior que quase ‘sobra’ para o vigia da rua!!! O ‘coitado’ escapou por pouco de ser atropelado na ‘fuga’ do invasor com a ex no veículo!!!

MISTÉRIO

*** Quais serão as forças ocultas que querem porque querem estabelecer uma disputa entre Carlos e Brandão e Flávio Dino na briga pelo comando da Assembleia Legislativa do Estado???!!!

*** Quem é o chefe de poder na ‘Grande Ilha’ que só viaja levando um segurança, ‘importado’ de outro estado, que já o acompanha há muitos anos???!!! Rapaz, a ‘cara-metade’ do ‘dito-cujo’ tá ‘queimando é ruim’ com isso!!! Pense!!!

*** Quais são os vereadores que atuam em causa própria nessa ‘guerra’ pelas emendas impositivas e pelos contratos temporários na Semus, ao mesmo tempo em que silenciam na defesa da valorização do servidor público???!!!

*** Qual é a prefeitura da ‘Grande Ilha’ que vive exonerando fiscal de contrato???!!! Pois é…, se o fiscal não assina o que ‘eles’ querem, ‘rua’!!!

*** Quem é a toda poderosa assessora-chefe que anda nomeando parente a torto e a direito numa secretaria, sem que o chefe saiba???!!! Nepotismo à vista!!!

*** Qual poder legislativo é uma “casa de família”, onde um integrante anda ‘engatado’ com uma ‘filial novinha’ e o outro está sendo acusado de pedir foto de uma liderança ‘pelada’ em troca de iluminação pública, em troca de professores, em troca de obras…???!!! E não adianta vir com discurso inflamado!!!

*** Qual prefeitura aqui da ‘terrinha’ até hoje não pagou o salário de novembro dos concursados e aposentados???!!!

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens