Fechar
Buscar no Site

Notinhas do Colunaço do Dr.Pêta

PETINHADAS –

*** O cenário político das eleições no Maranhão muda com a decisão de Roberto Rocha de disputar a reeleição para o Senado!!! No início da semana, Rocha anunciou o apoio de dez partidos para sua candidatura à reeleição!!! Para quem ainda não tinha nem mesmo um partido para disputar novamente o mandato, à primeira vista foi um grande feito!!! Entretanto, como bem lembrou o Jornal Pequeno, na quinta-feira, 5, apesar de toda essa estrutura partidária montada em torno de si, Roberto Rocha tem um desafio pela frente: transformar isso em força eleitoral, em resultado nas urnas!!! Sabe-se, hoje, que o ex-governador Flávio Dino é o franco favorito!!! Não só pelo trabalho que desenvolveu nos sete anos que esteve no Palácio dos Leões, e que lhe deu mais de 60% de aprovação, mas, também, porque vivemos num estado em que o presidente Jair Bolsonaro, aliado de Rocha, tem apenas 30% do eleitorado!!! Some-se a isso o fato de a eleição de senador ser apenas em um turno, o que torna ainda maior o desafio para Roberto Rocha, que não é nenhuma novidade na política maranhense!!!

*** Há muito se ouve de aliados de Flávio Dino que não teria melhor adversário para o ex-governador que o senador Roberto Rocha!!! Entendem que fosse um outro nome, com esses apoios, poderia gerar problemas para Flávio Dino!!! Nas eleições de 2018, Flávio Dino se elegeu no primeiro turno e Roberto teve pouco menos de 5% dos votos!!! Mas a eleição foi para governador e Roberto não tinha esse apoio que passou a ter agora!!! No entanto, foram estranhas, na entrevista coletiva de Roberto Rocha, segunda-feira, no Brisamar, as ausências dos pré-candidatos a governador Lahesio Bonfim, Edivaldo Holanda Júnior, Josimar Maranhãozinho e Weverton!!! Além de não ‘dar as caras’, nenhum deles emitiu qualquer declaração de apoio a Roberto Rocha nas redes sociais, apesar de os seus partidos estarem presentes no encontro promovido pelo senador!!!

*** Edivaldo, por exemplo, não só se ausentou como foi contra a aliança!!! Pastor Bel, até então pré-candidato a senador pelo Agir 36 na chapa de Lahesio, divulgou um vídeo, em lágrimas, dizendo que foi golpeado por Roberto!!! Josimar também deve ter ficado insatisfeito; porém, assim como os demais, teve que obedecer a ordens vindas de Brasília!!! Roberto Rocha tem vários desafios pela frente; entre eles, tentar se esquivar do debate de que é o candidato do presidente Bolsonaro no Maranhão, mesmo tendo a maioria dos partidos do campo bolsonarista ao seu lado!!! Um outro desafio é manter o grupo de oposição unido com ele!!! E, principalmente, transformar todo esse aparato político em resultado prático, em força eleitoral; ou seja, em voto!!!

*** Roberto Rocha tem um grande desafio pela frente!!! O ex-governador Flávio Dino, mesmo com o ambiente que, de alguma forma, tira um pouco da tranquilidade que vinha desfrutando, praticamente como candidato único, tem uma enorme vantagem sobre o senador petebista!!! Para tirá-la, Rocha tem muito ‘chão’ para percorrer, e o fato de ser ‘carimbado’ como bolsonarista torna mais difícil essa ‘perseguição’ aos números do ex-governador!!! Dino tem o apoio de Lula, que possui larga vantagem sobre o presidente em todas as pesquisas de intenção de voto no Maranhão!!! A seu favor, “nesse mister”, Roberto tem a indisfarçável vontade de Bolsonaro de derrotar Flávio Dino nas próximas eleições, fato que pode ter muito a ver com esse ‘ensaio’ de união das oposições contra o ex-governador e o governador no estado!!! Assim, não pode ser descartada a possibilidade de o presidente Bolsonaro e seu filho Flávio, amigo do senador Weverton Rocha, estarem ‘costurando’ essa união no Maranhão!!! A presença do bolsonarista Lahesio Bonfim nesse tabuleiro reforça muito essa ideia!!!

*** Do lado do grupo palaciano, a grande força é a união da popularidade de Flávio Dino com a desenvoltura política de Carlos Brandão e o apoio de Lula!!! Mas, para isso, Dino e Brandão precisam estar sintonizados em todos os sentidos, pois um vai precisar do outro!!! E na campanha a força popular do ex-governador pode ser decisiva, já que é conhecido 100% no estado, ao passo que Brandão, conforme pesquisas qualitativas de consumo interno que ‘rodam’ por aí, hoje ainda está chegando aos 50%!!! Os adversários sabem que a união dos dois é forte e decisiva!!! Por isso, alimentam divergências palacianas naturais que hoje ainda atrapalham o governo, mas que parecem estar sendo contornadas com a ação de ‘bombeiros’ experientes que conseguem enxergar bem adiante do nariz!!!

*** Um outro fator que aumenta a força Dino-Brandão foi a decisão que o ex-governador tomou, de escolher o presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto, como coordenador da sua pré-campanha!!! Foi uma escolha sábia, de um gestor que tem consciência dos problemas políticos que adquiriu ao longo dos sete anos do seu governo!!! Ao priorizar o povo, o que exigiu dele extrema frieza na relação política, Dino contrariou muitos interesses e criou para si um clima adverso em meio à classe!!! E é justamente esse clima que ele tenta amenizar agora com a ajuda de Othelino Neto, que, mais do que ninguém, tem o maior interesse na eleição do ex-governador, por ser a sua esposa a primeira suplente dele!!! Habilidoso, o presidente do poder legislativo do Maranhão tem muito a contribuir nesse processo!!!

*** Um dos problemas que Flávio Dino enfrenta é o MDB!!! O partido está dividido entre Roberto Costa, com sua força junto aos filiados, e algumas figuras proeminentes, como Roseana Sarney, Hildo Rocha, João Marcelo e Edinho Lobão!!! Todos já foram muito claros, em várias reuniões internas, que, mesmo ‘indo’ com Brandão, não votarão em Dino!!! O apoio a Brandão vem sendo conduzido pela ex-governadora!!! Já Brandão parece ter perdido a possibilidade de ter o apoio de Josimar Maranhãozinho!!! Nenhum martelo está batido até o momento, mas há fortes rumores de que Maranhãozinho declarará apoio a Weverton Rocha nesta semana!!! Caso isso aconteça, o senador pedetista, que vinha perdendo apoios importantes com as investidas duras do Palácio dos Leões, volta a ganhar musculatura!!! As eleições de outubro prometem ser ‘animadas’!!!

*** E aquele ex-secretário de Administração que anda atacando blogueiros depois de ouvir críticas sobre seu ex(atual) chefe, hein!!! Pois é…, mas bastou umas ‘ameaçazinhas’ para o ‘dito-cujo’ pedir desculpas pela indelicadeza!!! Imagina se não fosse parte de um processo por suspeita de desvio de R$ 70 milhões na Previdência, junto com o patrão e aliados!!!

MISTÉRIO

*** Quem é o ‘menino de ouro’, da “polícia do colete preto”, que comentou em um voo, voltando de Brasília, que veio à ‘Grande Ilha’ para se encontrar com um causídico que deve ajudá-lo a voltar para o seu cargo???!!!

*** Quem é o deputado federal aqui da ‘terrinha’ que ‘briga’ o dia todo e tá com a reeleição difícil???!!!

*** Quem foi o “inseto-assessor-parlamentar” que “pegou carona” na entrega de um carro, dado de presente do Dia das Mães, pelas filhas, para a matriarca do lar???!!! Todo “Pimpão” na loja, na entrega do veículo, apareceu na foto, ao lado da “cara-metade”, como se fora o dono do luxuoso presente!!! Só faltou tirar a fita do ‘potentoso’, hahahahahahahaha!!!

*** Qual é a ex-apresentadora de TV que precisa ‘se coçar’ com ‘trinta pilas’ que deve para a sua ex-melhor amiga???!!! O caso foi parar a delegacia e já está agendada a audiência.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens