Fechar
Buscar no Site

Notinhas do Colunaço do Dr.Pêta

PETINHADAS

*** Está correto o cientista político e sociólogo Alberto Carlos Almeida ao afirmar, baseado no resultado da Paraná Pesquisas/Veja, que “a disputa nacional é uma briga de cachorro grande” e que isso explicaria “o baixo percentual” do governador do Maranhão, Flávio Dino, hoje com 1,6% das intenções de voto na corrida presidencial de 2022!!! Antes nem aparecia!!! O ‘banho de realidade” de Alberto Almeida não atentou que a briga é de ‘cachorro grande’, mas tem uma ‘canzoada’ em organização!!! E, como o próprio coletivo traz em seu nome, com os ‘cães’ dispostos a fazerem ‘zoada’!!! Como diz o cientista político, Flávio Dino “está muito distante de ser a figura de principal oposicionista a Bolsonaro”, pois “esse papel cabe ainda ao PT”!!! Sim, mas é bom não esquecer que quem está dando a largada para organizar a “canzoada do barulho” é o governador do Maranhão!!! E se essa iniciativa começar a ter repercussão como a do artigo de Dino, essa semana, no jornal O Globo, do Rio de Janeiro, daqui a pouco essa vírgula sai do 1,6%!!!

*** Meu amigo, e o assunto da semana foi a nova praia de São Luís, o ‘pedaço de areia’ da ‘Grande Ilha’ já ‘batizado’ de ‘Praia da Península’!!! Como sempre, não faltaram as brincadeiras nas redes sociais, os ‘áudios escrachados’ que ‘mataram’ os ludovicenses de sorrir, as ‘tiradas’ inteligentes…!!! Porém, não faltou, também, o “lado ruim da vida”, protagonizado pelos ‘Donos da Praia”!!! E é justamente sobre eles que Dr. Pêta começa falando, ‘amparado’ numa “crônica super aprovada”, encaminhada ao Colunaço por um casal de moradores daquele belo pedaço da ‘Ilha do Amor’!!!

*** Diretamente endereçada a “Os Donos da Praia”, eis a crônica do casal:

“Temos que preservar com qualidade o que é nosso e não deixar que venha qualquer um desqualificar nossa qualidade de moradia e de vida conquistada com muito trabalho”!!! “Pessoal da Península vai proibir o acesso dos não residentes na área”!!! “Ocupando a área de moradores e residentes dos prédios”!!! “Observei também as barracas da praia da Península e dava a impressão de que logo, logo as duas vão estar misturadas, o que vai ser uma pena. Não estou pedindo opinião de ninguém e assumo meus preconceitos a título de segurança pessoal”!!!

É para rir ou chorar???!!! Não sei nem o que fazer!!! Essas são apenas algumas ‘pérolas’ que andam circulando nos grupos de moradores da Península!!! Felizmente, uma pequena “minoria involuída”, que, mesmo diante de todo o cenário nebuloso que o mundo atravessa, não conseguiu rever os seus valores”!!! De repente, a tão pacata e desabitada Praia da Península da Ponta da Areia – denominação polêmica e controversa – tornou-se o point mais badalado da cidade, para alegria de muitos que despertaram para a riqueza e beleza natural que o ambiente proporciona e para a frustração de outros que sentiram muito por “sua praia” ser invadida por “forasteiros de outros bairros”!!! Os incômodos vão desde a diversidade de gênero até o nome como batizaram algumas áreas da praia: “Posto A???!!! Estão querendo imitar o Rio de Janeiro”!!! exclamou um ‘penínsule’ indignado!!! “Agora todo mundo vai querer descer com cadeira de praia”, previu outra ‘Penínsule Nostradamus’!!! Não sabia que essa praia tinha dono, mas vou ver com os amigos da Península se consigo uma permissão para poder ir lá!!! Uma grande amiga que aqui nasceu sempre que me encontra pergunta: “E AÍ, COMO ESTA A PROVÍNCIA”???!!! Agora já sei o que responder: “Você nem sabe!!! Agora. a praia da Ponta da Areia ou Península ou Alto Península ou Posto A tem dono”!!! Ela certamente irá me questionar: “Como assim”???!!! Vou responder: “VOCE NÃO ESTÁ SABENDO???!!! Como sempre, a província continua cheia de donos, do tipo “você sabe com quem esta falando”???!!! Ou: “eu sou amigo de fulano”!!! Agora surgiram os ‘donos da Praia da Península’, que nada mais são que um pequeno grupo de ‘sem noção’, recheado de preconceitos!!! A pergunta é: quem é você na fila do pão, minha filha, pra achar que tem praia particular???!!! Cai na real!!! A praia é de todos!!! Ou será que não???!!! Com a propriedade com que falam, começo a ter dúvidas se realmente a praia não pertence a esses três ou quatro ‘esperneantes’!!! Farei uma busca no Cartório de Registro de Imóveis e na SPU para não ficar aqui passando informação errada para vocês!!! De uma coisa eu tenho certeza: as autoridades têm mais o que fazer do que ficar atendendo ligação e denúncia de ‘DONOS DA PRAIA”!!!

*** Rapaz, e o que tem de mulher “correndo atrás” de endinheirado na Península não está escrito!!! Em um badalado restaurante da disputada área, no fim de semana, era o que mais tinha!!! “Nunca tinha visto esse restaurante desse jeito”, disparou um Pêtanauta, num e-mail ao Colunaço!!! Meu amigo, quem tiver seu par que segure bem!!! Não pode levantar nem para ir ao banheiro, hahahahahahahaha!!! Organization, please!!!

JP MEMÓRIA – RUMO AOS 70 ANOS
Escândalos também envolveram Roseana e desgastaram ainda mais a imagem de Sarney

No ano de 2009, logo depois de conquistar a presidência do Senado pela terceira vez, o senador José Sarney teve de enfrentar a mais desgastante e atribulada crise de toda a sua carreira política.

Três dias depois de assumir, sua eleição foi considerada uma vitória do “semifeudalismo” pela revista britânica The Economist, que publicou reportagem com o título “Onde os dinossauros ainda vagam”. Sarney conseguiu direito de resposta na edição de 12 de fevereiro, contestando item por item as afirmações.

Em 7 de fevereiro, o jornal O Estado de S. Paulo publicou a íntegra de uma conversa entre Sarney e seu filho Fernando, grampeada pela Polícia Federal. Com o título “Abin é suspeita de avisar família Sarney sobre processo sigiloso”, o Estadão reproduziu os três minutos e 32 segundos grampeados.

Depois, Sarney foi acusado de utilizar a TV Mirante, associada da Rede Globo, para atacar seu adversário, o governador Jackson Lago. O presidente do Senado defendeu-se, dizendo que os diretores regionais das emissoras são nomeados pela própria Globo e afirmou “nunca ter utilizado a TV Mirante para fins políticos”.

Em 10 de junho, o Estadão saiu com a denúncia dos atos secretos do Senado. E alguns casos de nepotismo foram vinculados a Sarney, que se defendeu em discurso no Senado e por meio de documentos.

Esse escândalo começou com a descoberta, pelo jornal O Estado de S. Paulo, de que um neto de José Sarney – João Fernando Michels Gonçalves Sarney, de 22 anos, filho de Fernando Sarney – foi nomeado e, tempos depois, exonerado de um cargo no Senado por meio de atos sigilosos.

No dia seguinte, descobriu-se que, com a exoneração de João Fernando, sua mãe – a ex-miss Rosângela Terezinha Michels Gonçalves, com quem Fernando Sarney teve um relacionamento extraconjugal – herdou seu cargo (secretário parlamentar no gabinete do senador Epitácio Cafeteira (PTB) e seu salário (R$ 7.600).

Depois, surgiu uma enxurrada de parentes e aliados do clã beneficiados por atos secretos. Alguns foram exonerados, mas muitos seguiram empregados.

Foi nessa época que o Estadão também estampou na primeira página a manchete: “Mordomo da casa de Roseana Sarney é pago pelo Senado”. Segundo as denúncias, Amaury de Jesus Machado, o “Secreta”, recebia um salário de R$ 12 mil como assessor de gabinete.

Mas, na verdade, prestava serviços particulares a Roseana. Machado contava então 24 anos de trabalho no Senado, tendo sido nomeado em 1985, quando a Casa era presidida por Moacyr Dalla, e seu ofício era o de chofer.

*** Rapaz, e quem continua ‘virado na serpente’ é o prefeito Edivaldo Holanda Filho, que aumenta a cada dia o índice de aprovação da sua gestão!!! E lembram que o saudoso João Castelo chamava Edivaldo de ‘menino’???!!! Pois é…, ele assumiu a prefeitura antecedendo figuras experientes, como Gardênia Gonçalves, Conceição Andrade, Jackson Lago, Tadeu Palácio e o próprio João Castelo!!! Só possuía experiência no legislativo!!! Resultado: o ‘menino’ ‘engrenou’ e, a continuar nesse ritmo, caminha para terminar seu segundo mandato botando todos os ‘ex’ ‘no bolso’!!! E olha que iniciou com o clima totalmente adverso, com muitas dívidas, sem recursos, a cidade acumulando problemas de toda ordem e o levando a índices de aprovação baixíssimos!!! Tanto que a tinha muita gente do grupo que não via a hora do mandato dele terminar!!! Edivaldo ‘arregaçou as mangas’, reagiu, enfrentou volumes de chuva intensos, com a capital sem infraestrutura, sentindo o efeito dos temporais que devastavam bairro, e agora surta numa onda de aprovação, se não excelente, já bem favorável, com tendência de crescimento!!!

*** Pois é…, do seu jeito ‘mansinho’, Edivaldo chega ao último ano de mandato consolidando um legado de obras jamais visto na cidade, essa é a verdade!!! Justiça seja feita – e Dr. Pêta já disse isso aqui –, não tem prefeito que tenha trabalhado mais por São Luís!!! O ‘menino’ daquela eleição de 2012 realmente chegou ‘verde’ ao executivo, com pouco mais de 30 anos, com experiência apenas de cargos legislativos, como vereador e deputado federal!!! E vai encerrar seu segundo mandato, neste fim de ano, sob aplausos!!! Não que tenha resolvido todos os problemas da cidade, mas o que fez nessa ‘volta por cima’ – e também o que ainda está por fazer – vai deixá-lo numa posição de peça importante no tabuleiro da sua sucessão, podendo ser decisivo para o lado que pender!!!

*** Se observar hoje, nos bairros periféricos, na zona rural, na região central, pra tudo quanto é canto tem obra da Prefeitura de São Luís!!! O programa São Luís em Obras está proporcionando à capital maranhense um volume significativo de pavimentação, drenagens profundas, construção e recuperação de mercados, praças…!!! Só não enxerga quem não quer!!! O ‘corre-corre’ diário nas vistorias é tanto, que a galera da equipe nem precisa de academia!!! E ‘não tem essa’ de sábado, domingo, feriado…!!! É verdade…, os problemas da população também não veem dia da semana!!!

*** E agora, com essa reviravolta na popularidade do prefeito, Edivaldo está sendo disputado por pré-candidatos que desejam sucedê-lo!!! Mas mantém a postura que sempre teve: não misturar gestão com política!!! Pense numa atitude correta!!! É, meu amigo, o próximo prefeito vai ter que “suar muito” para superar o desafio de fazer melhor que o ‘menino’!!! E tomara que consiga, porque, apesar dessas obras todas em andamento, nossa imensa São Luís ainda precisa de muito trabalho!!! Que Deus nos projeta na escolha do próximo mandatário da capital!!! Tem que ter disposição, ser determinado, corajoso e fazer como Edivaldo: nada de conchavos políticos nem “toma-lá-dá-cá”!!!

*** Falar em eleição, não aconteceu o anunciado apoio do PSL à pré-candidatura de Neto Evangelista a prefeito de São Luís!!! Em entrevista ao programa Ponto e Vírgula (Difusora FM), o presidente estadual do partido, vereador Chico Carvalho, havia dito que o apoio seria oficializado na semana que passou!!! Um problema de agenda entre os dirigentes do DEM e do PSL teria impossibilitado a reunião que selaria a aliança!!! O ‘martelo’ ficou de ser ‘batido’ nesta semana!!! Pelo sim, pelo não, Dr. Pêta registra que o PSL nacional está dividido, com uma forte tendência de o presidente Jair Bolsonaro assumir novamente o comando da sigla!!! Se isso acontecer, as coisas mudam em São Luís!!!

*** Existe também uma especulação de que o MDB poderia ‘fechar’ com Neto Evangelista!!! Difícil é ajustar isso com a pré-candidatura de Adriano Sarney lançada!!! A ex-governadora Roseana Sarney não para de ‘coçar a cabeça’!!! É contra a candidatura do sobrinho, que, por outro lado, anda empolgado com sua performance em ALGUMAS pesquisas!!! Pense numa confusão doméstica!!!

*** Maior que essa ‘bagaceira’ política, só o ‘balacobaco’ que o comando da Polícia Militar criou ao abrir uma sindicância para investigar a postura de três policiais femininas num ‘Tik Tok’, um aplicativo de mídia, de vídeos curtos, também conhecido na China como Douyin!!! Uma das ‘investigadas’, inclusive, seria integrante do gabinete militar do Governo do Estado!!! Bom, militâncias feministas e hipocrisias jornalísticas e de toda ordem à parte, o vídeo incomodou o comando da PMMA, que entendeu que ele fragiliza a instituição militar!!! A sindicância foi completamente desnecessária!!! No máximo, caberia com as policiais uma conversa informal, nos mesmos moldes da informalidade do Tik Tok, para mostrar-lhes as preocupações do comando, inclusive com a segurança delas!!! Aí abre uma sindicância e provoca esse ‘auê’ todo…!!! Sinceramente!!! Pior que ainda dá margem para um certo coronel reformado ‘surtar na onda’ da polêmica medida!!! Rapaz, a Polícia Militar é uma instituição que possui suas regras, e essas regras, como no Exército, na Aeronáutica, na Marinha têm que ser seguidas; afinal, o combinado nunca vai sair caro!!! E aí ‘me aparece’ ‘um’ dizendo que policiais femininas são iguais a todas as demais mulheres funcionárias públicas!!! Rapaz, Polícia é serviço essencial: funcionários públicos, no geral, não fazem parte desse tipo de serviço!!! Polícia Militar tem regras e quem entra para o militarismo tem que seguir as regras impostas!!! Claro que a sindicância foi desnecessária!!! Como disse, bastaria uma conversa informal; afinal, o Tik Tok é um aplicativo informal!!! ‘Pisou na bola’ o comando ao ‘extremar’!!! E, a propósito, até ontem, à noite, o comando da PM informou que não havia sido notificado, mas a justiça, por meio do juiz de Direito Nelson Melo de Morais, teria deferido liminar, em mandado de segurança impetrado pelas policiais, barrando a sindicância!!!

*** Um Pêtanauta alerta o ‘Comitê Gestor de Limpeza Urbana’ para um lixão em formação na alça que liga a São Luís Rei de França à Avenida Jerônimo de Albuquerque!!! Essa semana, inclusive, segundo ele, o Corpo de Bombeiros foi acionado por moradores da área para debelar um princípio de incêndio!!! Por outro lado, no Angelim, pessoas que residem perto do antigo Makro reclamam da alta velocidade empreendida por condutores de veículos naquele trecho da Avenida Jerônimo de Albuquerque, onde não existiria sinalização!!! Outra!!! SMTT e CRPV precisam dar um basta no ‘desfile noturno’ de centenas de motos que vem acontecendo nas principais avenidas de São Luís, principalmente na Holandeses!!! Sem silenciador do tubo de escape, as motos fazem um barulho enorme e atormentam os moradores dessas áreas!!! É um abuso total que precisa de um basta!!!

*** Educadores e profissionais da saúde aprovados no certame da Raposa aguardam, ansiosamente, pelo Edital número 15 com a convocação dos candidatos aprovados!!! Contam com a certeza de que a prefeita pretende deixar um legado!!!

*** E um alô todo especial para o ‘nosso’ ‘Vovô’, que está de volta ‘abrindo o verbo’ nas tardes da Mirante AM!!! A voz ainda está um pouco ‘baqueada’, mas logo, logo estará em plena forma!!!

*** E pra fechar…

MISTÉRIO

*** Quem é o pré-candidato a prefeito que, dizem, vai indicar o substituto de Lula Fylho na Secretaria Municipal de Saúde???!!! E seria um médico!!! Bom, é aguardar para conferir se procede!!!

*** Quem é o empresário do ramo da construção civil que sai de casa com máscara, mas não é por causa do coronavírus, e, sim para não ser reconhecido pelos fornecedores???!!!

*** Qual é o pré-candidato a prefeito na ‘Grande Ilha’ que deve ter a sua campanha ‘turbinada’ com dinheiro de um processo que se arrasta há quatro anos na Justiça, numa ‘novela’ que pode ter consequências graves se não forem tomadas providências sérias???!!!

*** Quem foi o ‘setentão’, primo de ex-governador, ex-senador, ex-deputado federal e ex-prefeito, frequentador assíduo do calçadão da Litorânea, que na sexta-feira, precisamente às 7h05, foi flagrado urinando na área do Oásis Beach Bar, sem “tá nem aí” para os caminhantes do calçadão???!!! Sorte dele que a polícia não viu, porque, do contrário, ele levaria uma baita de uma reprimenda e ficaria “cordeirinho”, “cordeirinho”…!!! Hahahahahahahahahahaha!!!

*** Qual badalado restaurante da área da Península estava ‘infestado’ de ‘gata’ atrás de endinheirados, nessa sexta-feira???!!! Altas ‘caçadas’!!!

*** Qual foi a prefeita que baixou decreto proibindo realização de festas, shows e reuniões de qualquer tipo, inclusive políticas, e aí, dois dias depois, desrespeitando a própria determinação, promoveu um ato político numa aldeia indígena colocando em risco inúmeros nativos???!!! Será que seguiu ao menos um protocolo separando as cadeiras com ‘divisórias’ de arame farpado???!!!

*** Por que, apesar do ‘Fator 2022’, dois secretários de governo declararam apoio ao pré-candidato Neto Evangelista???!!! Esse chefe é um craque!!!

*** O que “Duas Letras” tanto olhava na seção de carnes e linguiças, sexta-feira, 24, por volta das 19h00, no Mateus do Renascença???!!!

*** Qual socialite, ‘nariz empinado’, chegou, domingo passado, no novo “point” de São Luís (Posto A da Praia da Península), ‘carregando’ um galeto do Pingão, farofa, arroz e uma ‘penca’ de ‘glaciais’???!!! Crise é crise…!!!

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens