Fechar
Buscar no Site

Notinhas da Coluna do Dr.Pêta

PETINHADAS –

*** Valeram os alertas e apelos do Dr. Pêta sobre a importância de Carlos Brandão e Flávio Dino estarem unidos mais do que nunca e não se deixarem levar por intrigas que estavam em franco andamento nos entornos dos dois lados!!! O clima estranho que vinha sendo criado seria fatal para a eleição dos dois em outubro próximo!!! Felizmente, a lucidez falou mais alto, os ânimos se acalmaram e hoje já se percebe um clima diferente, capaz de dar tranquilidade ao governador e ao ex-governador para que caminhem juntos, coesos e determinados na busca da eleição que tanto almejam.

*** Além dos alertas feitos aqui no Colunaço, muito contribuíram para a mudança de clima a ação de alguns “bombeiros” do Palácio dos Leões, que agiram tanto de um lado quanto de outro, mostrando aos dois principais interessados a realidade dos fatos e não o que chegava aos respectivos ouvidos, cada lado defendendo seus próprios interesses e se esquecendo do projeto maior!!! Dois desses “bombeiros” Dr. Pêta conseguiu identificar: os secretários Sebastião Madeira (chefe da Casa Civil) e Ricardo Cappelli (Comunicação)!!! Os dois vêm trabalhando com muito cuidado e determinação, porque entendem, como foi dito aqui no Colunaço, que Brandão e Dino dependem um do outro, e que só se elegerão se estiverem em perfeita sintonia!!! Consequentemente, estão conscientes de que intrigas e desavenças neste momento só atrapalharão o caminho de Flávio Dino e Carlos Brandão!!! Uma das iniciativas concretas dos dois “bombeiros” foi viabilizar um oportuno encontro entre governador e ex-governador, que acabou se transformando numa proveitosa, animada e descontraída conversa com ótimas notícias para os dois lados!!!

*** O encontro aconteceu dias atrás!!! Nele, Brandão e Dino falaram sobre as obras em andamento e outros serviços que Carlos Brandão pretende começar!!! Houve muita troca de informações e opiniões sobre isso!!! Foi enfatizada na reunião a importância de “pisar no acelerador” e de usar bem os recursos, que não podem ficar guardados!!! O encontro teve duas grandes notícias!!! A primeira: o governador Brandão pediu ao ex-governador Flávio Dino para comandar a sua campanha!!! Os dois ficaram de conversar esta semana para acertar os detalhes!!! A segunda: Brandão reiterou com todas as letras que quer Felipe Camarão (PT) como vice na sua chapa!!! Essa notícia foi concretizada na noite dessa sexta-feira, 13, no pré-lançamento da candidatura do ex-presidente Lula no Maranhão, quando aqui no estado foi formado o ‘Time de Lula’, que será dirigido por Flávio Dino, Brandão e Felipe Camarão!!!

*** A conversa entre Brandão e Flávio Dino é um alento para todos aqueles que torcem pelo futuro do Maranhão e que já começavam a se preocupar com o clima estranho que estava sendo criado entre dinistas e brandonistas, e que só estavam percebendo aqueles que acompanham mais amiúde os bastidores dos bastidores desse mecanismo perigoso!!!

*** Essa semana o senador Roberto Rocha usou a tribuna da casa para falar sobre os sérios problemas que os usuários de ferry-boat vêm enfrentados nos terminais do Cujupe e da Ponta da Espera!!! No sábado, 7, o blog O INFORMANTE (JP online) havia levantado suspeita de ‘ação política’ numa interdição feita por caminhoneiros, do outro lado do continente, impedindo que usuários pudessem fazer a travessia Cujupe-São Luís!!! Diante da suspeita e do pronunciamento do senador Roberto Rocha, o Colunaço ‘caiu em campo’ para tentar ‘clarear’ um pouco o assunto, baseado no próprio discurso do senador!!! Disse Rocha: “Desde 1987, uma empresa privada chamada Serviporto faz essa travessia. Ela chegou a administrar três ferry-boats, transportando 2.800 pessoas por dia e mais de 800 mil (???) veículos. Só que o governo comunista vê os empresários como inimigos e não como parceiros, e por isso o governador Flávio Dino decidiu estatizar a empresa; ou seja, fez uma intervenção não apenas no serviço público, mas na empresa privada (…). Após cinco anos impondo restrições seríssimas à empresa, em 2020 o governo do Maranhão deu o golpe final e publicou um decreto determinando a intervenção estatal na empresa prestadora daquele serviço. E como se o presidente Bolsonaro interviesse na Globo, na Record…!!! O governo então assumiu a gestão da empresa. Substituiu funcionários, passou a cuidar da contabilidade, deixou de pagar as contas, assumiu as contas bancárias e por aí vai. O resultado disso: dos três ferry-boats, dois estão quebrados. O único que funciona opera apenas com um motor, e uma viagem que deveria durar 1 hora está durando mais de três horas. As filas de espera são quilométricas e a falta de segurança, claro, é evidente. E agora, após sucatear a empresa privada prestadora do serviço, o governo quer fazer uma licitação e trazer uma empresa de fora para gerir a trevessia”!!!

*** Bom, desde 1987 a Serviporto fazia essa travessia de forma ilegal e clandestina, sem o devido processo legal, e prestando, historicamente, um péssimo serviço!!! Quando houve a intervenção, só havia um ferry em funcionamento: o Araioses!!! Após a finalização da primeira intervenção, ficou encaminhado um plano de trabalho para a recuperação da embarcação ‘Cidade de Tutóia’, o que não foi seguido pela administração da empresa fora da intervenção, fato este que inclusive motivou as futuras intervenções!!! O ex-governador Flávio Dino não estatizou a empresa; o que ocorreu, na verdade, foi uma intervenção com base na Lei de Concessões (Lei 8.987/1995), com a devida previsão legal e fundamentação, e sendo classificado como serviço essencial, ao contrário dos outros serviços que o senador utiliza como exemplo, como intervenção na Globo, Record, que não têm nada a ver!!! “Dos três ferrys, dois estão quebrados”, disse Rocha!!! Um ferry não foi recuperado pela família, mesmo após a finalização da primeira intervenção e a disponibilização de recursos em caixa para a recuperação da embarcação ‘Tutóia’!!! O ferry São José está em processo de manutenção para reclassificação, uma vez que foi constatado o abandono histórico pela gestão familiar: problemas no porão e rampa, sendo apontada a necessidade de uma manutenção mais profunda nesses quesitos, para a reclassificação!!! “O único que funciona é apenas com 1 motor”, acrescentou o senador!!! Bom, a embarcação ‘Cidade de Araioses’ está funcionando com plena capacidade (dois motores de propulsão e dois geradores), tendo, inclusive, seu certificado de navegação renovado no dia 10/04/2022, com validade de 12 meses!!! “O governo quer trazer uma empresa de fora”, disse mais!!! Ora, a licitação realizada é um procedimento aberto, onde qualquer empresa interessada de qualquer parte do país poderá participar!!! O governo apenas analisa as empresas que apresentarem propostas!!!

*** Na verdade, quando foi feita a intervenção na Serviporto, a empresa já estava quebrada e em colapso!!! O seu proprietário, Nemésio, encontrava-se gravemente enfermo, vindo a falecer posteriormente…, a empresa estava abandonada!!! O governo ‘segurou’ esses anos todos para que houvesse a licitação, que acabou acontecendo!!! A Serviporto, em colapso, optou por nem concorrer!!!

*** Para concluir, o Colunaço foi informado de que a Internacional Marítima já se colocou à disposição das autoridades para ajudar!!! E com a experiência que possui no setor, pode contribuir muito para minorar essa questão!!! A direção da empresa já se manifestou dizendo que tem apreço e respeito por todos que cuidaram e cuidam desse processo, por entender que eles estão preocupados em buscar uma solução que atenda os interesses dos usuários do sistema!!! Lamentavelmente, estamos em um período pré-eleitoral, e, logo, isso se torna uma questão política!!! Infelizmente, politizar um problema grave como esse não resolverá nada!!!

*** E olha só que notícia da maior importância para o Maranhão!!! O megaprojeto do governo da China, iniciado em 2013 e que, desde lá, já recebeu aporte financeiro de mais de US$ 70 bilhões para implementar, em todo o mundo, a chamada “Rota da Seda”, maior empreendimento para construção de infraestrutura portuária, ferroviária e rodoviária do Planeta pode se estender ao Norte do Brasil, e até São Luís, no Maranhão!!! É o que informa o jornalista paraense Olavo Dutra, editor da “Coluna Olavo Dutra”, que integrou por muitos anos a equipe dos jornais Diário do Pará e O Liberal, de Belém!!! No artigo, Olavo lamenta que o Pará não tenha sido lembrado, “até agora”!!! “O aceno do governo chinês” – diz Olavo Dutra – “animou as classes empresariais do Maranhão e tornou o vice-governador do Estado, Carlos Brandão, que já visitou a China umas sete vezes, uma espécie de porta-voz do projeto. Para Brandão, o projeto tem amplas possibilidades de ser instalado no Estado.! Além de São Luís, no Maranhão, os estudos de análises exploratórias, agenda de pesquisas do governo chinês sobre localização estratégica de áreas de centros de distribuição logística apontam para o Porto de Paranaguá, Paraná como outro possível integrante do corredor da Rota da Seda no Brasil. A previsão é de que os bancos chineses deverão investir pesado no Porto de São Luís, mas, como os estudos tratam de rubs para contêineres, os investimentos poderão ser canalizados para o terminal de Alcântara, ponto em que – aí sim -, o Pará é lembrado: a mineradora Vale está propondo a construção de um ramal ferroviário com extensão até Alcântara, assunto ainda guardado a sete chaves”!!!

*** Diversos fatores podem contribuir para um crime e gerar ‘teorias’ as mais diversas!!! No caso específico do assassinato do corretor de imóveis Dino Márcio Formiga, no interior de uma Pet Shop, na Cohama, um fator desconhecido pelo público, somado à revolta de um cliente mal atendido e ao desequilíbrio emocional do segurança da ‘casa’, o agente penitenciário auxiliar Edson Guedes, precisa ser avaliado como fator contributivo para o lamentável desenlace!!! Exatamente porque não teria sido a primeira vez que atendimentos dessa natureza se registraram na loja palco do homicídio!!! “Eu era cliente deles, mas depois de umas coisas andei me chateando e não levei mais meus cachorros lá”, relatou ao Colunaço uma empresária que prefere ficar no anonimato!!! “Essa loja é super complicada em atendimento. É uma loja linda, mas falta treinamento para o pessoal…, eles pecam no atendimento. Todo mês tem uma ‘confusãozinha’ com eles”, contou uma outra empresária que teve o seu cachorro machucado e o pelo cortado de forma errada!!! A dona recebeu o animal e, apressada, só percebeu quando chegou em casa!!! “Não me avisaram nada…, poderiam ao menos ter dito que houve um erro de quem fez o trabalho e, sei lá, pedir desculpas. Aí, depois disso, andaram acontecendo umas coisas que me deixaram chateada e não levei meus cachorros mais. Mas tenho que admitir que é uma loja linda, que encanta quem tem pet”!!! A empresária entrou em contato com a dona da loja, via zap, que admitiu o erro da sua equipe em não ter comunicado o problema, pediu desculpas e falou que no dia seguinte estaria no aguardo dela para dar todo suporte que precisasse!!! As fotos do pet da empresária, com o ‘estrago’ que foi feito, chegaram ao Colunaço, mas Dr. Pêta, a pedido da própria dona, decidiu não as publicar!!!

*** No caso do corretor Dino Márcio, ele era cliente da loja e havia comprado uma ração para os seus gatos!!! Quando chegou em casa e percebeu que o produto estava errado, voltou à loja, indignado, para reclamar ao gerente!!! Houve uma discussão, o segurança o colocou para fora, e com o acirramento da confusão, Edson Guedes atirou contra o rapaz, tirando-lhe a vida!!!

MISTÉRIO

*** Quem é a primeira-dama da região central do Maranhão que fez inseminação de gêmeos para dar dois “varões” ao “cara-metade”!!!???

*** Quem é o dublê de jornalista e Catirina que quis dar uma de ‘vedete’ na apresentação do programa dos festejos juninos, no Palácio dos Leões???!!! Pois é…, fez de tudo para ser a ‘estrela’, inclusive menosprezando os blogueiros presentes!!! Será que Catirina sentiu falta do ‘Pai Francisco’???!!!

*** Quem são os políticos que estão querendo tirar proveito da grave situação em que se encontra o setor de ferry-boat no Maranhão???!!!

*** Quem foi o jornalista que foi conhecer a sogra, lá pras bandas do Cohafuma, tomou ‘todas’, ‘se embriagou’ e acabou dormindo no sofá???!!!

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens