Fechar
Buscar no Site

Notas Rápidas

Roseana reitera voto no segundo turno

A ex-governadora e deputada federal eleita, Roseana Sarney(MDB), reiterou seu apoio ao ex-presidente Lula(PT) na eleição do segundo turno. “Eu fiz a minha escolha, baseada no que eu acredito ser melhor para o nosso país. Quero um Brasil sem ódio. Eu te convido a fazer a sua escolha também”, disse, alertando para a abstenção. “No primeiro turno, tivemos um número super alto de abstenções. Foram mais de 30 milhões de eleitores que não foram às urnas. Votar é parte fundamental da nossa democracia”, afirmou em vídeo(veja acima). O pai de Roseana, o ex-presidente José Sarney (MDB), anunciou em carta(reveja aqui) voto em Lula no segundo turno da disputa à Presidência, como forma de defender a democracia.

Dino fala em ‘arruaça’

O ex-governador do Maranhão e senador eleito, Flávio Dino (PSB), comentou a denúncia da campanha de Jair Bolsonaro (PL) de fraude em inserções de rádio no segundo turno das eleições presidenciais. “Os fracassos seguidos dos ARRUACEIROS: 1) denúncias contra urnas eletrônicas; 2) Roberto Jefferson dando tiros para virar herói nacional; 3) pedaços de papel contra rádios tentando acusar TSE de fraude. Arruaças infelizmente vão continuar. A esperança e a LEI serão mais fortes”, disse.

Mais um candidato à Famem

Depois dos prefeitos de São Mateus e Coelho Neto, Ivo Rezende (PSB) e Bruno Silva (PP), respectivamente, o prefeito de Loreto, Germano Coelho (Republicanos), confirmou que disputará a presidência da FAMEM (Federação dos Municípios do Maranhão).

Secretário fala sobre pagamentos

A Câmara de São Luís promoveu hoje no plenário Simão Estácio da Silveira uma audiência pública com o secretário municipal de saúde (SEMUS), Joel Nunes, para discutir sobre a situação da saúde no município e prestar esclarecimentos. Nunes informou que desde que assumiu a secretaria já realizou a reforma e requalificação de 12 postos de saúde. Questionado sobre o atraso no pagamento dos salários dos servidores da saúde, o secretário disse que desde que assumiu a pasta, em janeiro de 2021, não atrasou o pagamento dos servidores e até começou a adiantar os pagamentos, alterando a data de recebimento.

Falta de internet

Outro assunto abordado na reunião foi a falta de acesso à internet nos postos de saúde da capital, tecnologia que se tornou essencial para o atendimento e troca de informações dos pacientes. O secretário de Saúde, Joel Nunes, informou que houve uma nova licitação para o fornecimento de internet, o que causou a falta de acesso. “Uma outra empresa ganhou a licitação e passou os cabos de fibra óptica. É importante dizer que a saúde foi a primeira a receber de volta o funcionamento pleno da internet. Por alguns dias, de fato, passamos por problemas relacionados à internet, mas tudo já foi prontamente restabelecido”, disse.

TRE-MA analisa fraude

Há no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) ações de investigação judicial (AIJE) em que os partidos União Brasil e PSC são acusados de descumprirem a cota de gênero que destina 30% das vagas às mulheres na formação das chapas de candidatos a deputado estadual.

Prejuízo

De acordo com o desembargador José Luiz Almeida, o juiz que fará a instrução probatória dessas ações já foi designado. “Não podemos fazer vista grossa para ilegalidades, pois uma ilegalidade mal resolvida estimula tantas outras e forma precedentes. É um problema que temos nas mãos e temos que enfrentar da maneira mais rápida possível. Para demonstrar a todos os envolvidos que o ambiente eleitoral não permite práticas fraudulentas. Candidaturas-laranjas serão declaradas irregulares e nulas, com a nulidade da chapa inteira. Ou seja, o prejuízo para o partido que incentivar candidaturas-laranjas será muito grande”, disse ao Imirante.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens