Fechar
Buscar no Site

Notas Rápidas

Feitosa pode suspender eleição na OAB

Segundo informação que chegou ao blog, o candidato à presidência da seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MA), Roberto Feitosa teria entrado com cautelar na justiça federal para suspender as eleições na OAB no Maranhão. A ação ainda não foi distribuída. Em dois estados, Piauí e Pará, a oposição conseguiu liminar, mas o Tribunal Regional Federal (TRF) cassou, garantindo a eleição. Vale aguardar.

Castelo na ativa

O prefeito João Castelo disse que não irá deixar a vida política. Além de dedicar os próximos dois anos a escrever um livro de memórias, o tucano, que pode em 2014 concorrer ao posto de deputado federal ou senador, afirmou que exercendo ou não cargo, irá se dedicar a fazer política partidária.

Pereirinha na frente

A disputa pela presidência da Câmara Municipal de São Luís está muito bem encaminhada para o grupo do atual presidente Isaías Pereirinha (PSL), que deve ser eleito novamente, chegando ao quinto mandato consecutivo. Na noite da última terça-feira, o chamado G-22 voltou a se reunir e houve reafirmação do fechamento do grupo. Também ficou definido que dos nove cargos da Mesa Diretora, cinco serão dos veteranos e quatro dos vereadores novatos.

‘Jogo limpo’

No jantar do grupo de vereadores, apenas Fábio Câmara (PMDB) faltou. Durante a reunião, o vereador Nato (PRP) afirmou que deveria ser abandonada a tática de ficar “enrolando” para definição do nome do candidato e que se deixe logo claro quem será o presidente e quem formará o restante da Mesa Diretora, até porque é público e notório que o próximo presidente deve mesmo continuar sendo o atual. Astro de Ogum (PMN) defende a manutenção das discussões, ainda colocando seu desejo de ser presidente, ou para se cacifar e formar nova dobradinha com Pereirinha.

Julião assume Superintendência do Trabalho

Sem muito alarde, o ex-deputado federal Julião Amin, presidente estadual do PDT assumiu, desde o último dia 14, a Superintendência do Trabalho no Maranhão (antiga DRT). O próprio Julião confirmou a posse a este blogueiro, via contato telefônico. O ex-parlamentar foi nomeado assessor do Ministério do Trabalho, quando a pasta era dirigida pelo presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, permanecendo no cargo com o atual titular da pasta, Brizola Neto, até ser, por este, nomeado para a Superintendência Regional do Trabalho. (Do blog do Djalma Rodrigues)

‘Recompensa’

O secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, irá receber a Medalha Manoel Bequimão, maior comenda do Poder Legislativo, proposta pelo deputado Jota Pinto. É uma ‘recompensa’ dos deputados ao maior índice de criminalidade da história do Maranhão, principalmente em São Luís. Já chega a mais de 600 o número de assassinatos registrados em 2012 na Grande Ilha. Para efeito de comparação, São Paulo possui 11 milhões e 300 mil habitantes e registra 1.064 homicídios por 100 mil pessoas; já a ilha de São Luís, com 1 milhão e 300 mil habitantes, registrou 572 homicídios por grupo de 100 mil pessoas. Em São Paulo são assassinadas 8,8 pessoas a cada 100 mil habitantes; em São Luís, 44 pessoas a cada 100 mil. ‘Parabéns’ deputados!!!

Contra

Votaram contra a concessão da Medalha Manoel Bequimão ao secretário de Segurança, Aloísio Mendes, apenas os deputados Raimundo Cutrim, Bira do Pindaré e Rubens Pereira Júnior.

Homenagem

O líder do PDT na Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Carlos Amorim, divulgou nota de pesar pela morte do ex-secretário de Estado de Igualdade Racial, João Francisco, ocorrida na última terça-feira (20), na UTI do Hospital Aldenora Belo. O deputado Bira do Pindaré (PT) também lamentou a perda deste que foi um companheiro na luta pela igualdade racial e que ao lado de Silvio Bembem deixou sua marca no combate ao racismo e pela igualdade racial.

Pé Fora

Após a professora Miosótis Lúcio pedir desligamento do PPS, quem também está prestes a dizer adeus à sigla é o deputado federal Simplício Araújo.Problemas de relacionamento com os atuais dirigentes do partido estariam levando o parlamentar a acenar para o PSB do governador de Pernambuco, Eduardo Campos. (Da coluna Informe JP)

Sarney, o criador dos programas sociais

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), aproveitou ontem à tarde uma reunião do PMDB para ressaltar que foi ele o criador dos programas sociais. Ao fim do mandato no comando da casa, Sarney tem se preocupado em resgatar pontos que considera fortes em seu governo. Entre os principais, justamente o da instituição de programas sociais, louros que os analistas costumam dividir entre , seus sucessores na presidência da República Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. O primeiro lançou o Bolsa Escola e o segundo consolidou esse benefício com outros e ampliou seu espectro sob a marca Bolsa Família. Para quem não se lembra, o slogan do governo Sarney era “tudo pelo social”. (Felipe Patury, Época)

Poço

Munido de panos quentes, o ex-presidente da Arena José Sarney contemporizou: “Os chineses têm um provérbio que gosto de repetir: quando você for beber água em um poço, deve lembrar quem abriu o poço. Foi o PMDB quem abriu o poço das causas sociais no Brasil”, disse Sarney, brandindo o lema de sua passagem pela Presidência da República (1985-1990). No gogó, o slogan da gestão Sarney era “tudo pelo social”.

Dilma queria Lobão

O senador José Sarney deixa a presidência do Senado em fevereiro e pelas regras do Senado a maior bancada tem o direito de indicar o sucessor. Inicialmente, Dilma tentou convencer o PMDB de que a melhor alternativa para sucessão de Sarney era a volta do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, para o Senado. Essa ideia, porém, foi descartada depois que o próprio Lobão resistiu à tentativa publicamente e com os recentes problemas de saúde do ministro.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens