Fechar
Buscar no Site

Notas Rápidas

A luta é contra os Sarney, sim!

Viram aí a declaração da deputada Eliziane Gama (agora presidente estadual do PPS) de que “ninguém quer mais essa dicotomia de Sarney e Anti-Sarney”? Han? Como assim? Qual é a oligarquia que há mais de cinco décadas manda no Estado? A dos Sarneys. Quem é a atual governadora do Maranhão? Uma Sarney, a Roseana (e pela quarta vez!). Quem é o tetra-presidente do Senado Federal? O Sarney, de novo (ou velho!) Qual a família que tem tentáculos de comando em todos os poderes do país? O clã Sarney. Eles mesmos. Tem Sarney deputado, prefeito, empresário, vice-presidente da CBF, desembargadora…

Pró-Sarney

Enquanto grande parcela da população brasileira tem como lema o anti-Sarney, por entender os males que o senador causa ao país em função de ser um dos homens mais poderosos da República, tem pessoas no Maranhão que avaliam que isso não passa de proselitismo político, ou pura retórica de discurso oposicionista. E querendo ou não, essas pessoas acabam fazendo o jogo da oligarquia, ou seja, jogam no time do Pró-Sarney e afundando mais ainda o nosso estado.

Tacanho

É por isso que essa turma do Sarney está ai há mais de 40 anos, mandando, desmandando, oprimindo e gerando miséria e atraso ao nosso povo, não só em razão da falta de unidade da oposição, mas por conta do pensamento raso, tacanho, retrógrado, interesseiro e atrofiado de alguns. Às vezes chega-se a pensar que ainda vivemos na Capitania do Maranhão.

Velhaco

“O coronel podia escrever um artigo sob o título: ‘O velho, o envelhecido e o velhaco’, num momento de autocrítica’”. Do deputado estadual Othelino Neto sobre o artigo ‘Novidade, novo e novato’ de autoria do senador José Sarney.

Tempo

Não é de agora que o deputado estadual Zé Carlos se articula para ganhar força no PT. Há muito tempo ele vem buscando diálogo com petistas de todas as vertentes, de indistintas alas. Habilidoso, inteligente e perspicaz, Zé Carlos pode ser a grande surpresa no Processo de Eleições Diretas (PED) do PT/MA, a ser realizado em novembro de 2013. Caso vença, isto significa aproximar o PT mais da candidatura de Flávio Dino em 2014.

Deputados podem ser cassados

Uma suposta fraude no setor de pesca no Maranhão pode levar um deputado federal e outro estadual à cassação. A coisa é feia e está sendo apurada pela Polícia Federal. Em municípios que sequer existem lagos, é bastante elevado o número de pescadores aposentados. (Da coluna do Djalma Rodrigues)

Sarney eterno

Um servidor do Congresso que promove ‘série de entrevistas históricas com o presidente José Sarney’, na TV Senado, pediu colaboração do povo via internet e teve de driblar constrangimentos, como ser ele todo-poderoso e o Maranhão o estado mais pobre do país, pergunta de Tonicesa Badu. (Da coluna Esplanada)

Bigode de Fred

O atacante Fred mudou o visual e adotou um bigode para entrar em campo no jogo do Fluminense contra o Cruzeiro, na tarde deste domingo pelo Brasileiro. O Flu acabou perdendo de 2×0 para o Cruzeiro. Uns atribuem à derrota do Fluminense o bigode semelhante ao do Sarney usado por Fred, que teve uma atuação ruim no jogo. O blog já disse que não tem ninguém mais pé-frio ou ‘Pé Polar’ do que esse José.

Humor

No próximo dia 25 de novembro o chargista Caju, aqui do JP, estreará sua participação no programa do Silva Rocha, na RedeTV (TV São Luís, canal 8). O quadro se chamará ‘Na Hora do traço com Caju’. “Vamos explorar política e a vida rotineira de São Luís com muito humor”, disse Caju ao blog.

Vocês leram?

Como já dito aqui, 2014 não sai da cabeça de ninguém, muito menos do núcleo político comandado pelo senador José Sarney. O que puder ser amarrado em termos do que vamos chamar de ‘gestão eleitoral’ vai ser amarrado a partir de agora. Os encontros, reuniões, almoços de trabalho do governo do Estado com os eleitos não esperaram nem o toque dos sinos de natal.

Perdeu

A governadora Roseana Sarney espera receber no auditório do Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís, nos próximos dias 22 e 23 de novembro, os 217 prefeitos eleitos em 2012, que aqui estarão para receber as boas-vindas e manter reuniões de trabalho com todas as áreas do Poder Executivo. Do governo, ouvirão que está aberto a parcerias e relacionamentos institucionais ‘independente da posição política e da cor partidária’. Vocês leram? Leiam também que o governo perdeu a eleição nos principais colégios eleitorais do estado e tirem suas próprias conclusões.

Apetite

Esse repentino apetite do governo do Estado em manter parceria institucional com todo mundo, inclusive e principalmente com os eleitos pela oposição, tem um cheiro terrível de zinabre. Todo mundo que tem voto neste estado vai rondar os gabinetes governamentais antes que o ano de 2013 mostre a cara. E é aí que mora o perigo, já que quase tudo aquilo que é institucional abre caminho para coalizões suprainstitucionais.

Estratégia

Nas oposições, o que há até agora são apenas especulações e discussões estéreis em torno do que o novo prefeito vai fazer ou deixar de fazer e quem se inclui ou não se inclui na terceira via. Bem que gostaríamos de ter lido alguma coisa sobre uma estratégia das oposições para enfrentar o governo na próxima eleição. Vocês leram? (Editorial do JP)

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens