Fechar
Buscar no Site

Notas Rápidas

PT de São Luís incoerente

E a declaração do presidente municipal do Partido dos Trabalhadores de São Luís, Fernando Silva dizendo que “o prefeito João Castelo é o retrato do atraso e Edivaldo Holanda Júnior não representa mudança”?. Pois é, vou dizer viu, que afirmação infeliz e incoerente desse moço. E o PT sendo subserviente e servindo ao extremo capacho da oligarquia Sarney, que representa o que há de mais atrasado e retrógrado que existe no país, é o que?! Para Fernando Silva e sarnopetistas de plantão, isso é progresso e mudança.

Pífio

O resultado dessa parceria inglória de petistas com oligarcas veio nas urnas, com a reprovação popular. O candidato do PT a prefeito de São Luís conseguiu um pífio quarto lugar, mesmo com todo o apoio do governo estadual e do ex-presidente Lula e da presidente Dilma, sem falar do senador José Sarney, da filha Roseana, do Sarney Filho, Sarney Neto, Fernando Sarney e outros tantos Sarneys. Se o candidato fosse o deputado Bira do Pindaré, certamente o desempenho teria sido bem melhor.

Descaramento

Pior mesmo foi a nota divulga pelo PT, no qual diz que a sigla na capital saiu “fortalecida” (ficando em quarto lugar com o apoio de uma imensa estrutura) e que o partido “fez uma campanha limpa” (e os ataques virulentos a Castelo e Edivaldo Jr.?). A tal da neutralidade decidida pelo PT na eleição do segundo turno das eleições em São Luís não acrescenta muito e só ajuda os dois candidatos.

Tabu do grupo Sarney

Conhecidos os resultados das urnas na capital do Maranhão – que levaram ao 2º turno Edivaldo Holanda (PTC; 36,44% dos votos válidos) e João Castelo (PSDB; 30,60%), reafirmou-se um tabu que já dura 27 anos: nunca um candidato ligado ao grupo político liderado pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), venceu um pleito em São Luís desde que as eleições diretas foram restabelecidas nas capitais do país, em 1985.

Washington, o melhor

Washington Oliveira (PT) – com seus 11,02% obtidos nesta eleição (4º posto, atrás, ainda, de Eliziane Gama, do PPS, com 13,81%) – até que não fez feio, considerando-se que, nas duas disputas municipais anteriores, os candidatos apoiados pelo sarneysismo – Ricardo Murad, em 2004, e Gastão Vieira, em 2008 – obtiveram, juntos, pífios 9,65% dos votos. Em 2004, Murad, então no PSB, alcançou 7,7%, ficando em 3º lugar no pleito, atrás de João Castelo (PSDB), com 33,6%, e Tadeu Palácio (na época, no PDT; hoje, no PP), que conquistou 50,21% e venceu no 1º turno.

Patinou

Gastão Vieira (PMDB), em 2008, teve, em sua campanha no rádio e na TV, a presença frequente de Roseana Sarney (PMDB; então senadora) –, assim como ocorreu com Washington agora –, mas isso, pelo resultado final da disputa, parece que mais atrapalhou do que ajudou o atual ministro do Turismo: ele não chegou nem a 2% dos votos (1,95%), e amargou o 6º posto entre os 10 concorrentes. A eleição foi vencida por João Castelo, no 2º turno, disputado com Flávio Dino (PC do B). (Por Oswaldo Viviani, JP)

Novos deputados

Quem anda rindo pelos cantos são os suplentes de deputado Simplício Araújo e Othelino Neto, ambos do PPS. Com a vitória de Ribamar Alves, em Santa Inês, e Luciano Leitoa, em Timon, Simplício e Othelino assumem definitivamente o mandato de deputado, o primeiro na Câmara Federal e o segundo na Assembleia Legislativa.

Lobão pode ser demitido

No Planalto, há quem aposte na saída do ministro Edison Lobão (Minas e Energia). É que os apagões sobraram para ele, inclusive em telefonemas irados de Dilma, mas quem cortou investimentos foi o ministro Guido Mantega (Fazenda), com aval da presidenta. (Claudio Humberto)

Anselmo detona Tadeu

O candidato a vereador e ex-secretário de Educação do governo Roseana Sarney, o professor Anselmo Raposo desabafou na rede social após não ter conseguido o êxito nas urnas. “O maior fracasso da chapa de vereadores do PP e do PR chama-se Tadeu Palácio. Que abandonou a todos”, disparou Raposo.

Hugo Chávez dedica vitória a Sarney

Emocionado após ver confirmada sua 32ª reeleição, Hugo Chávez dedicou sua vitória ao senador José Sarney. “Com ele, aprendi que lo más importante no es conquistar el poder, es permanecer en el poder. Pero eso es algo que no se hace sin dolor”, discursou, emocionado. Em seguida, fez uma pausa dramática e, com a voz embargada, completou: “Larguei el comunismo e aderi ao pemedebismo. Hay que endurecer sin perder lo bigode jamás”

2016

Com o resultado, Chávez conquistou índice olímpico na categoria Corrida sem Revezamento e deve enfrentar Fidel Castro, Mahmoud Ahmadinejad, Kim Jong-un e Rosinha Garotinho em 2016. Entusiasmado, Michel Temer enviou um bilhete se oferecendo para ser vice-presidente da Venezuela. (Do site de humor The I-Piauí Herald)

TCU decide sobre obra da BR 135

A decisão do Tribunal de Contas da União sobre obra de duplicação da BR 135 em São Luís (MA) está prevista para sair nos próximos dias. A obra é uma das mais importantes para a região e a sua licitação envolveu três empresas. A considerada vencedora foi a Serveng/Aterpa M. Martin, enquanto a Equipav, que apresentou melhor preço, foi retirada da licitação. No dia da abertura dos envelopes, a Equipav entrou com Mandado de Segurança, alegando estar apta para a realização da obra, e provou que além de atender todas as exigências, tinha menor preço que a concorrente. Ainda assim o DNIT deu como vencedora a Serveng. A Equipav recorreu ao TCU que já obteve da Secretaria de Obras a comprovação dos argumentos apresentados. Agora, cabe ao ministro do TCU, Augusto Nardes, a decisão final. (Claudio Humberto)

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens