Fechar
Buscar no Site

Notas Rápidas

Lula e Dilma aguardam desempenho de Washington

Fontes credenciadas do blog confirmaram hoje o que o blog já sabia: o ex-presidente Lula e a presidenta Dilma aguardam o candidato a prefeito Washington Luiz (PT) chegar a casa dos dois dígitos nas pesquisas para marcarem suas visitas a São Luís. Deve demorar ainda um pouco mais.

Tadeu, plano A em ação

Por conta do desempenho abaixo do esperado de Washington nas pesquisas, o grupo Sarney já estuda em colocar em ação o seu plano B nestas eleições. Conversam já estão ocorrendo no núcleo duro da oligarquia no intuito de incensar a candidatura de Tadeu Palácio. Um sinal claro disso já pode ser sentido no horário eleitoral, muito bem produzido, por sinal, quando Palácio, nos seus programas eleitorais, fala de parceria com o governo do Estado.

Como?

Por falar em Tadeu, o titular do blog e toda a população de São Luís quer saber como ele fará para ter água todos os dias e em todas as casas nas centenas de bairros da capital. Que mágica é essa… Falta ele explicar!

Caé dos Sarney

O grande público ludovicense ainda não sabe se o Sampaio Correa vai mesmo fazer o seu jogo do dia 9 de setembro pelo campeonato brasileiro da série D no estádio Castelão, em São Luís. Enquanto a diretoria sampaina negocia com o governo de Roseana Sarney a sua cota no jogo para a reinauguração do estádio construído durante o governo de João Castelo, grande parte dos torcedores acha que o Sampaio deve continuar jogando no estádio Nhozinho Santos. É que os Sarney dão um caé danado e teme que o time seja desclassificado no mata-mata da competição. O Moto Club, por exemplo, foi para a segunda divisão do Maranhão nas mãos de um Sarney e está acaba não acaba. Foi Zé Sarney dizer que era flamenguista que o time entrou numa draga danada. Por essa e outras que grande parte da torcida acha melhor continuar no Nhozinho Santos onde o Sampaio tem cem por cento de aproveitamento. Pode ter razão.

Vinhais Sumido

Aliados do governo maranhense estão fazendo o maior auê com a Via Expressa, em São Luís. Afirmam que passa por vários bairros, inclusive Vinhais Velho e Vinhais Novo. Acontece que os bairros ficaram imprensados entre a chamada Via Expressa e um monte de prédios que estão surgindo na área de uma hora para outra. Com a elevação do terreno para construir a avenida ligando os shoppings do pessoal da oligarquia, os Vinhais ficaram numa espécie de buraco. Os moradores reclamam, mas tudo vai ficar por isso mesmo.

Refinaria e Intempéries

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, tentou justificar numa entrevista a rádio Mirante AM, de propriedade dos Sarney, que o atraso na construção da refinaria Premium, no município de Bacabeira, deveu-se “as intempéries. Choveu demais”. Deve fazer muito tempo que sua excelência não vem ao Maranhão. Não choveu demais coisa nenhuma e as obras estão sendo realizadas na base do devagar, devagarinho. Edison Lobão disse que para os descrentes é só ir olhar o canteiro de obras. Muita gente já foi lá, ministro, e viu que não os operários são poucos e a obra é grande. Tem uns gatos pingados levando um carro de mão cheio de terra ali, outro conversando e mais nada. Dizer que o dinheiro está curto para a realização de obras todo mundo sabe. Agora querer meter na cabeça do povo que o atraso é por conta disso e daquilo, já é demais. O molusco (Luiz Inácio Lula da Silva) não disse que a refinaria ficaria pronta em 2014? Agora a presidente da Petrobras já projeta para 2020. Tão enganando os otários que ainda votam na oligarquia. (Notas do jornal Tribuna do Nordeste, do editor José Ribamar Gomes)

Encontro com Lobão

Por falar em refinaria, os deputados Marcelo Tavares, Othelino Neto, Rubens Junior, Bira do Pindaré e Hélio Soares irão a Brasília, nesta quinta-feira, onde terão audiência, às 18h, com o ministro Edson Lobão. O encontro, que ocorrerá no gabinete de Lobão, atende requerimento aprovado pela Assembleia na qual pede explicações sobre a conclusão da refinaria em Bacabeira.

Helena Leite deixou o Moto Clube

Durou muito pouco o casamento da comunicadora boieira Helena Leite, com a administração do Moto Clube, no cargo de vice-presidente. Como já foi amplamente divulgado pela imprensa esportiva no fim de semana, a radialista entregou o cargo. Leite afirmou que a renúncia foi por falta de sintonia com a atual presidente Vera Baldez. Segundo informações, a comunicadora tentou o apoio de dois vereadores, o que foi negado pela presidente, ao dizer que o clube já tinha um candidato.

Tony Castro perseguido pelo governo

O comunicador Tony Castro acaba de ser sacado da equipe da Rádio São Luís, onde atuava como repórter político, na Assembleia Legislativa, designado também para integrar a equipe de rádio da casa do Sítio Rangedor. Procurado pela reportagem, Tony restringiu-se a dizer que foi pego de surpresa e não quer acreditar em ‘caça às bruxas’ oriunda de algum fragmento do poder estadual. A coluna lamenta e coloca-se contra qualquer tipo de perseguição ou retaliação política. Entende-se, ainda, que Tony é um grande repórter na área política pelos serviços prestados ao longo da sua trajetória. (As notas foram publicadas na coluna do jornalista Joel Jacintho, no JP)

Sob suspeita (I)

Acusada de receber recursos públicos e não realizar várias obras, a Prefeitura de Dom Pedro está tendo dificuldades em renovar contratos e obter liberação de mais recursos. Diante de suspeitas, o Ministério do Turismo e Caixa Econômica Federal divulgaram notas garantindo vigilância nos convênios. Agora, até o governo do Estado, de quem a prefeita Arlene Costa é aliada, está reticente em liberar mais recursos para o município.

Sob suspeita (II)

No meio das suspeitas que recaem sobre a Prefeitura de Dom Pedro, está o polêmico empresário Eduardo Costa, filho da prefeita e considerado o manda-chuva na administração da mãe. Recentemente, o JP divulgou a existência de quatro CPFs e sete identidades de Eduardo. Há também a suspeita de que ele detém o controle de empresas que prestam serviço para o município.

O chamado de ‘Branca’

Recebo a informação de que a governadora Roseana Sarney teria chamado o candidato a prefeito Helton Mesquita (PSC) a São Luís. E que lá a conversa girou em torno de uma promessa de estrutura para a campanha do vereador… Algo amparado em torno de 500 mil justificativas.

Para tomar pé da real situação eleitoral na Princesa do Sertão, no bojo ainda da conversa acima, seriam feitas duas pesquisas com um instituto piauiense… Se Mesquita empatar com Paulo Marinho Júnior (PMDB), então, haveria uma reunião com Fefé, ‘Branca’ e Marinho pai. Objetivo: costurar a união e o apoio de PMJ a Mesquita, pois este teria uma campanha juridicamente mais segura que a de PMJ… Agora, caso as aferições confirmem o isolamento de Mesquita em terceiro lugar, então, este é que abriria mão da candidatura para apoiar Marinho Júnior… Compensações, naturalmente, viriam depois pelo gesto de desprendimento de Mesquita… Fantasiosas ou não, as informações da fonte da coluna apontam efetivamente para uma saída menos desonrosa ou até mesmo vital para as oposições de maior densidade política na Princesa do Sertão. Se nada for pensado e feito, do jeito que vai, o grupo Coutinho tenderia a promover um verdadeiro massacre dos adversários nas urnas em 7 de outubro.

O prazo para a suposta reunião descrita acima sair do plano das ideias e ir ao campo prático seria 10 de setembro… Daí até o final do pleito há pouco tempo para as oposições tentarem reverter o quadro eleitoral. No entanto, não tão curto o tempo que não seja possível acionar as medidas eleitorais necessárias… Afinal, como registra a história política, em eleição a mudança é passível de sair do plano da imaginação para o da realidade com a mesma rapidez com que se dá o contrário.

Tudo ou nada

De qualquer forma, tanto Helton Mesquita quanto Paulo Marinho Júnior, ambos estão naquela do tudo ou nada…

Viola

…Na situação do se correr o bicho pega e do se ficar o bicho come, os dois candidatos têm consciência de que se se unirem já será difícil derrotar Léo Coutinho (PSB) imagine então cada um tocando uma viola diferente para a mesma plateia de ouvidos eleitorais. (Da coluna do Jotônio Vianna, no JP)

A estrela

Outrora só mais um deputado do PT, Marco Maia (RS), alçado à presidência da Câmara, tornou-se a maior estrela do partido na campanha. Já gravou até ontem mais de 800 mensagens para rádio, e começou as de TV.

Papagaio

No estúdio do PT, o candidato de São Luís (MA), Washington, viu Maia, entrou no estúdio e postou-se ao seu lado. O presidente não teve escolha e mandou o recado. (Da coluna Esplanada)

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens